Agora vamos falar de tecidos!
Um vestido de noiva é simplesmente um vestido.
Como assim?!?! É, ué, um vestido. O mais importante vestido da sua vida, mas é uma roupa e só.
E como toda e qualquer peça de vestuário, o caimento, ajuste no corpo e movimento vão depender do(s) tecido(s) escolhido(s) para compor a peça.
Mas como já foi dito e repetido aqui, o vestido tem que ter a ver com horario, local, clima e proposta do casamento e com o estilo da noiva. A escolha do tecido não pode ser diferente!
Vamos conhecer ou, se você já conhece, ver detalhes dos tipos de tecidos e fibras mais usados para confeccionar vestidos de noiva?
Vamos! Mas qual a diferença entre tecido e fibra?
Tecidos são feitos de fibras. Simples assim!
As fibras podem ser naturais (como por exemplo seda, algodão ou linho), sintéticas (igual ao poliéster, poliamida ou elastano) ou ainda artificiais (como acetato ou viscose).
A Seda, como dito, não é um tecido e sim uma fibra. Com a seda podem-se fazer diversos tipos de tecido, como o tule de seda, organza de seda, musseline de seda, entre outros.
Os tecidos compostos por fibras naturais proporcionam um caimento mais delicado e permitem que a pele respire, o que deve ser considerado muito seriamente quando o casamento for no verão, durante o dia, ao ar livre.
Shantung


Seda virgem com textura, brilho e um grão muito pronunciado. Parece com a seda selvagem, mas é mais ecômica.
Tule


O Tule é um coringa! Fica muito bem com quase todos os outros tipos de tecido e pode ser usado apenas em detalhes ou como parte fundamental.
Geralmente usado na parte da saia do vestido. Dependendo do tipo, pode dar movimento ou volume.
Na maioria das vezes a saia é montada com varias camadas de tipos de tule diferentes como Tule Filó (mais grosso e armado), Tule Comum (menos encorpado que o Filó), Tule Frances (mais fluído e brilhoso) e o Tule de Seda (o mais leve e vaporoso).
Organza


A organza é um tecido bem leve. Existem varios tipos de organza e formas de aplicá-la.
É um tecido que mesmo mais econômico, se bem trabalhado, transforma o vestido em arte.
Cetim


O Cetim pode ser de fibra natural (seda) ou sintética.
É um tecido mais encorpado, macio e brilhoso de um lado e mais apagado do outro. É um tecidos de acabamento mais elegante e bom pra ser usado em vestidos invernais.
O Cetim de Seda é mais leve.
Crepe


Não possui brilho e é um dos tecidos mais leves e fluídos. Proporciona um caimento elegante e levemente transparente.
Assim como o Cetim, pode ser feito com Seda, lã ou até mesmo de cetim.
Musseline


Muito parecido com o Crepe. Para drapeados pequenos e saias esvoaçantes
Chiffon


Produzido apartir da Seda.
Tem a leveza da transparência, mas possui caimento com certo peso. É indicado para vestidos mais fluidos e lânguidos e saias rodadas. Perfeito para uma segunda camada ou mangas esvoaçantes.
Zibeline


O Zibeline é tradicional e possui brilho delicado e acetinado. Ele é levemente armado, ideal para vestidos com saias amplas e tops estruturados.
Tecido grosso e forte, é com ele que fazem a maioria dos corpetes dos vestidos de noiva.
Tafetá


É um tecido fino, acetinado, quase fosco, resistente e costuma ser usado para dar bastante volume nas saias do vestido, mas também cai bem quando drapeado. O tafetá é recomendado para modelos com saias amplas e tops estruturados
Feito de fios de seda retilíneos, com um resultado extremamente uniforme e resistente.
Gazar


Se você procura um vestido com saia de princesa, esse tecido pode ser uma opção. O gazar é transparente e bem encorpado. É ideal para vestidos com saias bem armadas e volumosas.
E agora, o meu preferido!
Renda


Independente do estilo da noiva, as rendas costumam fazer muito sucesso e acabaram se tornando as preferidas das noivas.
Existem diferentes tipos de renda e cada uma conta com um caimento específico, mas não falarei sobre elas aqui! Rendas são romanticas e lindas (meu vestido tem renda! depois do casamento eu mostro!) e merecem um post só pra elas, então aguardem!
Imagem destacada do post: Cena do filme A Proposta, com Sandra Bullock e Betty White
Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.
A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.
Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.
Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, Bloglovin e Instagram!!!
Olá Tati! Adorei esse post, porém eu não consegui identificar o tecido neste videoclipe:
Bom, o “vestido” na verdade é um espartilho e uma saia. A saia aparentemente não é rodada, mas quando ela sai correndo fica bem esvoaçante, além de ter um outro tipo de tecido mais leve por cima que faz tipo uma calda, seria chiffon? Se puder me responder, ajuda muito!! bjss
CurtirCurtir
O meu foi de renda! Lindo! Amei! Adorei esse post, Tati! Muito legal ler as coisinhas por aqui. Sempre que tenho um tempinho eu vejo 🙂 Bju
CurtirCurtir
E eu adoro as visitas e comentários, Martinha! Vem sempre que quiser rsrsrs
CurtirCurtir