Cerimônia · Inspire-se · Minha vida · Tradições e Modernismos

Cerimônia das Areias

Eu já havia visto em vários casamentos por aí a cerimônia das areias, inclusive em casamentos na igreja católica.

Já ouviu falar? Funciona assim:

Existem potes com areia dentro, de diferentes cores (ao gosto dos noivos) e um pote maior vazio. Os potes são geralmente de vidro ou algum material transparente.
Durante a cerimônia em algum momento, pais, irmãos e ás vezes até padrinhos são chamados para perto do altar. Cada um pega um pote e despeja sua areia dentro do pote maior.
No final, os noivos despejam o pode deles.

Alguns exemplos de cerimônia das areias

Cada pote colorido representa uma pessoa na vida dos noivos. O objetivo é misturar as areias de forma que seja impossível separar os grãos de cores diferentes, ou seja, o pote maior se torna o símbolo da união do casal junto com seus familiares e padrinhos, de modo que seja pra sempre, impossível de separar.

Bonito, né?

Apesar de querermos, eu e meu marido, coisas incomuns e diferentes pro nosso casamento, a gente acha a cerimônia das areias algo muito bonito e resolvemos incorporar á nossa cerimônia.

Mas a gente fez algumas alterações:

– Só tínhamos 2 potes, o meu e o dele.
Optamos por fazer o pote maior representando somente a nossa união como casal, sem a família. Já somos mais velhos que a maioria dos casais que estão se casando (ambos temos mais de 30 anos de idade) e também já morávamos fora da casa dos pais há bastante tempo. Teremos neles sempre uma base na vida e são exemplos de pessoas que queremos ser, mas optamos por manter o pote algo mais privado, só nosso.

– Não viramos os potes inteiros dentro do pote maior.
Geralmente as pessoas viram toda a areia dentro do pote vazio, mas nós escolhemos deixar nossos potes individuais com um pouco de areia dentro. Isso é pra nos lembrar que apesar de sermos um casal, somos também duas pessoas diferentes, com necessidades, gostos e opiniões próprias. Os potes individuais são pra nos sinalizar que nunca devemos nos anular em nome do outro. Deve haver equilíbrio na nossa relação.

Compramos nossos potes em uma promoção da TokStok, e as areias de quartzo na 25 de março. Escolhemos dois tons de azul, um clarinho pra mim e um mais escuro pra ele.
A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, coisas importantes que a gente quer pro nosso relacionamento.

Nossa cerimônia das areias. Fotos Equipe Cleber Massao

Durante a cerimônia foi explicado o porquê das areias estarem ali, o que faríamos com elas e o que aqueles potes representavam.
Quem nunca havia visto achou muito interessante. Quem já conhecia, elogiou nossa alteração sobre manter um pouco da areia nos potes individuais.

E você, já viu alguma cerimônia das areias?
Fez ou vai fazer no seu casamento?


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

65 comentários em “Cerimônia das Areias

  1. Oi Tati, poderia me mandar o script da cerimônia das areias? Achei muito lindo Você poderia me mandar o roteiro do casamento e o texto lido durante a cerimônia? Obrigada, Gaby

    Curtir

        1. Oi Kelly, eu citei ai no texto onde foram comprados: “Compramos nossos potes em uma promoção da TokStok, e as areias de quartzo na 25 de março.”
          Nao sei se eles sempre tem essas promocoes… vale a pena dar uma olhadinha!
          Bjo!

          Curtir

  2. Eu literalmente estou chorando lendo as coisas sobre teu casamento, decidi fazer uma cerimonia tem 1 mês, e tenho mais 2 meses para organizar tudo, hoje procurando sobre a cerimonia encontrei você, que foi uma luz! Queria saber como explicou o significado das areias, pode me encaminhar o script? Estou encantada com tudo!

    Curtir

  3. Oi Tati!
    Adorei o teu blog. Parabéns!
    Nós vamos casar agora em setembro ❤ e vamos fazer a cerimônia das areias tb!
    Adorei os potes que tu usou. Achei o maior deles (onde vcs juntaram as areias) na tokstok online, mas vi que ele não vem com a rolha. Onde tu comprou a rolha? Tu lembra?

    Muito obrigada, obrigada mesmo,
    Fernanda

    Curtir

    1. Oi Fernanda! A cerimonia das areias é muito linda e simbolica, né?
      Realmente o pote grande não vinha com a rolha, então encomendamos uma na Rua do Gasômetro, em SP. Não sei exatamente a loja, não me lembro… mas lá tem várias lojas de cortiça.

