Convidados em Geral · Perrengues Básicos

Como ser o convidado dos sonhos de toda noiva – Parte I

Quem acompanha meu blog sabe que eu e o noivo passamos os 3 primeiros meses dos nossos preparativos pro casamento em segredo, ou seja, ninguém sabia de nada, nem nossos pais (contei isso aqui)… E esse acabou sendo o motivo de eu começar a escrever esse blog.

Falando a verdade verdadeira, eu adorei esse período só eu e ele… A gente tem gostos e opiniões bem parecidas e escolhemos buffet, decoradora, espaço, fotógrafo, dj e cardápio sem ajuda de ninguém. Só no noivado é que pais e irmãs ficaram sabendo que o casamento já tinha até data!

Passado o tempo de “cair a ficha” de todo mundo, começamos a distribuir convites… E aí… ah amiga(o)! Aí começaram os pitacos feito metralhadoras de todos os lados. Normal, né! Primeiros filhos a se casarem dos dois lados das famílias…

Se você é um convidado(a) de casamento, madrinha, padrinho, irmã(o), cunhada(o), pais, avós, tios, o que seja, e está nos lendo agora, faz o seguinte: “Prestenção” aqui um minutinho!

Todos os noivos adoram ajuda! Sério… ajuda é sempre bem vinda, desde que tenha sido pedida/necessária/atribuída a você. Se a noiva pede pra madrinha ir com ela escolher vestido, se o noivo quer dicas de lua de mel do amigo casado, se os dois querem a opinião da família pra escolher a cor da decoração… Lindo! Ajude, dê sua opinião, procure no Google, indique fornecedores conhecidos! Mas, do contrário, tente não dar pitaco.

Não é por mal não, gente… É que é um período suuuper estressante para os noivos! Eles têm que lidar com suas próprias diferenças de opinião, gostos e estilos e, quando concordam com algo, existe ainda o fator financeiro pra ser discutido. Não basta gostar de algo e sair comprando/contratando, tem que caber no orçamento.
A organização de um casamento é, muitas vezes, a primeira prova de fogo que um relacionamento enfrenta, e quanto mais calma e menos influencia externa o casal tiver, melhor!

Então… Quer ser o convidado dos sonhos de toda(o) noiva(o)? Só seguir essas “diquinhas” aqui, ó:

– Não influenciar na lista de convidados.
wedding-guest list
Não tem jeito! Os pais/sogros/avós/tios dos noivos podem ser de ouro, diamante, pedras preciosas… Podem ser o tipo que você pediu a Deus, mas em algum momento eles vão tentar influenciar na lista de convidados.
Olha, vocês não podem deixar ninguem interferir na decisão de vocês na montagem da lista, nem se eles estiverem pagando ou ajudando a pagar! A ajuda financeira é um presente e a festa é dos noivos… Se a família for pequena e o numero de amigos também, uma porcentagem da lista de convidados pode até ser destinada aos amigos mais próximos dos pais, mas somente aqueles que viram o filho crescer ou que são muito próximos. Do contrário, não! Afinal, você não quer entrar pelo tapete, olhar em volta e não conhecer ninguém…
Tem sempre o parente que vai ficar de fora porque você não o vê ha décadas, porque nem lembra mais o nome dele ou porque ele nem sabe que você estava namorando… mas daí vem a mãe da noiva com a carinha mais fofinha que ela conseguir fazer, pedir pra colocar alguém na lista. “Quanto vocês estão pagando por pessoa no buffet? Eu pago, mas coloca fulano e a esposa?” Os noivos devem recusar. Com jeito pra não magoar ninguém, deve-se explicar porque essa pessoa ficou de fora da lista de convidados e dizer que a lista já está finalizada.

– Não empurrar o fornecedor/prestador amigo da família.

Encontrada em: verenafotografia.wordpress.com
Encontrada em: verenafotografia.wordpress.com

“Conheço um fotógrafo muito bom, é meu vizinho, tem uma câmera grandona…”
Gente… casamento é pra acontecer uma vez só e os noivos querem que seja perfeito. Se a indicação não for profissional e baseada em um case de sucesso, não indique! E se indicar, passe o contato de alguém que usou o serviço e que ficou satisfeito.

