Documentações e Burocracias

Casamento Civil – Testemunhas e Padrinhos

Hoje a série de posts sobre Casamento Civil vai tratar do assunto Testemunhas e Padrinhos. Vamos ver?

Testemunhas e Padrinhos
Os noivos vão precisar de testemunhas em duas ocasiões do casamento civil:

1- Ao dar entrada no casamento: Na hora de dar entrada no casamento no cartório e marcar a data, serão necessárias as assinaturas de 2 testemunhas no total, uma para o noivo e outra para a noiva.
Não precisam ser casal, podem ser dois homens ou duas mulheres, o importante é que sejam maiores de 18 anos, porque irão declarar que conhecem os noivos e que não existe nenhum impedimento legal para se casarem, respondendo civil e criminalmente pelo que estão declarando. Podem ser amigos ou parentes.
Alguns cartórios não aceitam os pais dos noivos, mas onde eu me casei, por exemplo, levamos minha sogra e a tia do noivo. É importante se informar no cartório.
Essas testemunhas deverão levar consigo documento com foto sem ser plastificado.

2- Na hora da cerimônia: As testemunhas que assinam no dia da cerimônia são chamadas de padrinhos. São geralmente 2 ou 4 pessoas no total, mas pode variar dependendo do tipo de casamento.
Também não precisam ser casal, mas precisam ser maiores de 18 anos.
Essas duas testemunhas não precisam ser as mesmas que assinaram no momento de dar entrada no casamento.
Você precisará das seguintes informações deles:
– Nome completo
– RG
– Endereço completo
– Profissão
– Estado civil

Não deixem de visitar os outros posts da série sobre Casamento Civil:
* Como se casar de graça no civil
* O que é e quais os tipos de Casamento
* Documentos, datas, prazos, valores e idade dos noivos
* Regime de Bens e Alteração de Sobrenome
* Testemunhas e Padrinhos
* Transferência de Cartório

Fontes:
Pesquisa em alguns cartórios da cidade de São Paulo.
www.casamentocivil.com.br


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

59 comentários em “Casamento Civil – Testemunhas e Padrinhos

  1. Oi Boa noite queria saber se tem algum problema porque eu fui marcar o meu casamento e vo mim casar no dia 06/12 e quem deu entrada nos papel como testemunha foi os meus padrinhos ae o cartorio deu um papel e quem preencheu foi os padrinhos do meu esposo tem alguma coisa aver no dia do casamento todos os quatros padrinhos vão assinar la. No cartório

    Curtir

  2. Olá, eu tenho uma dúvida Se minhas testemunhas faltarem no dia da cerimônia no cartório, oq posso fazer? Pois antigamente vc levava as testemunhas só no dia, agora as testemunhas tem q estar presente para dar entrada do casamento e no dia da cerimônia.Estou com mto medo das minhas testemunhas faltarem e dar tudo errado😣

    Curtir

  3. Oi e vou me casar daqui 2 dias no Civil meu primo vai ser uma das minhas testemunhas o nome dele tá sujo no SPC ele pode assinar msm assim no me casamento ?

    Curtir

  4. Olá, sou maior de idade, porém minha noiva tem 15 anos (completa 16 em abril). Posso dar entrada no casamento antes da data em que ela completa a idade núbil? Por exemplo, já em março.

    Curtir

  5. Tenho uma dúvida as 2 testemunhas que foi comigo quando dei entrada desistirão posso colocar outras pessoas no lugar no dia do casamento no cartório?

    Curtir

  6. Olá boa tarde .. tenho uma enorme dúvida .
    Na minha habilitação de casamento está escrito assim . Requisita a abertura de firma e reconhecer firma em nome dos noivos e testemunha sendo autenticado 8 cópias .. será que a testemunha não vai precisar pagar nada também ..

