Decoração · DIY · Minha vida

DIY: Sousplat de jornal

Quem me conhece sabe que sou a louca dos trabalhos manuais! Se você me disser: “Olha, tem um sei-la-o-que lindo vendendo não-sei-aonde, feito a mão…“, eu aposto que só vou ouvir “feito a mão“. Ouvido seletivo kkkkk
Em tempos remotos quando eu era adolescente, cheguei a fazer bijuteria pra vender no comércio da minha mãe, cesta de café da manhã e até cachecol de crochê no ônibus indo pra faculdade… Tudo pra levantar uns trocos em épocas de vacas magrinhas.

Chega de blablablá, hoje eu contarei (e tentarei ensinar) como fizemos nossos sousplats de jornal.

Sousplat?
É isso daqui, ó:

Depois que eu vi no Pinterest  uma mesa posta com sousplats de ratan num casamento ao ar livre, tinha certeza que queria aquilo no meu casamento! Achei lindo, rustico e chiquérrimo ao mesmo tempo…

Lá fomos nós procurar pra comprar. E… tombo pra trás! Cerca de 25 reais cada um!!!
Ok, vamos ver pra locar… Beleza, R$3,50 cada. Ai gente… se fosse um por mesa, ok… mas um por pessoa fica muito caro!
Daí voltamos pro plano de comprar, mas mudamos a matéria prima… MDF, tecido, corda, crochê… Nada por menos de 15 reais a unidade.

jornal

Quando já estávamos quase desistindo, encontrei na internet uma forma de fazer sousplat de jornal. Era possível! Alguém conseguiu fazer, então também conseguiremos!
Daí toca pedir jornal pra todo mundo! A sogra arrumou um monte na portaria do condomínio onde ela mora… As tias da limpeza e a copeira do meu trabalho também começaram a juntar pra mim, a mãe de um amigo de infância do noivo também nos ajudou bastante!!!

Mantivemos segredo sobre o que estávamos fazendo com o jornal porque ficamos com medo de falar pra todo mundo e depois o negocio ficar horrível… Teríamos que lidar com a nossa frustração e com a de todo mundo que viria perguntar sobre o assunto… Mas deu super certo!

Ok, jornal disponível, vamos começar!

O que vamos precisar?
– Cola branca (mais ou menos 15 gramas para cada sousplat)
– Jornal (aprox. 20 folhas duplas ou 330 gramas para cada sousplat)
– Hashi de comida oriental
– Tesoura, faca ou estilete
– Pincéis para pintar e envernizar
– Tinta esmalte sintética (precisamos de uma lata de 3.6 litros para cada 120 sousplats)
– Verniz (meia lata de 3.6 litros deu para 220 sousplats)

Fazendo os rolinhos de jornal:

1. Com a tesoura, faca ou estilete corte as folhas do jornal ao meio. Se for a folha dupla (aquela que é dobrada ao meio) corte em 4 partes. 

2. Faça rolinhos com o jornal utilizando o hashi. Comece com as folhas na diagonal.

3. No meio do rolinho, antes do palito de hashi “sumir” dentro do jornal, retire-o pela ponta mais grossa e continue enrolando até o final.

4. Cole a pontinha do rolinho.

Atenção: Parece simples, mas não é… o rolinho tem que ficar com uma das pontas ligeiramente mais aberta e a outra mais apertadinha. Isso porque vamos precisar encaixar a ponta de um rolinho dentro da ponta do rolinho seguinte, e eles devem caber sem amassar.
Meu noivo teve a ideia de usar uma antena de rádio que estava solta na casa dele como “molde” para os rolinhos. Deu super certo. Também dá pra usar hashi de comida japonesa (como na foto).

5. Pra deixar o meu trabalho de fazer o sousplat mais rápido, as mães já deixavam dois rolinhos colados juntos, unindo a ponta mais larga com a ponta mais apertada.

Fazendo os sousplats:

1. Pegue o primeiro rolinho pela ponta mais grossa e achate-o até faltar 10 cm pro final.

2. Começando pela ponta achatada, enrole o rolinho de jornal no hashi, pra marcar o começo. Solte-o do hashi.

3. Enrole bem apertadinho o começo do rolinho, e vá passando cola e enrolando o resto, até chegar naqueles 10 cm que você não achatou.

4. Passe cola até o final do rolinho, e encaixe outro rolinho no final (ponta fina com ponta grossa). Continue enrolando, colando e encaixando rolinhos até chegar no tamanho desejado.