      Curtir

  4. Tati, descobri seu blog a alguns meses (quando buscava os passarinhos de crochê para o topo do bolo) hoje cai nele novamente buscando cerimonias diferentes, confesso que “fuçei” bastante, me emocionei de verdade com os votos de vocês, achei linda a cerimônia, tudo muitooo prefeito. Mas estou encantada, com a cerimônia das areias que vocês fizeram é simplesmente perfeita e diferente de tudo que eu já vi e li. Será que você poderia me enviar o script de sua cerimônia, para que eu faça a minha? não sou de pedir, mas estou apaixonada em seu blog. Outra coisa vocês tiveram banda na cerimônia? estou pensando em colocar as musicas em pen drive.

    Curtir

    1. Oie! Parece que o Google quis mesmo que você lesse nosso blog! rsrsrs
      Tô te mandando o script da cerimonia no seu e-mail! Dá uma olhadinha lá depois!
      Quanto ás musicas da cerimônia, não tivemos banda não… pegamos musicas no Youtube, levamos num pendrive e nosso DJ colocou nos momentos. Deu super certo!
      Bjooo!

      Curtir

  5. Tati minha querida eu vou fazer exatamente essa no meu casamento , na verdade minha cerimônia será Ecomenico ,acho lindo de mais e tb quero sair do tradicional . Amo amo amo amooooooooooooooooooooo seu blog tudo com tanto amorrr e carinho , hj me emocionei e ri muito lento o que seu marido sentiu antes do casamento . beijos sua linda

    Curtir

    1. A cerimonia das areias é muito linda mesmo, né? Já vi até na igreja católica! O simbolismo é perfeito!
      Ah, ele me pegou de surpresa com aquele post também… disse que queria escrever o que sentiu, e me fez chorar litros quando li kkkk

      Curtir

  6. Oi Tati tudo bem ? Seu blog é adorável, estou encantada, parabéns pelo trabalho…, Vou comemorar bodas de Flores em dezembro de 2017, estou um pouco perdida, pois não há nada muito interessante na internet sobre o tema, se possível escreve algo sobre como montar uma bodas, Também gostaria de lhe pedir, por favor, se pode me enviar o script da sua cerimônia? Serei eternamente grata!

    Curtir

  7. Oi Tati tudo bem ? estou encantada com seu blog, como me identifiquei aqui, parabéns por um trabalho tão cheio de detalhes…, vou me casar em julho 2017, estou um pouco perdida com tanta informação na net rs… bom estou pensando em fazer meu casamento com tema junino, porém que seja uma combinaçaõ harmonica entre o tradicional com o junino nos detalhes… por ser em julho e eu e meu noivo amarmos os festejos desta época. tem como me ajudar com ideias ?? rs..se não for pedir muito tem como me enviar o roteiro das cerimônias da areia e do vinho. o script completo.? vanesse_paraclito@hotmail.com
    desde ja obrigada!

    Curtir

    1. Oi Van!! Ahhh eu adoro os casamentos, chás e afins com tema junino! Fica tudo tão bonitinho e colorido! Remete a uma época onde os namoros e os casamentos eram mais inocentes e sinceros! Tô faz tempo bolando um post sobre casamentos ou chás juninos! Espera um tico que eu já escrevo rsrs
      Quanto ao script da cerimonia, enviei pra você por e-mail! Tomara que te ajude com alguma ideia rsrs
      Mil bjos!!!

      Curtir

      1. Bom dia Tati, recebi o Email sim 😀 Obrigada!
        me tire uma duvida , este Roteiro fica apenas com as pessoas que estão na organização ou para convidados tbm ?? vi em um post seu algo relacionado do tipo um livreto para os convidados saberem a sequência dos acontecimentos.. como faço???
        aii.. que Delicia, estarei aguardando ansiosamente pelo seu post com tema junino para iluminar minha cabeça kkkkkk… quero fazer com esse tema, porém que não perca a elegância de um casório. contando os dias pelo seu novo post 😀

        Curtir

        1. Oie Van!!
          A gente entregou o texto na íntegra somente para as mães (que foram as celebrantes) e para a assessora. Os fotógrafos e o DJ tinham uma lista da ordem dos “acontecimentos” durante a cerimônia, para que pudessem se preparar.
          Os convidados não sabiam de nada, nem que seriam as mães a celebrar a cerimônia… eles só sabiam que não seria religiosa.

          Sobre esse livreto, é super comum nos USA! Funciona assim: Você faz um livrinho fofo com os horários das coisas, tipo: 10h cerimônia, 11h entrada no salão (com salgadinhos e bebidas liberadas), 11h45 entrada dos noivos no salão, 11h50 discurso dos noivos, 12h abertura do almoço no buffet e do balcão de drinks… etc!
          Você pode colocar informações adicionais no livrinho, tipo a fotinhos dos padrinhos e madrinhas e um textinho breve dizendo quem são, por exemplo: Ana: amiga de infância da noiva, Zé: primo mais velho do noivo, Maria: irmã da noiva, João: amigo do trabalho do noivo, Juju: daminha e afilhada da noiva… etc. Assim os convidados ao olhar o cortejo dos padrinhos, lêem os textinhos e vão se sentindo mais proximos das pessoas que não conhecem.