    Curtir

      1. Bom dia eu consegui isenção de casamento
        1°liguei pra defensoria e agendei pra pegar isenção. Tem que estar os noivos presente no dia.
        2°peguei a papelada fui na anoreg no centro do Rio rua da ajuda n 6. La recebi um carimbo na Folha de n3 .
        3°fomos no cartório de notas abrir e reconhece firma às testemunhas não paga nada também .
        4° estou indo dar entrada quando voltar passo td completo pra tirarem algumas dúvidas

        Curtido por 1 pessoa

          1. Boa noite ja dei entrada no casamento , e me deram um praźo de 45 dias para voltar e marcar a data do casório

            Lembrando tati tagliari que eu não tenho condições de pagar por que meu esposo e vendedor ambulante e eu não trabalho . Ele paga o aluguel e faz as compras isso e verificado na defensoria pública com apresentação das carteiras de trabalho

            Curtir

        1. 1° agendar para tirar isenção na defensoria pública . Ir os noivos .
          2° ir na anoreg no centro do Rio . Na rua da ajuda n 6.
          3°abrir e reconhecer firma caso não tenham .
          Testemunhas também não precisa pagar se for com a papelada da defensoria .
          4° ir até o cartório do tanque e dar entrada no casamento .
          O prazo para marcar a data do casamento é de 45 dias , por causa do processo que tem .após esse período você terá 90 dias para casar

          Que trabalho ne ,
          Mais por um lado positivo esses 45 dias podemos nos organizar . Pra pelo menos ir almoçar ou jantar com noivo e testemunhas . Até porque isenção são liberadas para quem não tem como arcar com custos do casamento . Assim como festa
          Sou de Jacarepaguá por isso coloquei lugares que fui rj

          Curtido por 1 pessoa

          1. Thais, muito obrigada pelo relato super detalhado!!! Tenho certeza que vai ajudar muitas noivas e noivos, principalmente no RJ, onde podem seguir os exatos passos que você descreveu.
            E parabéns!!! ❤

            Curtir

  7. Olá bom dia,
    Sou deficente auditiva ! Queria saber se eu posso escolher 2 ou 4 testemunhas antes pra eu ir falar com juiz da paz é isso?

    Então espero q você me responde e tenha um bom feriado pra você !!!

    Curtir

    1. Oi Janaina!
      Geralmente são somente 2 testemunhas. Mas no momento de assinar no cartorio eu pude ter 4 testemunhas + os pais assinando. Alguns cartorios liberam assim pois fica bonito nas fotos…
      É uma regrinha que varia de cartorio para cartorio, então acho válido perguntar pessoalmente no cartorio que você pretende se casar.
      Bjo!!!

      Curtir

  8. Ola vou mim casar no civil e fazer uma cerimonia na igreja gostaria de saber se na igreja pode entrar padrinhos e madrinhas alem dos q vão participar ja no civil ?e se vêm algum papel pr assinar na hr da cerinomia na igreja?

    Curtir

  9. Olá meninas! Iremos casar no civil, mas não terá cerimonia na igreja, apenas iremos receber a benção do padre na missa. Mas, logo depois teremos jantar, com música, buffet etc. Fico em dúvida quanto aos padrinhos, será possível convidar padrinhos para cerimonia?, ou somente os dois obrigatórios para o civil. Na verdade, gostaria de sugestões de como fazer. Obrigada 🙂

    Curtir

    1. Oi Anelise, no civil são apenas 2 testemunhas, mas dependendo do cartório você pode escolher mais duas simbolicamente – o que valerá legalmente será a assinatura das duas primeiras. Eu pude ter 4 testemunhas, e até os pais assinaram na hora da foto ❤
      Quanto a ter mais padrinhos, acho dificil porque no civil não tem entrada da noiva, daminha, padrinhos, nada… é só chamar, assinar e parabéns rsrs.
      O que você pode fazer é, no jantar, fazer uma entradinha bonitinha e simples, de noivo com noiva (já que estarão casados) e depois alguns padrinhos… mas tudo simbolicamente.

      Curtir

  10. Olá! minhas testemunhas serão meus primos , eles se casaram há pouco tempo mas ainda os documentos não estão atualizados. Podem se apresentar com os documentos normais e a certidão de casamento?

    Curtir

    1. Olha Ana, acredito que sim, uma vez que na certidão de casamento consta o nome de solteiros, caso tenham optado por mudar.
      Mas certeza mesmo você só vai ter perguntando no cartório onde você vai se casar. Cada cartório age de uma forma diferente… Minha irmã por exemplo teve que tirar vias atualizadas da certidão de nascimento pra entregar no cartório, já eu não precisei, e entreguei a minha de 30 anos atrás.
      Ligue pra eles e tire todas as dúvidas.

