Convidados em Geral · Perrengues Básicos

Como ser o convidado dos sonhos de toda noiva – Parte I .

Quem acompanha meu bloguinho sabe que eu e o noivo passamos os 3 primeiros meses dos nossos preparativos pro casamento em segredo, ou seja, ninguém sabia de nada, nem nossos pais (contei isso aqui)… E esse acabou sendo o motivo de eu começar a escrever esse blog.

Falando a verdade verdadeira, eu adorei esse período só eu e ele… A gente tem gostos e opiniões bem parecidas e escolhemos buffet, decoradora, espaço, fotógrafo, dj e cardápio sem ajuda de ninguém. Só no noivado é que pais e irmãs ficaram sabendo que o casamento já tinha até data!

Passado o tempo de “cair a ficha” de todo mundo, começamos a distribuir convites… E aí… ah amiga(o)! Aí começaram os pitacos feito metralhadoras de todos os lados. Normal, né! Primeiros filhos a se casarem dos dois lados das famílias…

Se você é um convidado(a) de casamento, madrinha, padrinho, irmã(o), cunhada(o), pais, avós, tios, o que seja, e está nos lendo agora, faz o seguinte: “Prestenção” aqui um minutinho!

Todos os noivos adoram ajuda! Sério… ajuda é sempre bem vinda, desde que tenha sido pedida/necessária/atribuída a você. Se a noiva pede pra madrinha ir com ela escolher vestido, se o noivo quer dicas de lua de mel do amigo casado, se os dois querem a opinião da família pra escolher a cor da decoração… Lindo! Ajude, dê sua opinião, procure no Google, indique fornecedores conhecidos! Mas, do contrário, tente não dar pitaco.

Não é por mal não, gente… É que é um período suuuper estressante para os noivos! Eles têm que lidar com suas próprias diferenças de opinião, gostos e estilos e, quando concordam com algo, existe ainda o fator financeiro pra ser discutido. Não basta gostar de algo e sair comprando/contratando, tem que caber no orçamento.
A organização de um casamento é, muitas vezes, a primeira prova de fogo que um relacionamento enfrenta, e quanto mais calma e menos influencia externa o casal tiver, melhor!

Então… Quer ser o convidado dos sonhos de toda(o) noiva(o)? Só seguir essas “diquinhas” aqui, ó:

– Não influenciar na lista de convidados.
wedding-guest list
Não tem jeito! Os pais/sogros/avós/tios dos noivos podem ser de ouro, diamante, pedras preciosas… Podem ser o tipo que você pediu a Deus, mas em algum momento eles vão tentar influenciar na lista de convidados.
Olha, vocês não podem deixar ninguem interferir na decisão de vocês na montagem da lista, nem se eles estiverem pagando ou ajudando a pagar! A ajuda financeira é um presente e a festa é dos noivos… Se a família for pequena e o numero de amigos também, uma porcentagem da lista de convidados pode até ser destinada aos amigos mais próximos dos pais, mas somente aqueles que viram o filho crescer ou que são muito próximos. Do contrário, não! Afinal, você não quer entrar pelo tapete, olhar em volta e não conhecer ninguém…
Tem sempre o parente que vai ficar de fora porque você não o vê ha décadas, porque nem lembra mais o nome dele ou porque ele nem sabe que você estava namorando… mas daí vem a mãe da noiva com a carinha mais fofinha que ela conseguir fazer, pedir pra colocar alguém na lista. “Quanto vocês estão pagando por pessoa no buffet? Eu pago, mas coloca fulano e a esposa?” Os noivos devem recusar. Com jeito pra não magoar ninguém, deve-se explicar porque essa pessoa ficou de fora da lista de convidados e dizer que a lista já está finalizada.

– Não empurrar o fornecedor/prestador amigo da família.

Encontrada em: verenafotografia.wordpress.com
Encontrada em: verenafotografia.wordpress.com

“Conheço um fotógrafo muito bom, é meu vizinho, tem uma câmera grandona…”
Gente… casamento é pra acontecer uma vez só e os noivos querem que seja perfeito. Se a indicação não for profissional e baseada em um case de sucesso, não indique! E se indicar, passe o contato de alguém que usou o serviço e que ficou satisfeito.

– Não criticar a escolha dos noivos.

