Convites e Papelaria · DIY · Inspire-se

Vou fazer meus convites de casamento, e agora ?

Quer economizar alguns trocados no seu casamento e de quebra fazer o convite com a sua cara, do jeitinho que imaginou? Não é fácil e nem rápido, mas a economia, satisfação e os elogios que vocês vão receber depois, valem a pena!

Eu e o gatinho fizemos não só os nossos convites como todos os itens de papelaria do casamento. TO-DOS! E foi muito bom, porque volta e meia a gente lembrava de algum detalhe que precisávamos ou alguma tag que ficou faltando, então era só ligar o computador e imprimir o que queríamos. Se fossemos pagar por fora, sairia uma fortuna!

Neste post eu não vou ensinar a fazer um tipo específico de convite… Mas vou dar algumas dicas pra você inventar um modelo e fazer o seu próprio convite, com a cara do seu casamento. Vou listar alguns pontos importantes e alguns detalhes legais pra levar em consideração na hora de criar seu convite.
Se quiser ver como fizemos os nossos convites, clica aqui!

Bom, vamos começar?

– Defina o estilo da cerimônia / festa

Primeiro de tudo você deve ter já definido (pelo menos na sua cabeça) qual a cara que o casamento terá. Será algo tradicional ou casual? Dia ou noite? Clássico ou rústico? Moderno ou Retrô?

O convite de casamento é o primeiro contato que o seu convidado terá com o casamento, e é muito importante que ele seja condizente com o estilo. Um casamento ao ar livre, por exemplo, não combina com um convite clássico, em papel brilhante. O convidado sabe o que esperar do casamento pela cara que o convite tem.

Defina local, horário, cores da decoração e estilo da festa antes de confeccionar os convites. E importantíssimo: Siga a mesma identidade visual para TODOS os itens de papelaria… Senão fica parecendo que não são itens pertencentes ao mesmo evento.

– Escreva o texto e escolha fontes

Escreva o texto do seu convite. Escolha se será um texto mais tradicional ou mais casual.
As informações que não podem faltar no seu convite:
– Nomes dos noivos
– Local, data e horário do casamento
– Algum texto de apresentação.
Tem casais que escrevem o nome dos pais, colocam monograma, numero de telefone e e-mail para RSVP, lista de presentes, dress code, etc… Mas quem define se isso é ou não importante no seu convite, é você!

Com o texto em mãos você já sabe que tamanho terá o convite, para que caiba tudo.

Não é regra, mas é interessante que você nunca faça o convite inteiro com um único tipo de fonte. Fontes diferentes, principalmente se você mistura uma fonte cursiva com uma fonte comum (serifada ou não), dão uma cara mais profissional para o convite.
Escreva os nomes, data e horário do casamento e alguma observação de rodapé do convite com a letra cursiva, e textos em geral ou endereço do casamento com a letra comum.

– Decida se terá monogramas ou logos

Um detalhe que ajuda a montar a identidade visual do seu casamento é o monograma ou logo. Pode ser um arabesco com as iniciais do casal, ou somente um desenho de dois bonequinhos, corujinhas, pombinhos, gatinhos… Qualquer coisa que vocês se identifiquem e gostem.

Pela internet você consegue encontrar monogramas prontos, onde você só precisa instalar a fonte e mudar as iniciais antes de imprimir.

– Escolha os papéis

É hora de escolher com que tipo, cor e gramatura de papel será feito seu convite, de acordo com o estilo escolhido.

Acho que essa é a parte mais difícil, porque ao mesmo tempo que temos uma infinidade de modelos e estilos disponíveis na internet pra se inspirar, temos também algumas limitações pra quem vai fazer o convite em casa: Não é qualquer tipo de papel que serve em impressora doméstica, nem qualquer tipo de impressão que pode ser feita nela.

Leia o manual da sua impressora, compre papel avulso e teste, teste, teste muito!!! Teste cores, contrastes, tudo!

– Faça a arte

Neste momento você precisa dominar o básico de algum editor de imagem (Photoshop, por exemplo) ou pelo menos de texto, como o Microsoft Word.
É preciso pegar o texto, fontes, monograma, imagens… tudo que você escolheu e montar a arte do seu convite.

Feito isso, compre alguns papéis de exemplo e imprima testes em casa. Veja as alterações necessárias e vá testando até ficar do agrado.

– Compre o material

Depois que a lista de convidados estiver fechada, conte quantos convites vai precisar fazer e pesquise preço de material. Imprima um modelo exatamente do jeito que será o convite, e com isso em mãos calcule quantas folhas de cada tipo de papel você vai precisar.
Se for muito, vale mais a pena comprar em algum atacadista ou loja grande do que na papelaria do seu bairro.
Não esqueça de verificar a tinta da sua impressora, se precisa de um novo cartucho, toner, etc.

Se você vai precisar de recortes e montagens, providencie também tesoura, estilete, régua, furador, cola ou qualquer outro item necessário. Sair pra comprar essas  coisas aos poucos toma muito tempo e faz a compra sair mais cara.

– Mão na massa!

Essa parte é a mais gostosa, quando você começa a imprimir os convites, recortar, dobrar, montar, amarrar, colocar em saquinhos, envelopes… Ver o trabalho ficando pronto e tomando forma!
Que delícia!
Junta a família, amigos, todo mundo pra ajudar!
Lembro-me que eu e o noivo ficamos um sábado inteirinho, desde a manhã até as 11 da noite pra montar 103 convites! Mas depois ficaram tão lindos!!!

Empolgou pra fazer o seu?

A variedade de materiais e ideias pra fazer um convite não tem fim. Tecidos, plásticos, fitas, rendas, pérolas, botões, flores secas, origami…

Vamos ver alguns exemplos de convites DIY por aí?


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

6 comentários em “Vou fazer meus convites de casamento, e agora ?

    1. Oi Silvana! Olha, nos meus eu escrevi uma frase que vi no Google “ali nos verão solteiros pela última vez, casados pela primeira vez e felizes para sempre”, e o resto foi da nossa cabeça.
      No Google ou Pinterest você encontra muita idéia.

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D