          Nussss escrevi demais kkkkk
          Vou fazer um post sobre esse livreto, e também sobre o casamento junino!!! 😀

          Curtir

      2. Oi Tati!! Acabei de encontrar seu blog e já to apaixonada!!! Eu e meu noivo resolvemos casar daqui 1 mês e meio hahah e queremos fazer uma cerimônia bem parecida com a sua!! Vc pode me enviar tbm o script das ceimônias das areias e do vinho, por favor? Como estamos super sem tempo, ajudaria muito!! Obrigadaaaa!!! :)))

        Curtir

  8. Olá Tati, poderia me mandar o script da cerimônia das areias? achei lindo demais 🙂 e alguma idéia para a cerimônia se puder. Agradeço pelas dicas .

    Curtir

  9. Olá! Adorei seu blog e suas dicas. Bacana mesmo! Vou casar agora dia 2 de julho e faremos a cerimônia das areias. Você poderia me enviar o script, por favor? Meu email é lucianaflorenzano@gmail.com. Outra coisa…onde você comprou as areais na 25 de março? Beijos e muito obrigada!

    Curtir

  10. Por gentileza, minha filha vai casar em novembro,ja tem os padrinhos,mas tem um casal muito especial de amigos que ela não convidou para padrinhos mas queria que eles tivessem um papel especial na cerimonia, como ja tem a avo dela que entrara com a imagem de Nossa Senhora, ela não sabe o que pedir para os amigos entrarem, vc tem algumas ideias, muito obrigada!

    Curtir

  11. Olá! Tô encantada com seu blog! Vou me casar em janeiro de 2017 e meu noivo quer ele mesmo fazer a cerimônia. Achei meio estranha essa idéia mas tô curiosa rsrsrs Teria como me dar uma dicas?? Obrigada!!!

    Curtir

      1. É isso mesmo! Decidimos contratar um celebrante apenas para fazer o efeito civil mas ele não desisti de falar, falar e falar!!!! Por favor me dê dicas sim!!!

        Curtir

  12. Oi Tati, bom dia! Acabei de conhecer seu blog, achei muito bacana.
    Gostaria de fazer essa cerimônia das areias, você poderia me enviar o script, outra coisa teria algum fornecedor para indicar das areias e vidros?

    Bjs e sucesso!!!

    Curtir

  13. Oi, Tati! Eu vou casar em abril de 2017, mas antes disso, recebi a incumbência de ser celebrante do casamento de minha melhor amiga. Já havia me inspirado em muita coisa aqui no seu blog. Você poderia me auxiliar um pouco mais nessa missão e me enviar o scriptda cerimônia? Serei eternamente grata!

    Curtir

      1. Oi Tati tudo bem ?Não recebi o roteiro das cerimônias da areia e do vinho. Você poderia me enviar novamente o script completo. Desde já agradeço. Bjsssss…

        Curtir

      2. Gente que coisa linda. Estou com a mesma missão de celebrar o casamento da minha melhor amiga que por coincidência se chama Ludmilla também, rsrsrs . Ela quer um casamento com essa mesma proposta e se não for incomodo poderia mandar o script para mim também? Assim poderemos ajuda – lá a ter idéias para o dela. Agradeço desde já. Meu email é laurakarolyne@hotmail.com
        Seu blog Tati é encantador , seu casamento deve ter sido muito emocionante, pois o momento todo que estava aqui lendo senti vibrações maravilhosas. Que legal ter compartilhado conosco. Parabéns pelo casamento, desejo muitas felicidades.

        Curtir

  14. Oi Tati descobri seu blog hj por acaso e simplesmente estou amandooooo. Não tenho nem idéia de quanto tempo estou a ler sobre tudo. Vou me casar em agosto e também vou fazer uma celebração ao ar livre. Amei a idéia da cerimônia do vinho e da areia e quero adaptá-las ao meu casamento. Se possível, me envie o script para que eu possa ter uma noção melhor de como reproduzí-las e criar meus próprios textos. Que sua união seja sempre e cada vez mais muito abençoada.

    Curtir

  15. Estou adorando seu site e todas as dicas, eu e meu noivo pretendemos fazer esse ritual das areias. Um amigo nosso que irá celebrar a união. Você tem algum roteiro do que foi dito nesta parte? vamos casar mês que vêm e só descobrimos esse ritual nesta semana e amamos. Caso possa me mandar: renatamorete@msn.com
    Obrigada

    Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D