Convites e Papelaria · Decoração · DIY · Inspire-se · Minha vida

DIY: Cortina de Tsuru pra casamento .

O que é tsuru?

Tsuru é o nome daquele passarinho feito de origami.
Diz a lenda que se você fizer 1000 tsurus, mentalizando um desejo enquanto faz, o seu desejo se torna realidade.

Eu vi uma cortina de tsurus em um casamento e achei lindo! Não importa que não somos japoneses, eu coloquei a cortina de tsurus na nossa lista de DIY e, se desse tempo, nós faríamos!

Fizemos quase todos os itens DIY do nosso casamento em dupla, eu e o marido – salvo algumas exceções, como por exemplo o buquê e o sapato que fiz sozinha pra ele não ver antes da hora. Mas a cortina de Tsurus ele fez sozinho! Juro, passarinho por passarinho, e depois montou as linhas e foi na 25 de março comprar os últimos detalhes.

Não tenho fotos do passo a passo, mas encontrei como faz e vou colocar aqui:

casamento_cortina_tsuru_origami_diy_01

Encontrado em: comofazerorigami.com.br

Os tsurus foram feitos com papel sulfite branco, cortados em quadrados de 10 x 10 cm.

Depois de feitos, os tsurus foram furados ao meio e colocados em fios de nylon (tipo linha de pesca). Embaixo de cada tsuru meu marido colocou uma bolinha de metal pra segurar e não deixar o passarinho escorregar.
Daí pra finalizar, na ponta de cada fio ele colocou passarinhos de acrílico pra fazer peso e manter os fios no lugar se ventasse durante a cerimonia.

Nossa cortina tinha 525 tsurus. O espaço que cobrimos tinha 3,5 m de largura x 2,5 m de altura. O marido fez 35 fios que foram colocados a cada 10 cm de distancia, aproximadamente. Cada fio tinha 15 tsurus.

Levamos para o decorador colocar no local. Cada fio de tsuru foi colocado em um saquinho de plastico separado, para não embolar. Na hora de pendurar ele só precisou desenroscar um pouco, mas não formou nenhum nó.

Nossa cortina ficou lindaaaaa:

Os convidados aproveitaram pra tirar fotos na cortina antes e depois da cerimônia:

No espaço foi deixada uma outra cortina de tsurus amarela, de um casamento que aconteceu na semana anterior a nossa. Nós pedimos pro pessoal da decoração não tirar, e como nossa decoração também era amarela, acabou combinando com tudo!

Olhando antes de colocar no lugar, parece que não vai dar diferença nenhuma, mas depois que vimos tudo arrumado, adoramos! Deu outra cara pro pergolado!


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

28 comentários em “DIY: Cortina de Tsuru pra casamento .

    1. Oi Erika, sao bolinhas vendidas em lojas de material pra montar bijuteria, elas tem um furinho no meio, pra passar a linha de nylon. Se vc morar em Sao Paulo, com certeza encontra na Ladeira Porto Geral proximo a 25 de Marco. Se morar no RJ, encontra no Saara. Ou ainda pela internet, procurando por material pra bijuteria.
      Se nao quiser gastar com isso, pode fazer varios nozinhos na linha, um em cima do outro, pra deixar uma saliencia e o tsuru nao escorregar.

      Curtir

  1. Tati td bem? To pensando em fazer a cortina tb… como será no msm lugar que o seu, poderei usar a msm qtd que vc usou rs só fiquei com dúvida em como ele passou o fio pelo tsuru… ele furou como? E vc acho que o tamanho ficou bom? Bjs

    Curtir

    1. Oi Cibele! Vai se casar no La Forêt? Ai que lindoooo!
      Sim, pode usar a mesma qtd que vai ficar igualzinho… Ele furou com uma agulha de costura grossinha, tipo de tapeçaria sabe? É só comprar em uma loja de armarinhos…
      Eu achei o tamanho perfeito! De longe eles ficam pequenos e a cortina fica lindaaaa, de perto você percebia que eram passarinhos e ficava mais lindo ainda rsrsrs
      Bjo!!!

      Curtir

  2. Boa noite, gostaria de saber onde vcs encontraram esses passarinhos de acrílico que finalizam as cortinas de tsurus?? Ficou muito linda..e estou tb fazendo os meus com meu noivo e uma amiga!!!
    Bjs

    Curtir

    1. Oi Ju!
      A gente comprou na região da 25 de março, numa loja bem grande que só vende miçangas e contas de acrílico! Mas não existe só essa loja, tem várias lá, inclusive nas galerias da Ladeira Porto Geral.
      Bjo!!!

      Curtir

      1. Muito obrigada, Tati! Sou aqui de Aracaju/SE e o meu casamento será em novembro/17. Já estou fazendo com meu noivo uns tsurus para o casamento e gostei que vcs finalizaram com esses passarinhos. Não encontrei por aqui..vou ver se acho em algum site!!!
        Bjs!!!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Olá gostaria de saber quantos pássaros foram necessários pra cortina de vocês, bem como o espaçamento entre eles em cada fio e qual foi a largura e a altura da cortina.

    Curtir

    1. Oi Ingrid!
      Ótima pergunta, eu vou colocar a informação no post!
      Nossa cortina tinha 525 tsurus. O espaço que cobrimos tinha 3,5 m de largura x 2,5 m de altura. O marido fez 35 fios que foram colocados a cada 10 cm de distancia, aproximadamente.Cada fio tinha 15 tsurus.

      Curtir

  4. Oi flor! Cheguei hoje ao seu blog, estou no trabalho, serviço atrasando porque eu não consigo parar de ler!!! hahahaha! Adorando tudo! Ate porque, seu casamento foi muito parecido com a ideia que eu tenho para o meu!! Fiquei impressionada com as semelhanças!! De convite a lembrança e outras coisas…
    Também irei fazer uma cortina no meu casamento, mais a minha será de borboletas, ficará atrás da mesa do bolo. Meu casório é só para o ano que vem, mas, como você, quero eu mesma fazer muitas coisas, não só para economizar, mas para ter a marca da nossa união em tudo!! Quando acontecer, prometo voltar e deixar fotos!!
    Beijos e muita felicidade para o lindo casal!!

    Curtir

    1. Oi Luena!
      Ah eu sei como é isso, também acabo atrasando meu trabalho quando me empolgo escrevendo posts ahahahha!
      Essas cortinas ficam lindas, né? As borboletas também ficarão fofas! 😀
      Fazer a gente mesma as coisas para o casmento é uma delícia!!! Tenho saudades rsrsrs.
      Volta sim!!! Adoro ver os casamentos!
      Beijão!!

      Curtir

  5. Amei sua cortina. Vou fazer no meu tb. Uma duvida sabe o tamanho do papel que seu love usou para fazer cada tsuru? Estou em dúvida no tamanho da folha que faço.

    Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D