Convidados em Geral · Planejamento

Casamento: Como decidir quem convidar?

Ah… o drama da lista de convidados!

Ninguém nos contou… descobrimos na prática que, até fazer/encomendar seus convites você ainda vai colocar e tirar pessoas da sua lista!

Contei sobre o comecinho do nosso drama aqui.
Nós começamos com mais de 300! Garimpamos e chegamos em 180, que foi o numero que fechamos no buffet. Agora estamos com 211 e estamos nos finalmentes para começar a entrega dos convites, então não vamos mais mexer na lista (assim espero!!!). Depois do RSVP nós verificaremos a necessidade de pagar por mais algumas pessoas no buffet.

Encontrei há pouquíssimo tempo um diagrama que ajuda bastante a decidir quem convidar e quem não convidar ao casamento. Se eu tivesse encontrado antes, teria chegado na lista final com mais facilidade!

Mas… uma dica que eu posso dar:
Nós criamos um grupo no facebook só para os convidados, e somente ali dentro comentamos ou postamos coisas referentes ao casamento. Serve como um “esquenta” pro evento e também para divulgar informações, já que o site dos noivos fica esquecido e as pessoas só acessam pra ver a lista de presentes! Também é legal porque você não fica divulgando coisas pra quem não vai convidar… não fica chato.
Ótima ideia! Maaaassss deveríamos ter esperado um pouquinho pra criar o grupo, talvez esperar entregar os convites primeiro. Por duas vezes sentimos vontade de tirar pessoas da lista e elas já estavam no grupo do casamento no facebook. Ou seja, sem condições, né? Se você for fazer isso, espera fechar a lista primeiro! =D

Agora, vamos ao diagrama!
Eu dei uma traduzida e editada no paint mesmo, e virou isso daí! kkkk
Espero que seja útil!

Quem convidar ao casamento

Fonte: kahwinkhronicles.com
Tradução: casacomidaeroupaespalhada.com

Ah, e se quiser dicas de como calcular a quebra de faltantes no casamento, é só dar uma lida nesse post!


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

12 comentários em “Casamento: Como decidir quem convidar?

  1. O meu maior problema é a lista de convidados, o meu noivo tem uma família menor e eu tenho uma família muito grande, mas consegui ajustar os parentes mais próximos no limite, porem tem alguns tios e primos que não tenho muito contato e meus pais e meu vô fala que paga se precisar e que tem que chamar por ser da família, porem eu e meu noivo queremos pagar sem ajuda, para assim fazer o que tivermos condições.. irei mostrar essa planilha pra eles, para entenderem que alguns eu não tenho contato há mais de 12 meses kkk obrigada pela ajuda

    Curtir

    1. Ah Nathália… isso sempre acontece! Deixei de chamar alguns primos também e minha mãe se ofereceu pra pagar por eles. Eu recusei e expliquei pra ela, que ela é quem teve contato com eles, e não eu rsrs… Eles nem sabiam que eu estava noiva.
      É dificil, na epoca deles era mais facil fazer festa e chamar todo mundo, as festas eram em casa e não se gastava como hoje com comes e bebes… mas a epoca mudou.

      Curtir

  2. É triste Tati! Deixei familiares de fora também e alguns amigos. Chorei horrores!
    Mas as pessoas tem de entender: não é fácil, gasta-se muito (por mais simples que seja)
    Esse seu numero no buffet está ótimo. Vai dar tudo certo Tati. Vai ser lindo e desde já desejo pra você e o futuro Sr. Tati rsrs… toda felicidade do mundo!
    E por favor, continue com esse blog. Eu sou uma apaixonada por casamentos desde antes de me casar. Adoro! Que seu dia seja abençoado e mágico.
    Bjo. Parabéns!!!!

    Curtir

    1. Ooouuunnn Martinha! Obrigada! Vou continuar com o blog sim!!! Nunca me imaginei apaixonada por esse mundo de casamento, mas estou! E escrever está sendo muito bom pra mim, pra lidar com a ansiedade e conhecer pessoas! 🙂
      Bjooo! ❤

      Curtir

  3. Esse Blog está muito legal!
    Parabéns Tati!
    Bem, sofri um bocado para fazer a lista de convidados. Para mim foi a única parte penosa na organização do nosso casamento. As outras coisas são uma delicia!
    Fiz e refiz a lista 8 vezes. Chorei em algumas vezes e xinguei outras tantas rsrs… Mas fui estabelecendo critérios para não “errar” com ninguém e nem convidar pessoas desnecessárias.
    Tive uma situação engraçada. Encontrei um dia uma pessoa que estava na minha lista de convidados e ia se casar. Quando a gente é noiva queremos falar em casamentos o tempo todo e, principalmente, trocar idéias com as outras noivas. Quando comentei, que legal que ela ia casar, ela desconversou total. Bingo! Tirei ela da lista! Não fiquei chateada mas serviu como critério para eu enxugar minha lista que no começo tinha mais de 300 pessoas! hahha… E foram várias outras situações. Só criei grupo no face após ter certeza dos convidados e convites enviados e mesmo assim apareceram mais 15 pessoas. Normal!
    O RSVP ajuda muito! Nossa lista final tinha 200 convidados, 178 confirmaram presença, então fechamos o buffet para 165 e foram 184 pessoas! Ficamos muito felizes! Todossssss que confirmaram foram. Foi um festa linda do jeito que sonhei e com pessoas queridas.Não faltou nada para ninguém. Deu tudo certo e ainda tivemos um desconto desses a mais que foram.
    Dá trabalho organizar um casório mas é muito gostoso!
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada! Que bom que está achando legal! Sou nova nisso de blog (e de casamento), espero estar fazendo certinho rsrs
      Nossa Martinha! Realmente acho que a lista é a unica parte penosa, como você falou! Deve ser assim pra toda noiva, né?
      Não é engraçado? Quando a gente monta a lista de convidados começa a “reparar” nas pessoas… Algumas a gente percebe que não nos considera tanto quanto a consideramos, outras se mostram tão legais que a gente se arrepende de não ter convidado… Mas, fazer o quê!? No meu caso, deixamos até primos e tios de fora, dos dois lados das famílias… Triste mas necessário!
      Por enquanto nosso “numero mágico” é 210 e fechamos para 180. Vamos ver depois do RSVP…
      Bjooo!

      Curtir

    1. Oi Taci! Que bom que gostou! Bem vinda ao blog e bem vinda também ao lindo e louco mundo das noivas! rsrs
      Falha minha, nem expliquei a sigla… Vamos lá:
      RSVP é uma sigla para a expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît, que significa “Responda por favor”. É uma confirmação de comparecimento ao evento, por parte dos convidados.
      Em outros países, as pessoas já estão acostumadas a telefonar ou mandar um e-mail avisando cerca de 15 dias antes do evento se elas irão ou não, mas o brasileiro não tem esse costume, e pior, pra não ficar chato costuma dizer que vai, mas não aparece…
      Por aqui quando alguém vai fazer um evento (casamento, festa, recepção etc…) costuma contratar o serviço de RSVP que irá telefonar para os convidados uns 15 dias antes do evento e confirmar as presenças, assim sabe-se ao certo o numero de convidados e consegue-se remanejar serviços e aumentar comes e bebes para atender a todos.
      No meu caso, não vamos contratar uma empresa para o RSVP… Vamos colocar alguns amigos nossos para telefonar aos convidados e confirmar as presenças 1 semana antes. Se nós mesmos ligarmos, as pessoas vão ficar com vergonha de dizer caso não puderem ir. Tem que ser alguem neutro.
      Dúvida respondida?
      Bjooo!!!

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D