Nós fizemos com 30 cm de diâmetro, e eu sempre usava o primeiro sousplat que fiz como modelo pra medir o tamanho. É mais rápido do que usar uma régua, e o primeiro sousplat vai ficar tão feio que só vai servir pra molde mesmo… rsrs.

casamento_sousplat_jornal_diy_tutorial_18

Nossos sousplats terminados, esperando pra serem pintados!

Pintando e Envernizando:

1. Para pintar, utilize tinta esmalte sintética. Nós compramos a Coralit tradicional da Coral na cor tabaco, porque queríamos um marrom madeira escuro. Achamos mais bonito dar somente 1 mão de tinta… as “letrinhas” e cores do jornal aparecendo um pouco deram a impressão de ser os nós da madeira e deixou o trabalho mais rústico.

casamento_sousplat_jornal_diy_tutorial_03

2. Pinte um lado, deixe secar por aprox. uma semana, vire e pinte o outro lado.

casamento_sousplat_jornal_diy_tutorial_29

Pra caber mais sousplats em cima do plástico que estendi no chão, eu juntei alguns rolos de papel toalha e papel higiênico vazios, cortei-os em rolinhos e guardei. A cada 4 sousplat que eu colocava no chão pra secar, eu colocava um rolinho no meio e ali ia mais um sousplat elevado. Ganha muito espaço fazendo isso.

20150611_195509

3. Para envernizar, utilize o verniz Sparlac Copal. O verniz serve para tirar o cheiro forte da tinta e impermeabilizar o sousplat enquanto dá brilho e escurece um pouco a cor.

20150611_195536

4. Envernize um lado, deixe secar por aprox. uma semana, vire e envernize o outro lado.

20150420_165535

Olha, deu trabalho! Fizemos 220 em 6 meses mas ficaram lindos! Dividimos o trabalho: as nossas mães e meu pai cortaram todo o jornal, o noivo fez todos os rolinhos (e haja rolinho) e eu montei todos os sousplats… No final pintamos e envernizamos juntos!
Levamos uns 10 prontos na reunião com a decoradora e testamos na mesa, já com a toalha, arranjo e louças que vamos usar… Ficou muito mais lindo do que esperávamos e ganhamos elogios dela! ❤

Aconselho começar pelo menos 8 meses antes do casamento. Faça as contas de quantos vai precisar fazer por dia… se passar de 3, vai ser difícil dar tempo! A não ser que você esteja em casa com tempo livre, aí minha filha, entra de cabeça! =D

Se você decidir fazer os seus sousplats não esquece de contar aqui pra gente como foi a experiência e como ficaram!!! =*

Olha como ficaram:

Imagem destacada do post: Equipe Cleber Massao


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

104 comentários em “DIY: Sousplat de jornal

  1. Sensacional, que capricho! Também gosto muito de produzir as coisas que compõe a mesa, vou fazer esse sousplat e vou fazer também os porta guardanapos e o cachepô para os vasinhos de flores naturais que irão na mesa de jantar (mas não é pra casamento, é para minha casa mesmo). E à partir dessa ideia, podemos fazer no formato quadrado é até mais fácil e dará menos trabalho (tenho pratos quadrados) e pintar em prata,dourado ou ouro velho ou a cor que quisermos é só deixar fluir a imaginação e teremos variedades para compor a mesa. PARABÉNS trabalho lindo,

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Tati. Amei sua ideia, obrigada por dividir tudo isso com a gente! Também tava louca pra usar isso no casório e passei pelos mesmos passos de pesquisa de preço que você. Já tinha desistido. Mas só tenho um mês pro casório e apesar de precisar só de 90 eu acho que não daria tempo. Aí pensei: não pode ser com tinta e verniz em spray? Seca mais rápido e o tempo seria dedicado só aos canudinhos e montagens. Não entendo nada desses trabalhos manuais, tá? Mas de tanto ver programa d e decoro e DIY na TV, me veio essa dúvida e queria saber se você considerou/testou isso.

    Curtir

      1. Oi Tati eu amei sua ideia e estou fazendo para meu casamento também, realmente dá bastante trabalho estão ficando lindos
        Muito obrigada por compartilhar .

        Curtir

    1. Oi Larissa, se você conseguiu só com o jornal tá ótimo! Dei a dica do hashi porque uma ponta precisa ficar um pouquinho mais fechadinha que a outra, pra um canudo encaixar no outro… Mas se você conseguir o mesmo efeito sem o hashi, melhor!

