Na hora de escolher buquê de noiva, a gente acaba salvando milhões de fotos de inspiração por aí no Pinterest ou no Computador, mas será que combina com nosso vestido, altura, corpo, e flor escolhida?
Montei um glossário bem legal usando um apanhado de informações que fui acumulando e encontrando por aí no mundo virtual.
Nosegay
São simplesmente aglomerados redondos de flores dispostos, tipicamente com uma cor predominante e amarrados com uma fita. Eles podem variar muito em termos de sofisticação e pode ser uma boa escolha para qualquer tipo de casamento, combinando mais, porém, com os mais rústicos.
Os Nosegays foram usados primeiramente por volta do ano 1300, para encobrir o odor desagradável das pessoas que, naquela época não tinham o hábito de tomar muitos banhos (daí o nome, Nosegay, que significaria “nariz feliz” numa tradução livre).
Nosegays concentricamente arranjados são chamados também de Biedermeier Bouquets.
Biedermeier
Biedermeier Bouquets nada mais são do que arranjos com uma flor principal no meio, geralmente de cor mais forte, e a volta seja mais suave e básica.
Também são mais redondinhos e arranjados com cuidado, diferente do Nosegay que é mais como um apanhado de flores sem ser muito certinho.
Mussie-Tussie
Mussie-Tussie são buquês geralmente usados pelas Bridesmaids ou Madrinhas. Também são bem antigos, assim como os Nosegay.
Geralmente consiste um um punhado de flores heterogeneo, organizados dentro de um cone que pode ser de papel, metal, ou até mesmo de folhagens. Carrega-se por um cordão ou alça que sai das laterais do cone.
Cascade ou Cascading
Buquês Cascade têm sido cada vez mais usados e se popularizando nos últimos anos, porque eles trazem um toque dramático ao look da noiva. As flores são dispostas pra parecerem uma cascata, e são perfeitos para casamentos mais tradicionais.
Se você é uma noiva alta, esse é o estilo de buquê que mais vai ficar harmonioso no seu look. Se você é baixinha ou petit, um cascade feito nas proporções certas pode alongar a silhueta e causar uma ilusão de ótica de noiva mais alta.
Crescent ou Crescente
Como o Cascade, o Crescent é um buquê volumoso que dá um ar mais dramático a noiva. Ideal para noivas altas mas não muito magras, pois o Crescent têm seu volume para as laterais, e uma noiva muito magra pode acabar se escondendo atrás do buquê.
Posy
Os buquês Posy são bem pequenos, redondos, e leves. Podem ser carregados em uma mão e são a escolha de longe, mais comum para madrinhas e bridesmaids. Noivas minimalistas também preferem o Posy pela simplicidade e leveza no look.
O Posy é também uma ótima opção de buquê para casamento civil!
Hand-Tied
Buquês Hand-Tied (amarrados á mão) são densos, frouxamente amarrados e ancorados num buquê principal. Eles são normalmente combinados com uma grande quantidade de vegetação e por isso são os buquês ideais para casamentos ao ar livre ou no campo.
Podem não ser os mais adequados para noivas que escolhem vestidos com muitos detalhes, cortes assimétricos ou aplicações 3D.
Composite
O Composite ou buquês compostos têm geralmente a aparência de uma flor unica e gigante, porque são feitos com grupos de pétalas e botões que estão ligados entre si. Os Composites são geralmente de uma única cor, e são buquês mais clean, o que os fazem os parceiros ideais de vestidos detalhados pois não competem pela atenção.
Pomander
O Pomander é um buquê em formato de bola, geralmente coberto de flores por todos os lados e finalizado por uma fita amarrada na parte de cima, por onde é carregado. Uma vez que são fáceis de carregar, são comumente usados para daminhas crianças ou floristas que participarão da cerimônia. Se você é uma noiva que quer usar um buquê mais improvável, essa é a sua escolha!
O Pomander também é super versátil, podendo fazer parte da decoração como centros de mesa e/ou arranjos no corredor da cerimônia, pendurados nos bancos e cadeiras, e não somente como buquê de mão.
Pageant ou Arm Sheaf
O buquê Pageant ou ainda Arm Sheaf usa flores alongadas de caule comprido e devem ser carregados deitados no braço. Eles são geralmente feitos com lírios ou tulipas, por causa da necessidade de flores de caule longo.
Ideal para noivas modernas, vai bem com acessórios alongados como brincos e penteados laterais. Vestidos que marcam a silhueta como os sereia são os ideais para esse buquê.
Round ou Redondo
O mais comum de todos os buquês, e o mais democrático. São basicamente versões menores dos Hand-Tied, mais organizadinhos e simétricos, menos rústicos, e mais delicados. Vai bem com gipsofilas, botões, flores pequenas e suculentas.
Corsage
O Corsage é uma versão ainda mais minimalista do Posy, e muito usado para madrinhas e bridesmaids. Também é o queridinho das debutantes e das festas de formatura do high school americano. Vantajoso pra deixar as mãos livres, quando geralmente a madrinha precisa levar uma bolsinha de mão ou segurar a echarpe.
Ballerina
O buquê Ballerina é uma versão do Round reduzida, e uma característica é que ele sempre tem um tule, véu, ou voilete no lugar de vegetação. Esse buquê ficou conhecido na época da Segunda Guerra Mundial, quando havia escassez de flores frescas e floriculturas.
Hoop ou Guirlanda
Super tendência pra esse ano, os buquês guirlanda estão cada vez mais em alta nos casamentos, principalmente nos casamentos ao ar livre ou na praia. Super democráticos, aceitam qualquer tipo de flor e são fáceis de carregar, podendo ser usados também pelas daminhas crianças. Vai bem com qualquer estilo de vestido, e pode ser carregado na lateral do corpo ou á frente.
Você sempre pode misturar os estilos e montar o seu buquê personalizado.
Eu fiz isso: Meu buquê foi 100% DIY com flores artificiais, estilo mix Round no formato, Nosegay nas folhagens e Ballerina no tule do detalhe.

Agora ficou mais fácil escolher um estilo de buquê pra chamar de seu, né?
Foto destacada do post:
Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.
A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.
Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.
Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, Bloglovin e Instagram!!!
Jamais imaginaria que tem tantos modelos assim!!!! Surpresa!!!! hahaahha
CurtirCurtir
Eu também não! Quando comecei a pesquisar pra fazer meu buquê em casa é que descobri todos esses!
CurtirCurtir