Cerimônia · Emoções e Sentimentos · Minha vida

O que uma noiva sente minutos antes de entrar ?

Passamos meses, as vezes anos, preparando um casamento. Escolhas, contratações, trabalhos manuais, sacrifícios financeiros, planilhas e contratos. A gente dorme e acorda com um único assunto na cabeça: Casamento.

Mas nada no mundo prepara a gente pra uma coisa: O que vamos sentir minutos antes de se casar.
O que vai passar pela sua cabeça (noiva ou noivo) quando, depois de um tempo se arrumando, encarar pelo lado de fora a porta da igreja? Ou quando no cartório chamarem a sua senha ou seu nome. O que você vai sentir quando ouvir a sua música – aquela que você escolheu pra entrar pelo tapete – tocando?

Contei aqui que me arrumei em um chalé no próprio espaço, e que consegui assistir todas as entradas (do noivo aos padrinhos e a florista) da porta do chalé, escondida.

Me emocionei bastante com cada entrada e um filme passava pela cabeça.
Enquanto o noivo entrava, eu pensava nas diversas vezes que ele dizia “certeza que eu vou chorar”. Depois ver nossas mães e pensar no quanto elas disseram que estavam ansiosas. Ao ver cada casal de padrinho eu me lembrava de quando os convidamos pessoalmente ou por telefone (tem alguns que moram em outros estados ou países), e das surpresas, gritos, abraços, comemorações, lágrimas ao saberem que seriam padrinhos…
Eu sabia todas as músicas e eu as decorei acorde por acorde. Eu sabia a ordem de entrada dos padrinhos. Eu sabia até quantos minutos eu levaria do chalé ao pergolado.
Eu tinha me preparado (ou pelo menos eu achava que sim) pra esse dia como quem se prepara pra uma prova de vestibular de uma universidade federal.
Lógica e prática que sou, como todo profissional de T.I., eu me preparei fisicamente, mas não pensei no que eu iria sentir…

Músicas tocaram e pessoas passaram pelo tapete.
E então, silêncio.
Eu sabia que o DJ estava fazendo seus segundos de suspense antes de começar a minha música… E daí, ela começou.

E eu tremia dos pés a cabeça!

De repente desaprendi a respirar e pensar ao mesmo tempo!
Era um turbilhão de pensamentos: Sim! Estava acontecendo! Eu havia encontrado o homem da minha vida e estava me casando com ele! Nosso maior e mais caro projeto feito em conjunto estava acontecendo, mas um projeto ainda maior estava começando naquele momento: Uma vida juntos.

Eu, tão acostumada a andar de salto desde sempre, de repente vi meus pés grudados no chão. A sensação era que eu cairia no primeiro passo que eu desse com meus sapatos tão confortáveis e já laceados por mim mesma.
Eu tinha meu homem me esperando. Um cara que decidiu ficar ao meu lado pro resto da vida e dividir os bons e maus momentos.

Então, eu desgrudei do chão e andei.

Saí do chalé rumo a rampa que eu desceria sozinha.
Sozinha.
Fazia sentido pra mim. Não sou mais nenhuma menininha cujo noivo estava tirando da casa dos pais. Eu já havia caminhado um bom tempo por conta própria na vida e casar foi uma decisão exclusivamente nossa.

Da rampa eu via todo mundo, mas a vegetação não me deixava ver meu noivo no pergolado. Eu queria vê-lo! Eu queria dizer com o olhar “tô indo, já já tô aí“, mas não conseguia.

Meu avô me esperava no pé da rampa pra me levar até o tapete, onde meu pai estava. O bombeiro que toma conta dos lagos no sítio o ajudava até a minha chegada.
Tão velhinho e tão arrumadinho, meu avô desviou um pouco a minha atenção em tentar conseguir ver meu noivo. Agora eu tinha outra pessoa com mais dificuldade que eu pra ajudar. Se eu quase não conseguia andar por conta da emoção, ele já contava com uns bons anos e uma bengala.
Foco, Tatiana!“, eu dizia pra mim mesma. Peguei na mão dele, ele me disse que eu estava bonita e eu ri. E andamos.

A subidinha mínima do terreno me fez pisar no vestido, mas no segundo passo eu já instintivamente chutava suavemente a barra pra não pisar nela.
E então meu avô me entregou ao meu pai.

Eu nunca vi meu pai chorar. Por duas vezes eu o vi lacrimejar: No dia da minha colação da faculdade e quando eu voltei do exterior pra morar novamente no Brasil. E agora, eu o estava vendo novamente lacrimejando.
Ali na ponta do tapete minha segunda música começou, aquela que eu tinha escolhido pra entrar com meu pai, e então, pela primeira vez eu consegui trocar olhares com meu noivo.

Ele tinha chorado, assim como ele disse que tinha certeza que faria. E eu também tinha, sem nem ter percebido.
Não tinha mais tremedeira, não tinha mais nervoso. Os homens que eu mais amo na vida estavam comigo. Eu só caminhei e caminhei ao encontro do meu noivo, intercalando nossos olhares com os olhares dos convidados, de todo mundo que estava ali chorando e sorrindo com a gente.
Eu caminhei com a mesma certeza do dia que disse “Sim ao pedido. Com a mesma certeza que tinha durante todo o tempo do noivado… Eu nunca duvidei que era pra ser ele.