– Não criticar a escolha dos noivos.

Encontrado em: www.paperplace.com.br
Encontrado em: paperplace.com.br

Se a noiva gosta de combinar roxo com tudo, se ela gosta de brilho pra ser usado durante o dia, se o noivo vai usar um terno laranja com gravata verde… Quem é você pra criticar?
Você como convidado só tem direito de se sentir incomodado e criticar se eles exigirem que a sua roupa seja de alguma cor/modelo específico. Aí você pode chegar nos noivos, com jeitinho, e dizer “Olha, não gosto de usar vestido sem alças porque não gosto dos meus ombros” ou ainda “Não costumo usar roupas dessa cor, me engordam…” E aí cabe aos noivos também terem bom senso e abrir exceções!
Ah! Aproveitando o gancho, também evite comparações! A não ser que sejam daquelas que enaltecem as escolhas dos noivos =D

– Não dar maus exemplos ou ser pessimista.

Encontrado em: www.motherofthebride.com.br
Encontrado em: motherofthebride.com.br

“Uma conhecida fez o casamento dela ao ar livre nesse mesmo mês que vocês escolheram… choveu horrores, coitada!”
Lembre-se que você está lidando com duas pessoas ansiosas, estressadas e com os nervos a flor da pele, embora não aparentem. Dar maus exemplos ou ser pessimista só piora o quadro e não ajuda em nada. É claro que eles pensaram na hipótese de chover, e pra isso mesmo eles contrataram uma cobertura ou têm um plano B em mente. Só comente sobre outros casamentos se for pra dar exemplos bons ou ideias legais (e de preferencia baratas e fáceis).

– Não usar de pressão psicológica pra ser escolhida como madrinha/padrinho.

Encontrado em: manugoncalez.com.br
Encontrado em: manugoncalez.com.br

Você foi a melhor amiga do tempo do colégio da noiva e ela não te convidou como madrinha. Chato? Sim, você estava esperando, já tinha imaginado o vestido… Mas primeiro pare, pense, respire. Daí se coloca no lugar da noiva: Quantos amigos ela tem? E irmãs/cunhadas? Você sabe da vida dela, quais os amigos mais próximos, com quem ela costuma viajar e sair? Quantas madrinhas ela tem direito de escolher? E quanto a família do noivo, é imensa? Ele praticamente monopolizou o altar com madrinhas só do lado dele?
Você não sabe quais foram as variáveis que a levaram a te deixar de fora do altar, então não vai adiantar reclamar, ficar de cara feia, ameaçar não ir ao casamento ou simplesmente sair reclamando pra todo mundo…
Se você já se casou, tente puxar na memoria alguma amiga querida que você teve que deixar fora do altar. Se não se casou ainda, faça uma lista mental de quem você convidaria para ser sua madrinha, caso fosse se casar. O numero final vai te assustar!

– Não confirme presença caso não pretenda ir ao casamento.

Encontrado em: worthhiggins.com
Encontrado em: worthhiggins.com

Todo noivo(a) contrata o buffet já imaginando que cerca de 15 a 20% da lista não vai comparecer, e após o RSVP analisa-se a necessidade de pagar por mais algumas pessoas.
Se você disser que vai ao casamento, vá! Se surgir qualquer imprevisto, avise que não vai conseguir ir. Eles vão ficar chateados? Provavelmente sim, afinal, se você está na lista de convidados é porque eles gostam muito de você, mas mesmo assim é muito legal avisar pelo menos 10 dias antes se você não vai conseguir ir.
Lembre-se que você não está saindo barato pra eles… Comida, bebida, aluguel de louças, montagem da decoração da mesa, espaço na igreja/cerimonia, vallet… Os noivos pagam caro por cada convidado a mais e se você não aparecer é um dinheiro que não volta mais pro bolso deles e poderia ter sido usado na lua de mel, por exemplo…