      Curtir

  3. Que lindos os sousplat! Estava procurando para fazer, vou começar, tenho 5 meses para fazer então mãos a massa!!! Muito obrigada pela dica vou seguir seu passo a passo!
    Beijos

    Curtir

  4. Olá, quero fazer alguns para usar como descanso de panela…. precisa mesmo passar a tinta e o verniz, ou posso usar apenas um… pensei apenas no verniz…..

    Curtir

    1. Oi Priscila! Olha… verniz e tinta podem sair no fundo da sua panela com a quentura!! Sem contar que o jornal pega fogo suuuuper facil! Eu não aconselharia colocar coisas muito quentes em cima do sousplat, além de pratos!

      Curtir

    1. Nossa Raissa… pergunta dificil rsrs
      Não contamos, mas eram aproximadamente 80 rolinhos por sousplat, considerando que cortávamos a folha ao meio pra enrolar, eram 40 folhas por sousplat. Você também pode pesar o jornal, o que eu considero mais facil. Cada sousplat tem 330 gramas 😉

      Curtir

  5. Meu Deus! Descobri seu blog ontem, e a cada post que eu leio fico mais encantada e admirada com você Tati!
    É impressionante ver as coisas que você fez ! E dá uma vontade de por a mão na massa tbm !
    Meu casamento está marcado para 14/10/2017 e ja risquei várias coisas do meu caderninho de coisas pro casamento (pra comprar) porque simplesmente vou fazer eu mesma ! E inspirada em você !
    Nem consigo imaginar o prazer de ver as coisas que vocês fizeram juntos ali no seu casamento ! Eu quero sentir isso, por isso quero passar por essa esperiencia !

    Espero poder dividir com você o que eu estiver fazer, por hora, só posso te dar os meus sinceros PARABÉNS !!!

    Abraços, Gisele Lima.

    Curtir

    1. Oi Gisele!!!
      Ai menina, a gente fica com essa coceira na mão pra começar a fazer as coisas, né? kkkkk E riscar da lista então, é um prazer sem tamanho! Só de pensar que o dindin que será economizado pode dar um up na Lua de Mel ou na decoração da casa nova, já dá um animo novo! rsrs
      Eu super quero saber o que você vai fazer!!! Se quiser tirar umas fotos do passo a passo a gente publica aqui, pro seu casamento inspirar outras noivinhas assim como você se inspirou por aqui!
      Obrigada pelos elogios, fico com o coração aquecido aqui do outro lado da tela! ❤
      Bjooo!

      Curtir

  6. Olá, tdb? Que legal ficaram, já fiz alguns objetos usando esta técnica e sei o trabalho que dá, mas o resultado é lindo!
    Preciso de 12, vc teria?
    Obrigada!
    Hosana

    Curtir

    1. Oi Bruna!
      O tempo está no post: Fizemos 220 em 6 meses… A gente fazia a noite depois do trabalho e aos finais de semana.
      Quanto ao preço, foi assim:

      Usamos umas 5 embalagens de cola Cascorez (vende de 500g). Cada uma custa + ou – 15 reais.
      Verniz Sparlack usamos meia lata de 3,6 litros. Ela custa + ou – uns 55 reais.
      Tinta esmalte Coral usamos duas latas de 3,6 litros, porque usamos sem dó. Uma unica demão. Custa tipo 55 reais também cada galão.

      Curtir

  7. Oi Tati! Ficaram realmente lindos!!!
    Só uma dúvida: é preciso mesmo tanto tempo de secagem entre as demãos de tinta e verniz? Achei uma semana muito tempo. Estou querendo muito tentar fazer.

    Curtir

    1. Oi Adriane!
      Olha, precisaaaar não precisa, mas eu deixei pra não formar bolhas. Meu quintal é coberto, então eles não ficavam diretamente no sol, o que poderia retardar a secagem, e como demos demãos bem generosas preferimos deixar bastante tempo secando.
      Enquanto seca você vai fazendo mais pra pintar depois.
      Bjo!!!

      Curtir

  8. Oi Tati, você ainda tem alguns (alguns 130 xD ) ?

    Se não tiver, acho que vou tentar! Já fiz pecinhas com esse jornal enroladinho na pré-escola, será que ainda tenho talento? hahah

    Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D