E então, chegamos. Meu pai me deu um beijo na testa e eles se cumprimentaram.
Recebi outro beijo do meu noivo na testa e finalmente, depois de pouco mais de 3 minutos que duraram uma eternidade, pude segurar na sua mão.

Estava começando a nossa cerimônia de casamento.

Claro que a emoção não terminaria ali pra nós, pois quem conduziria a cerimônia seriam as duas mulheres mais importantes das nossa vidas: as nossas mães.

Mas isso é assunto pra outro post!

Quer ler a versão do noivo, o que ele sentiu e o que passou pela cabeça dele minutos antes do casamento? Tá tudo aqui, escrito por ele!


Imagens do post: Fotos tiradas por nossos convidados / Equipe Cleber Massao


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

31 comentários em “O que uma noiva sente minutos antes de entrar ?

  1. Aiiiii que delicia foi ler esse post!!!

    Me caso mês que vem e não estou me aguentando de ansiedade, só de pensar fico nervosa.
    E agora que li o seu relato estou mais ansiosa ainda kkkk. Coloco a música que vou entrar fico me olhando no espelho e tentando imaginar como será no dia, mas sei que só vou saber quando estiver vivenciando. Mas vai dar tudo certo se Deus quiser. E ele quer haha.

    Curtir

    1. Oi Ray!! Vai ser sim, lindona! Voce vai arrasar e vai dar tudo certo! Nao tenha vergonha de chorar, de se emocionar, nem de nada que aconteca naturalmente. Voce vai querer ver essas emocoes nas suas fotos e video daqui ha alguns anos!
      Felicidades!!!

      Curtir

  2. Tati, não consigo parar de ler seu blog, é inspirador! Estamos há 1 ano e meio do casamento, mas nossa decisão é um grande segredo, só de nós dois. A cada coisa que leio e organizo, eu choro, mas lendo o seu depoimento e do seu marido, só chorei. Compartilhei com meu noivo, e com um amigo muito querido que casa em janeiro! Desejo toda felicidade e amor do mundo pra vocês!

    Curtir

    1. Oie! Ah como me identifico com isso de manter segredo!!!
      Olha, recomendo guardar segredo pra só vocês dois em relação ás grandes decisões que vocês tomarão, de agora em diante, viu?! É bom! Mantem o foco e evita opiniões, pitacos e ás vezes até a invejinha de algumas pessoas… Cada grande conquista que vocês planejarem juntos, só conta pras pessoas que realmente importarem, e pro resto, só depois de realizado!
      Boa sorte com os preparativos de vocês! Já tô aqui ansiosa por você! kkkkk

      Curtir

    1. Oi Gabi!
      Ah ele é meu único avô (o outro já faleceu e eu o homenageei de outra forma no casamento rsrs). Minha avó iria entrar com as alianças, então quis colocar ele em lugar de destaque na cerimônia também. 🙂

      Curtir

  3. Gente que emoção, que lindo! Enquanto eu lia, me imaginei vivendo tudo isso ♡ e chorei no ônibus rsrs
    Me caso mês que vem, e o frio na barriga está cada dia mais forte! Rs
    Parabéns !

    Curtir

    1. Carol! Faz tempo que não choro no ônibus, hein?! A última vez foi quando li “a menina que roubava livros” rsrsrs.
      Mês que vem?! Aiii que delícia!!! Curte esse período pré-casório, tá? Você vai sentir saudade disso.
      Bjooo!

      Curtir

  4. Nossa mais um pouquinho esqueci que estava na mesa do meu trabalho e achava que estavq casando…. Que emoção… Aguardando ansiosamente por este momento. *-*

    Curtir

  5. Caramba… por alguns instantes fui transportada para um dia que ainda não aconteceu em detalhes, mas que já sinto saudades. Chorar com a postagem? rsrs. Nossa!!! Não tem como não deixar as lágrimas caírem de tanta felicidade e imaginar meu noivo lá na frente, no pé do altar, me esperando com os olhos brilhando tanto, mas tanto, que tá um nervosinho feliz 😀

    Deus é bom e essa é uma das formas DEle dizer que nos ama muito!

    Curtir

    1. Hellena! Que coisa linda isso que você escreveu! Se você já está com saudades de algo que ainda não aconteceu, imagina eu!!! Quero casar de novo! kkkkk
      Repara bem na expressão do rosto do seu noivo quando você o vir no altar! Essa carinha você vai lembrar pra sempre!
      Bjooo!

      Curtir

  6. Uau! Chorando neste exato momento! Como você escreve bem ao podermos imaginar tudo e ao mesmo tempo nos transportar para o grande dia!!!! Que lindooo!!!!!!! Que o meu seja tão lindo e emocionante quanto já pude sentir do seu! Felicidadessss

    Curtir

  7. Ai…. eu chorei!!!! Lindo! Eu só casei no civil, mas a emoção foi a mesma… momento unico. Emoção assim eu só voltei a sentir quando minha filha nasceu.

    Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D