Encontrado em: www.paperplace.com.br
Encontrado em: paperplace.com.br

Se a noiva gosta de combinar roxo com tudo, se ela gosta de brilho pra ser usado durante o dia, se o noivo vai usar um terno laranja com gravata verde… Quem é você pra criticar?
Você como convidado só tem direito de se sentir incomodado e criticar se eles exigirem que a sua roupa seja de alguma cor/modelo específico. Aí você pode chegar nos noivos, com jeitinho, e dizer “Olha, não gosto de usar vestido sem alças porque não gosto dos meus ombros” ou ainda “Não costumo usar roupas dessa cor, me engordam…” E aí cabe aos noivos também terem bom senso e abrir exceções!
Ah! Aproveitando o gancho, também evite comparações! A não ser que sejam daquelas que enaltecem as escolhas dos noivos =D

– Não dar maus exemplos ou ser pessimista.

Encontrado em: www.motherofthebride.com.br
Encontrado em: motherofthebride.com.br

“Uma conhecida fez o casamento dela ao ar livre nesse mesmo mês que vocês escolheram… choveu horrores, coitada!”
Lembre-se que você está lidando com duas pessoas ansiosas, estressadas e com os nervos a flor da pele, embora não aparentem. Dar maus exemplos ou ser pessimista só piora o quadro e não ajuda em nada. É claro que eles pensaram na hipótese de chover, e pra isso mesmo eles contrataram uma cobertura ou têm um plano B em mente. Só comente sobre outros casamentos se for pra dar exemplos bons ou ideias legais (e de preferencia baratas e fáceis).

– Não usar de pressão psicológica pra ser escolhida como madrinha/padrinho.

Encontrado em: manugoncalez.com.br
Encontrado em: manugoncalez.com.br

Você foi a melhor amiga do tempo do colégio da noiva e ela não te convidou como madrinha. Chato? Sim, você estava esperando, já tinha imaginado o vestido… Mas primeiro pare, pense, respire. Daí se coloca no lugar da noiva: Quantos amigos ela tem? E irmãs/cunhadas? Você sabe da vida dela, quais os amigos mais próximos, com quem ela costuma viajar e sair? Quantas madrinhas ela tem direito de escolher? E quanto a família do noivo, é imensa? Ele praticamente monopolizou o altar com madrinhas só do lado dele?
Você não sabe quais foram as variáveis que a levaram a te deixar de fora do altar, então não vai adiantar reclamar, ficar de cara feia, ameaçar não ir ao casamento ou simplesmente sair reclamando pra todo mundo…
Se você já se casou, tente puxar na memoria alguma amiga querida que você teve que deixar fora do altar. Se não se casou ainda, faça uma lista mental de quem você convidaria para ser sua madrinha, caso fosse se casar. O numero final vai te assustar!

– Não confirme presença caso não pretenda ir ao casamento.

Encontrado em: worthhiggins.com
Encontrado em: worthhiggins.com

Todo noivo(a) contrata o buffet já imaginando que cerca de 15 a 20% da lista não vai comparecer, e após o RSVP analisa-se a necessidade de pagar por mais algumas pessoas.
Se você disser que vai ao casamento, vá! Se surgir qualquer imprevisto, avise que não vai conseguir ir. Eles vão ficar chateados? Provavelmente sim, afinal, se você está na lista de convidados é porque eles gostam muito de você, mas mesmo assim é muito legal avisar pelo menos 10 dias antes se você não vai conseguir ir.
Lembre-se que você não está saindo barato pra eles… Comida, bebida, aluguel de louças, montagem da decoração da mesa, espaço na igreja/cerimonia, vallet… Os noivos pagam caro por cada convidado a mais e se você não aparecer é um dinheiro que não volta mais pro bolso deles e poderia ter sido usado na lua de mel, por exemplo…

– Não tente mudar a orientação religiosa da cerimônia.
biblia_com_aliancasPode soar improvável, mas acontece! Eu já vi acontecer!
Os noivos são de religiões diferentes e optaram por uma das duas, ou ainda, vão fazer uma cerimônia ecumênica, neutra e sem excluir ninguém. Lindo!
Mas muita gente não entenderá a escolha dos noivos, afinal, religião, futebol e política são assuntos polêmicos e não se muda a opinião de uma pessoa apenas com um papinho trocado no elevador…
Você tem todo o direito de discordar da escolha, principalmente se você for muito religioso… mas o que você não tem direito é de interferir ou tentar mudar a decisão dos noivos. Tenha em mente que eles passaram um bom tempo pensando sobre o assunto e chegaram na melhor decisão que poderiam ter tido. Você não sabe os perrengues que eles passaram pra chegar em um acordo, você não tem a menor ideia de como eles lidam com o assunto religião, e a decisão de uma cerimônia de casamento não é o melhor momento pra querer evangelizar alguém…
Você pode querer saber mais sobre o assunto pra aprender sobre uma nova religião principalmente se você for um dos padrinhos, e no caso de padrinhos, pode até se recusar a ser padrinho do religioso se não concordar com a doutrina escolhida pelos noivos… mas saber sobre o assunto e fazer perguntas pra tentar entender e se decidir se participará ou não, não significa querer mudar o rumo das coisas.

