Decoração · Paletas de Cores

Dicas para escolher as cores do casamento .

Ao começar a pensar em casamento, a gente já corre pra internet, certo? E aí as primeiras coisas que reparamos nos casamentos que surgem por lá, são as cores. Eu não sei vocês, mas nas primeiras horas (aquelas super empolgantes) quando você e seu namorado ou noivo estão conversando “pra valer” sobre casamento, vocês começam a sonhar e alguém (geralmente a mulher) diz: “Vamos fazer cor de rosa?

Certo, tá combinado então: Vai ser tudo cor de rosa!
Mas assim, tudo!?

As dúvidas começam:
– Essa cor combina com aquela?
– Que cor eu posso fazer tal coisa?
– E se a gente misturar essas três cores, será que fica bonito?
– Fazer de tal cor vai deixar meu casamento parecendo uma festa de 15 anos?

Normal, gente! Nós não somos (pelo menos a maioria de nós, não) decoradoras ou artistas pra saber o que combina com o que e já imaginar na cabeça tudo pronto e lindo sem testar!

O post de hoje é pra tentar ajudar as noivas e (porque não) noivos a escolherem suas cores pra decoração do casamento:

Defina seu estilo
Comecemos pelo começo: Que tipo de casamento você quer? Praia pé na areia, rústico no campo, chique noturno, tradicional com brilho…?
Essa escolha norteia todo o resto, quando o assunto é decoração! A partir do momento que você escolheu o estilo do seu casamento, aí sim pode viajar nas cores.

247ead6c6e8626fd64ad6c24ff5a2459

Inspire-se com o local
Já escolheu o local onde acontecerá o casamento? Visite-o e reserve um tempo pra perambular por ali, sozinha ou com o noivo (sem funcionários do local ou decoradores), pra tentar formar a visão da sua festa de casamento com as cores que você começou a imaginar.
As vezes pode acontecer de vocês terem escolhido um local escuro, com paredes de tijolinho e poucas janelas. Neste caso, cores escuras na paleta não funcionarão… Ou ainda, vocês podem ter escolhido um espaço com uma vista linda para o mar (que sonho, não?) e o azul do mar não tá combinando com o vermelho que você se imaginou usando… Agora é a hora de repensar as ideias e adaptar o que você achou que não “casou” com o local.

c54b622ed01e4e4617158eea294c40cb

Priorize detalhes importantes
Sem dúvida o local do casamento é uma das maiores escolhas que vocês vão fazer, mas alguns detalhes importantes devem ser levados em conta na hora de escolher as cores da decoração.
Vamos supor que você adore tulipas lilás. Bem, concorda que será preciso escolher um esquema de cores que combine com as flores que você não abre mão de ter? Ou ainda, seu casamento terá uma pegada vintage e você quer muito usar na decoração das mesas os centrinhos de crochê que eram da sua avó. De que cor eles são? Percebe que esses detalhes que são importantes pra formar a identidade do casamento devem ser considerados no momento de escolherem as cores?

a10b7c0ed9c7125301e172adebab71f2

Considere a estação do ano
Assim como o seu guarda-roupa, as cores do seu casamento podem ser inspiradas pela estação do ano. No Brasil as estações não são tão marcadas como no exterior, mas podem nortear a personalidade da festa.
Casamento no auge do verão combina com cores quentes como coral, laranja, amarelo. Primavera pede um rosinha claro, azul tiffany… cores românticas e leves. Pro outono, uma paleta de lilás com off-white, dourados ou ainda tons mais avermelhados como as folhas que caem das árvores. E pro inverno, azuis, verdes, branco e prateados.

Forme a “vibe” da festa
As cores do casamento também podem ajudar a criar uma vibração para o dia do casamento. Se você está pensando em algo com uma pegada séria, tradicional e clássica, uma paleta de tons escuros, dourados, pratas, rubi, esmeralda, ouro velho ou preto seria uma escolha melhor do que, digamos, pastéis leves.
Pense sobre o estilo e atmosfera que você quer ter – se é relaxado ou nostálgico – e que cores colocariam essa “cara” na festa.

Olhe para as coisas que você ama
As cores que te inspiraram a decorar sua casa ou seu quarto na casa da mãe são aquelas que você sabe que você pode viver olhando por um longo tempo. Abra seu guarda-roupa: Qual a cor de roupa, sapato ou acessório você se sente atraída ultimamente?
Use isso como um ponto de partida para a escolha de seus tons de cores.

Pesquise!
Uau, eu não imaginava que lilás com verde musgo ficava tão lindo juntos!” Essa é uma coisa que você nunca descobriria se não pesquisasse. O Google está ai e é de graça. Pinterest e Instragram também! Vamos nos esbaldar nas pesquisas, porque é a coisa mais deliciosa pra fazer no começo dos preparativos!

c1235a9207d2091744260491c2a25c7a

Consulte o círculo cromático
Você não precisa de um diploma de escola de arte para escolher sua paleta, mas existem alguns princípios básicos a seguir. Normalmente, as cores que vão bem em conjunto são aquelas que são opostos, porque combinam uma cor fria com quente (por exemplo laranja e azul céu ou turquesa e coral). Outros pares de cores que funcionam são os adjacentes ou vizinhos – eles assemelham-se entre si e compartilham uma mesma cor primária (por exemplo: amarelo sol e laranja).
A maneira clássica de construir a sua paleta de cores é combinando uma cor para ser a predominante e várias cores neutras pra complementar.
Esse assunto dá pano pra manga, e falaremos disso em outro post mais detalhadamente.

9d37e8464703e373bf8267a57a6f9eeb

Não pense demais sobre isso!
É fácil achar que você tem que ter uma paleta estrita de cores do casamento. Se você está no início do processo de planejamento, você provavelmente vai se perguntar quais são as suas cores, e também os amigos e familiares, quando o assunto entrar na roda. Isso pode colocar pressão sobre você para escolher os tons “certos”, mas a cor da sua festa não tem que desempenhar o papel mais importante da decoração.
Enquanto sua paleta irá determinar muitas de suas decisões no casamento, como suas flores e papelaria, você deve usá-la como uma diretriz, em vez de uma regra. Nem todas as partes de seu casamento tem que combinar perfeitamente, então não se estresse em ter todos os detalhes minunciosamente seguindo a paleta. Em vez disso, pense em seu planejamento  em termos de estilo, formalidade, textura e humor, além da cor.

Espero que ajude alguém! Eu sinceramente não me lembro de ter passado aperto pra escolhermos as cores do nosso casamento… Logo de inicio a gente sabia que queria um casamento diurno ao ar livre e ambos gostamos de amarelo. Então, ficou assim desde sempre.
meu buquê e meu arranjo do cabelo foram rosa antigo e verde, pra diferenciar de todo o resto, afinal a noiva não faz parte da decoração, né gente? rsrsrs

Logo, logo estaremos com um projeto novo aqui no blog: Paleta de Cores da Quinzena, onde duas vezes por mês eu montarei uma paleta de cores inspiração pra casamento, com muuuitas fotos pra ilustrar como ficaria a paleta de cores aplicada na decoração, detalhes e roupas! Não deixe de acompanhar!

E você, curtiu as dicas? Já escolheu suas cores?
Conta aqui!


Imagens do post: pinterest.com
Inspirado no texto publicado em: theknot.com

Anúncios

Um comentário em “Dicas para escolher as cores do casamento .

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s