– Não tente mudar a orientação religiosa da cerimônia.
biblia_com_aliancasPode soar improvável, mas acontece! Eu já vi acontecer!
Os noivos são de religiões diferentes e optaram por uma das duas, ou ainda, vão fazer uma cerimônia ecumênica, neutra e sem excluir ninguém. Lindo!
Mas muita gente não entenderá a escolha dos noivos, afinal, religião, futebol e política são assuntos polêmicos e não se muda a opinião de uma pessoa apenas com um papinho trocado no elevador…
Você tem todo o direito de discordar da escolha, principalmente se você for muito religioso… mas o que você não tem direito é de interferir ou tentar mudar a decisão dos noivos. Tenha em mente que eles passaram um bom tempo pensando sobre o assunto e chegaram na melhor decisão que poderiam ter tido. Você não sabe os perrengues que eles passaram pra chegar em um acordo, você não tem a menor ideia de como eles lidam com o assunto religião, e a decisão de uma cerimônia de casamento não é o melhor momento pra querer evangelizar alguém…
Você pode querer saber mais sobre o assunto pra aprender sobre uma nova religião principalmente se você for um dos padrinhos, e no caso de padrinhos, pode até se recusar a ser padrinho do religioso se não concordar com a doutrina escolhida pelos noivos… mas saber sobre o assunto e fazer perguntas pra tentar entender e se decidir se participará ou não, não significa querer mudar o rumo das coisas.

– Não tente mudar a escolha dos padrinhos/madrinhas

noiva surtando
Encontrado em: surtandomascasando.blogspot.com

Imagine a seguinte situação: Você é casada/noiva/namora e um dos noivos é muito seu amigo, de longa data… Nenhum dos noivos conhece ainda seu esposo/noivo/namorado e só o conhecem quando vocês marcam pra se encontrar e entregar convites. Eles te contam que decidiram te chamar para ser madrinha. Somente você.
Te perguntam se você se incomoda de fazer par com o irmão da noiva e você aceita. Eles te perguntam se você não fica chateada de não fazer par com seu cônjuge e você diz que não…
Daí, passa um dia e você começa a conversar com um dos noivos por SMS perguntando se não existe a possibilidade de seu marido ser padrinho e fazer par com você, e eles chamarem outra pessoa pra ser madrinha e fazer par com o irmão da noiva… Eles dizem que não, que já montaram o altar completo e você insiste: “E aquela sua amiga do colégio? E aquela menina que trabalhava com você? E aquela sua prima?”
Ahhhh gente, que coisa chata! Poxa, sinta-se honrado(a) por ter sido chamado pra ser madrinha/padrinho! Eles te perguntaram se você não ficaria chateada(o)… se é uma coisa que te chateia, avisa logo que for feito o convite: “Olha, eu agradeço muito mas sem meu cônjuge eu vou me sentir estranha(o)…” Pronto! Resolvido! Mas não fica de #mimimi “pelamor”.

Ufaaaa… Gente, fui muito chata? Podem falar tá?
Se lembraram de mais algum item? Passou por algum perrengue com seus convidados? E você como convidado, já presenciou ou ficou sabendo de algo mega chato? Conta pra gente que eu incluo na lista!

Ah! Tem outro post sobre comportamento dos convidados no dia do casamento… Esse também é polêmico! =D

Créditos da imagem destacada: bridalcookie.com


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

8 comentários em “Como ser o convidado dos sonhos de toda noiva – Parte I

  1. Olá, não sei se seu blog ainda está ativo mas vai que né. Eu sou convidada de um casamento, do meu cunhado, irmão do meu marido, é meu marido foi chamado para ser o padrinho, porém eu não fui chamada para ser a madrinha, sou casada há 8 anos, tenho uma filha, que por sinal é a única sobrinha e criança da família, e também não foi chamada para ser daminha, temos uma ótima convivência, somos uma família pequena pois a mãe dele só tem os dois filhos, eu estou errada de achar essa situação chata? Pois de verdade, eu estou super magoada por não ser chamada junto com meu marido. Eu não impedi ele de aceitar pois afinal de contas é irmão dele né, mas que eu e minha filha ficamos tristes, isso sim. Todos os padrinhos e madrinhas serão amigos do casal, irmãos e irmãs da noiva, cunhados e cunhadas dela, e o meu marido que é irmão do noivo. Sei que a decisão é deles, mas não foi nada elegante está escolha. O que você me diz.