– Não tente mudar a escolha dos padrinhos/madrinhas

noiva surtando
Encontrado em: surtandomascasando.blogspot.com

Imagine a seguinte situação: Você é casada/noiva/namora e um dos noivos é muito seu amigo, de longa data… Nenhum dos noivos conhece ainda seu esposo/noivo/namorado e só o conhecem quando vocês marcam pra se encontrar e entregar convites. Eles te contam que decidiram te chamar para ser madrinha. Somente você.
Te perguntam se você se incomoda de fazer par com o irmão da noiva e você aceita. Eles te perguntam se você não fica chateada de não fazer par com seu cônjuge e você diz que não…
Daí, passa um dia e você começa a conversar com um dos noivos por SMS perguntando se não existe a possibilidade de seu marido ser padrinho e fazer par com você, e eles chamarem outra pessoa pra ser madrinha e fazer par com o irmão da noiva… Eles dizem que não, que já montaram o altar completo e você insiste: “E aquela sua amiga do colégio? E aquela menina que trabalhava com você? E aquela sua prima?”
Ahhhh gente, que coisa chata! Poxa, sinta-se honrado(a) por ter sido chamado pra ser madrinha/padrinho! Eles te perguntaram se você não ficaria chateada(o)… se é uma coisa que te chateia, avisa logo que for feito o convite: “Olha, eu agradeço muito mas sem meu cônjuge eu vou me sentir estranha(o)…” Pronto! Resolvido! Mas não fica de #mimimi “pelamor”.

Ufaaaa… Gente, fui muito chata? Podem falar tá?
Se lembraram de mais algum item? Passou por algum perrengue com seus convidados? E você como convidado, já presenciou ou ficou sabendo de algo mega chato? Conta pra gente que eu incluo na lista!

Ah! Tem outro post sobre comportamento dos convidados no dia do casamento… Esse também é polêmico! =D

Créditos da imagem destacada: bridalcookie.com


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

Anúncios

6 comentários em “Como ser o convidado dos sonhos de toda noiva – Parte I .

  1. Minha irmã casou 22/04/2016, ficamos planejando e executando algumas coisas meses, aí VC convida uma tia e dois primos que já são casados, a princípio dizem que podem confirmar presença, depois de alguns dias um dos primos manda msg dizendo que ninguém da família vai pqe não convidou o irmão casula dele que por sinal é casado com uma mulher que não gosta da noiva… Ueh acho justo que tenha ficado de fora mais ninguém entendeu!!!

    Curtir

  2. Nossa quanto coisa legal em uma página só!!!! Queria poder mandar isso pra todos os convidados… já é difícil arrumar tudo de um casamento e com muita gente falando o que devemos ou não fazer é pior ainda!!! Achei ótimo e espero que eu também seja esse tipo de convidado(a)!!! Melhor ajudar calado do que palpitar errado! =**

    Curtir

    1. Thaiza, também me deu vontade de compartilhar no facebook, viu! Eu passei por 4 dos itens citados, e 2 foram com a mesma pessoa (que nem foi no casamento) kkkk! Mas depois que passa tudo, você olha as fotos e vê quanta gente fofa e linda foi ao seu dia especial e comemorou com você, que esses perrengues viram farelo de pão na sua vida rsrsrs

      Curtir

  3. Ahhhh Tati!
    Sei bem o que é isso. Eu chorei muitas e muitas vezes. Como o povo dá palpite!!! Tinha gente querendo até mudar a ordem dos padrinhos no altar, na porta da igreja!!! Te juro! Graças a Deus minha mãe colocou a fulana no lugar dela. Chegou ao ponto de eu dar resposta atravessada para algumas pessoas. O casamento é teu, poxa, mas as pessoas não respeitam. Bom seria se todo convidado lesse isso. Também quase pirei com as madrinhas! kkk… Noiva nenhuma merece isso! Bjo.

    Curtir

    1. Olha Martinha… já passei por alguns dos pontos que citei no post, e outros – juro – conheço quem tenha passado!!! Ninguém merece mesmo, né?
      Povo palpiteiro na porta da igreja? No momento de entrar?! Ai, que me deu até um arrepio agora!!!
      Jesus me defenda! kkkkkk
      Bjooo!

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s