      Curtir

  11. Olá…Meu casamento será em diligência, na praia, no ato da cerimônia, ou seja, faremos tudo junto, sendo assim, até quantos padrinhos podemos chamar para cada lado?

    Curtir

    1. Oi Marina, se ele for brasileiro não há problema algum, ele só precisar ser maior, ter os documentos pra levar no dia e estar presente no dia do casamento.
      Para estrangeiros sinceramente não sei te informar, seria necessário tirar a dúvida junto ao cartorio onde vc vai se casar.

      Curtir

  12. Boa noite!
    Eu vi que precisa da certidão de nascimento, Mas meu pai levo pra Bahia sera que com o RG eu consigo casar no civil?

    Curtir

    1. Oi Magna. Infelizmente vc precisará da sua certidão de nascimento, inclusive na maioria dos cartorios ela fica retida, e vc passa a usar a sua certidão de casamento no lugar da de nascimento quando esse documento é solicitado.
      Vc deve pedir uma segunda via no cartorio onde foi registrada. Esse serviço na maioria dos lugares pode ser feito pela internet. Só dar uma pesquisada no Google!

      Curtir

  13. Oi, boa noite!
    Teria como eu dar entrada nos papeis do casamento no civil sozinha, sem o noivo?
    Gostaria de fzr uma surpresa pra ele com td resolvido só ele ir na data e casar…
    É permitido??

    Curtir

  14. Olá….Eu e meu marido seremos testemunhas de um casamento civil e gostaria de saber o que determina a etiqueta ou o wue seria agradável ou indicado oferecer aos noivos na data…flores…bombons….outra. coisa…desde já agradeço.
    Maria Aparecida Damas
    mapdamas@yahoo.com.br

    Curtir

      1. Maria! Acho muito elegante você querer dar um presente para os noivos! Geralmente no dia do civil as testemunhas não se apegam a esses detalhes!
        Acho que flores ou bombons são uma ótima opção! Apostaria nisso!

        Curtir

  15. ola gostaria de saber se os padrinhos do civil, pode ser os mesmo que da igreja..pq me caso agora dia 28 no civil..e na igreja ano que vem 2017 …pode ser os mesmos padrinhos que do civil na igreja?? obrigada

    Curtir

  16. Dei entrada nos papéis do meu casamento gostaria de saber se as testemunhas que assinaram para dar entrada nos papeis que devem ser os padrinhos no dia da serimonia?

    Curtir

    1. Oi Jessica. Não precisa! As testemunhas do dia de dar entrada podem ser iguais ou diferentes das do dia do casamento. Alguns cartórios aceitam inclusive os pais dos noivos como testemunhas para dar entrada. Bjooo!

      Curtir

  17. olá.vou dar entrada nos papéis do meus casamento gostaria de saber que tipo de roupa você me aconselha a usar?? obrigada.

    Curtir

    1. Oi Sté! Para dar entrara no casamento civil não precisa ir com roupa especial. Pode ir de calça jeans e tênis mesmo! No dia do casamento civil, se for separado da sua cerimônia (se houver), pode ir com um vestido bonito, uma maquiagem leve (pois geralmente é de dia) e um cabelo casual. Não é obrigatório usar branco no casamento civil, embora a maioria das noivas prefira.
      Bjooo!

      Curtir

  18. Olá vou ser testemunha no casamento em cartório, gostaria de saber qual roupa devo usar no dia da cerimônia no civil, pensei em um vestido preto acima do joelho, será que fica bom? Sou loira tenho 64kg será que ñ vai ficar mt exagerado? Desde já sou grata por me ajudar! Att Luana

    Curtir

    1. Oi Luana!
      Olha, casamento no civil é bem simples, viu? É coisa de 10 minutos no máximo! Pode apostar no pretinho básico que vai estar super elegante e condizente com a ocasião!

      Curtir

  19. Oi boa noite!Vou ser testemunha em cartório nessa segunda feira daquelas que assinam prós novos darem entrada nos papéis do casamento. Que roupa devo usar.Pode ser um jeans ou tem que ser algo mais sofisticado?

    Curtir

      1. Dei entrada nos papéis do meu casamento gostaria de saber se as testemunhas que assinaram para dar entrada nos papeis que devem ser os padrinhos no dia da serimonia?

        Curtir

Os comentários estão encerrados.