    Curtir

    1. Oi Nicolle, o blog está ativo sim rsrs, tenho postado pouco ultimamente mas sempre que dá entro pra responder!
      Então… situação complicada mesmo né. Eu diria que é quase inédito que o casal não seja chamado junto quando são casados há tantos anos. É difícil dar uma opinião estando de fora, não conheço nem você e nem o casal, mas observando a sua descrição dos casais dos padrinhos, chego a conclusão de que a função da escolha dos padrinhos e madrinhas ficou mais por parte da noiva do que do noivo, e ela acabou de certa forma priorizando a parte da família dela, dos amigos deles e dos parentes de sangue do noivo, no caso só o seu marido, sem você.
      Quanto a parte da sua filha, eu até entendo. Minha daminha foi minha vizinha, uma pessoa que eu convivia diariamente, e não meus primos e primas que são sangue mas que eu só via de vez em quando. Novamente, não conheço a situação pra opinar.
      Mas o que eu posso te dizer é: Tente entender. Eu sei que é clichê e você acabou ficando decepcionada, mas sabe, a gente sempre é maior e melhor do que as coisas que nos incomodam. Não vale a pena se indispor com o único irmão do seu marido por causa das escolhas do casal. Talvez seu cunhado não tenha nem podido opinar, talvez eles sairam prometendo pra Deus e o mundo um lugar no altar e não deu pra cumprir a promessa pra todos, talvez ela tenha preferido amigas de infância á você, talvez ela gostaria de ter mais casais de padrinhos mas não pode… Se você estiver realmente incomodada com a situação, tente conversar com eles, mas depois do casamento, e não antes… O que está feito, está feito.

      Curtir

  2. Minha irmã casou 22/04/2016, ficamos planejando e executando algumas coisas meses, aí VC convida uma tia e dois primos que já são casados, a princípio dizem que podem confirmar presença, depois de alguns dias um dos primos manda msg dizendo que ninguém da família vai pqe não convidou o irmão casula dele que por sinal é casado com uma mulher que não gosta da noiva… Ueh acho justo que tenha ficado de fora mais ninguém entendeu!!!

    Curtir

  3. Nossa quanto coisa legal em uma página só!!!! Queria poder mandar isso pra todos os convidados… já é difícil arrumar tudo de um casamento e com muita gente falando o que devemos ou não fazer é pior ainda!!! Achei ótimo e espero que eu também seja esse tipo de convidado(a)!!! Melhor ajudar calado do que palpitar errado! =**

    Curtir

    1. Thaiza, também me deu vontade de compartilhar no facebook, viu! Eu passei por 4 dos itens citados, e 2 foram com a mesma pessoa (que nem foi no casamento) kkkk! Mas depois que passa tudo, você olha as fotos e vê quanta gente fofa e linda foi ao seu dia especial e comemorou com você, que esses perrengues viram farelo de pão na sua vida rsrsrs

      Curtir

  4. Ahhhh Tati!
    Sei bem o que é isso. Eu chorei muitas e muitas vezes. Como o povo dá palpite!!! Tinha gente querendo até mudar a ordem dos padrinhos no altar, na porta da igreja!!! Te juro! Graças a Deus minha mãe colocou a fulana no lugar dela. Chegou ao ponto de eu dar resposta atravessada para algumas pessoas. O casamento é teu, poxa, mas as pessoas não respeitam. Bom seria se todo convidado lesse isso. Também quase pirei com as madrinhas! kkk… Noiva nenhuma merece isso! Bjo.

    Curtir

    1. Olha Martinha… já passei por alguns dos pontos que citei no post, e outros – juro – conheço quem tenha passado!!! Ninguém merece mesmo, né?
      Povo palpiteiro na porta da igreja? No momento de entrar?! Ai, que me deu até um arrepio agora!!!
      Jesus me defenda! kkkkkk
      Bjooo!

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D