Decoração · Inspire-se

Vintage ou Retrô?

A tendencia dos casamentos ao ar livre chegou com tudo em terras brasileiras há menos de 2 anos, e só faz tomar cada vez mais força. Eu mesma já caí de amores pelos casamentos no campo e farei o meu assim.

Uma coisa muito legal – pelo menos na minha opinião – que está acontecendo é que as noivinhas estão unindo a cara de “casamento no quintal” que tem os casamentos ao ar livre com elementos que remetem á outras épocas. Decoração rústica/romântica, reaproveitamento de móveis antigos e madeira de demolição, pérolas e rendas, muito DIY e estilos de décadas passadas refletidas nas roupas dos noivos, madrinhas e padrinhos, e até dos convidados!

Você acha tudo lindo (assim como eu) e quer fazer o seu casamento assim. Mas daí surge a dúvida: Seu casamento será vintage ou retrô?

Eu já ouvi e li muuuuuitas vezes os dois termos por aí, e pra mim significavam a mesma coisa… até ir pesquisar e descobrir as diferenças!

Vamos lá:

Vintage
Sabe quando você pega uma peça de roupa da sua mãe, da época que ela tinha a sua idade? Ou ainda uma roupa da sua avó, que está bem velhinha mas que fica muito estilosa com uma calça jeans super atual? Isso é vintage!
Vintage é quando você reaproveita peças de roupa, calçados, móveis, acessórios etc, que realmente são antigos e volta a usá-los.

Retrô
Lembra quando os óculos de gatinho voltaram a ser moda? Ou ainda quando todo mundo começou a vender essas geladeiras “redondinhas” com cara de velha? Isso é retrô!
Retrô é quando alguém fabrica peças novas inspiradas em épocas passadas e no que foi moda nessa época. São itens novinhos em folha mas com cara de velhos. Ou ainda quando alguém volta a usar o corte de cabelo ou a maquiagem que era usada antigamente.

Se falarmos em móveis, acessórios e decoração, é muito fácil conseguirmos um casamento vintage. Esses itens duram mais e parece que quanto mais cara de velho tiverem, melhor!
Porém se falarmos de vestuário – principalmente do vestido de noiva – aí é beeemmm mais difícil… As roupas não duram tanto assim, dependendo da conservação. E roupa branca então? Amarela em menos de 10 anos!

Tem muita noiva que se inspira em décadas passadas pra procurar seus vestidos retrô, alugar ou encomendar com uma costureira.

Bom… explicada a diferença, eu pergunto: Seu casamento será vintage ou retrô?

Anúncios

2 comentários em “Vintage ou Retrô?

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s