Inspire-se · Tradições e Modernismos

Tradições de Casamento: Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul

“Something old, something new,
something borrowed, something blue”.

Algo novo, algo velho,
algo emprestado, algo azul.

O casamento é um ritual repleto de tradições e simpatias pra dar sorte, e uma delas nasceu na Inglaterra, na época Vitoriana.
É uma tradição muito antiga que diz que a noiva deve levar com ela durante o casamento algo velho, algo novo, algo emprestado e algo na cor azul.

Algo velho
Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou acessório que foi de sua mãe ou avó. Pode usar um acessório que ganhou de presente há alguns anos ou algo herdado. Algumas noivas usam a foto de um parente muito querido que já é falecido no buquê ou no bolso do noivo.

Algo novo
A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e a esperança de vida nova à frente. Pode ser um acessório, o sapato, a lingerie ou até mesmo seu vestido novo de noiva (se não for alugado).

Algo emprestado
Deve ser um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e que gostaria que o seu fosse parecido. Esse item também lembra a noiva que ninguém é feliz sozinho e que os amigos, familiares e os padrinhos estão ali para apoiar o casal em qualquer dificuldade.
Os americanos adaptaram a tradição para “algo roubado” ao invés de algo emprestado. A noiva costuma pegar algo escondido de alguém pra usar durante a cerimonia, e depois devolve para o dono. Diz-se que traz sorte pra quem teve o objeto “surrupiado” temporariamente…

Algo azul
Azul simboliza amor, pureza e fidelidade (A Virgem Maria foi muitas vezes pintada em azul, representando sua pureza).
Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de noiva. Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para somente uma faixa azul amarrada na cintura da noiva. Acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” e afasta o “mal olhado”.
Pode ser uma jóia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquiagem.

Se quiser que a tradição seja seguida à risca, há mais um item que encontrei em algumas referencias por aí, que completam o poema inglês:

“Something old, something new
Something borrowed, something blue
And a silver sixpence in her/him shoe.”

(e uma moeda de prata de seis tostões em seu sapato)

Uma moeda de prata no sapato representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês do noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé, dentro do sapato, pra atrair dinheiro pro casal. Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo.
Pence é o centavo da libra esterlina, a moeda do Reino Unido. Quando a moeda é de 1 centavo, é chamada de Penny (ou simplesmente “p ” – pronuncia-se “pi”). Quando no plural, é chamada Pence ou Pennies. “Silver Sixpence” é uma moeda que foi cunhada na Grã-Betanha entre 1551-1967. Ela era feita de prata e tinha o valor de seis tostões.

Eu com certeza terei comigo os 4 itens, mais a moeda no sapato do noivo! Já tenho meus itens, muito especiais, e a moeda. A diferença é que minha moeda não é uma Silver Sixpence, e sim uma moeda de 10 cents de Euro que tem uma história muito importante pra mim e que um dia eu conto aqui no blog! rsrs

E você? Gostou da tradição? Fez ou vai fazer? Conta aqui!


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

6 comentários em “Tradições de Casamento: Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s