Convidados em Geral · Planejamento

Casamento: A saga da entrega de convites

Eu e o gatinho estamos exatamente nessa etapa dos preparativos do casamento: Entregar convites. Nossa lista oficial tem 220 pessoas distribuídas em 103 convites ao todo. Passada a trabalheira de fazer os convites (nós mesmos fizemos os convites, mas estou contando sobre isso em outro post), começamos quase que imediatamente depois a entregá-los. Ainda bem! Pois acho que se tivéssemos esperado mais, não daria tempo…

Durante essa experiência fomos aprendendo algumas coisinhas sobre o assunto, e vim aqui hoje dividir um pouco com vocês:

1- Vocês vão engordar!
Sim! A cada casa que você chega pra entregar convites as pessoas vão fazer um lanche caprichado pra vocês… afinal, elas estão felizes em receber um convite e querem agradecer! Já espere isso quando for subir na balança.
Como evitar:
– Já avise antes que almoçou/jantou ou diga a verdade (que foi o que eu fiz): “Preciso caber no vestido”! Rendia risadas quando eu contava que na segunda prova o fecho quaaaase não fechava (e não era mentira)…

2- Vocês vão demorar além do planejado.
No começo você acha que é só chegar e entregar o convite… pronto! Próximoooo!
Não… você vai sentar, conversar, rir, saber das novidades, contar as novidades… E todo mundo vai perguntar “E ai, como estão os preparativos?” E como toda noiva você adora conversar sobre isso e lá vai mais 1h de conversa. Quando vocês olharem para o relógio, já passou do tempo que haviam planejado.
Como evitar:
– Marque outras entregas no mesmo dia, para casas de pessoas que moram próximas… assim vocês aproveitam tempo e combustível e tem hora pra ir embora.
– Outra saída é marcar com as pessoas em locais que não sejam as casas de vocês. Eu entreguei convite na Avenida Paulista, na Starbucks do Shopping Morumbi, na academia, na maternidade, na catraca do metrô… Amigo que é amigo vai onde der, entende a situação e depois tem história pra contar e pra rir!
– Aproveite os eventos sociais dos seus amigos pra encontrar com as pessoas e entregar os convites… A gente entregou convite em aniversário, chá de bebê, open house, e até em outro casamento! kkkkk

3- Vocês vão gastar além do orçamento.
Eu moro em São Paulo e considerando trânsito e distância, a gente gastou uma quantia considerável com combustível pra entregar os convites. E ir de metrô/ônibus/táxi não é muito diferente, porque o que se economiza com combustível você perde em tempo de deslocamento…
Como evitar:
– Para os convidados que moram longe você pode enviar pelo correio. Existe um serviço de selo personalizado nos Correios que eu acho uma graça e não é tão caro (cerca de 38 reais a folha com 12 unidades – preço de abril/2015)! Não fiz para o meu casamento pois só enviamos 3 convites pelo correio, mas quem se interessar é só ver aqui.
– E pra quem mora na mesma cidade mas está difícil coincidir os horários, uma empresa de motoboy pode levar na casa/serviço do convidado.

4- Vocês vão levar mais tempo pra entregar tudo.
Você começou a entregar os convites faltando 2 meses para o casamento, achando que em 1 mês entregaria tudo, mas faltam 3 semanas pro casamento e tem gente que ainda não recebeu? Pois é amiga… isso acontece mesmo! Tem gente que desmarca, tem feriado que todo mundo vai viajar, tem dia que chove horrores, inunda uma parte da cidade e você é quem tem que desmarcar… Imprevistos acontecem e pessoas vão precisar ser remarcadas.
Como evitar:
– Comece a distribuir 3 meses antes… A gente achou muito no começo, achamos que as pessoas iriam guardar na gaveta e esquecer do assunto, mas foi ótimo termos começado com uma boa antecedência!
– Você também pode delegar a entrega para algum parente ou amigo! Vai na casa de alguém que todo mundo costuma visitar (por exemplo, sua avó)? Deixe uma parte dos convites por lá! Ela vai se sentir muito feliz em distribuir os convites pra você, e terá assunto de sobra com as tias!

5 – Vocês não vão conseguir estar juntos em todas as entregas.
Não importa quanto tempo vocês se conheçam ou namorem, sempre tem aquele amigo dele que você ainda não conhece e vice-versa. Seria legal estarem juntos no momento de entregar o convite, pra você conhecê-lo, mas vocês não vão conseguir entregar todos os convites juntos e é normal.
Como evitar:
– Pra não parecer descaso com o convidado, combine para o noivo/a enviar uma mensagem ou telefonar no momento que você estiver com a pessoa, e pedir pra falar com ela! Perguntar como anda a vida e dizer que quer muito que ela vá ao casamento… essas coisas parecem nada mas deixam as pessoas felizes.

Entregar pessoalmente os convites é uma delícia… Você revê as pessoas, põe o assunto em dia, dá risada, conversa, sai do “mundinho casamento” e até marca outros encontros pós-casamento, mas nem sempre dá pra entregar um a um em mãos! A fase é gostosa, mas precisa ser planejada e agendada com as pessoas com cuidado, antecedência e bom senso.

Já passou dessa fase? Como foi? Conta aqui!!

Imagem destacada do post: Nossos convites de casamento.

Anúncios

2 comentários em “Casamento: A saga da entrega de convites

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s