Decoração · Paletas de Cores

Círculo Cromático – Como utilizar pra definir sua paleta de cores ?

Neste post aqui a gente deu algumas dicas de como definir as cores da decoração do seu casamento, e uma das dicas era pra usar o círculo cromático pra te ajudar.
Hoje vamos nos aprofundar mais no assunto e explicar o que é o círculo cromático, como funciona e como utilizá-lo.

O que é Circulo Cromático?

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes ele é representado fatiado como uma pizza, com 12 pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.
Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias e terciárias separadas, assim como a escala de tons de cada uma delas, mas vamos nos concentrar na versão mais simples por enquanto.
No triângulo do centro temos as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) que geram as cores secundárias (roxo, verde e laranja). No círculo externo temos todas as cores, inclusive as terciárias, geradas da mistura das primárias com as secundárias.

cores_circulo_cromatico

Para que serve?

Conhecer o círculo cromático e ter um a mão pode te ajudar a criar combinações de cores incríveis que muitas vezes você nem sonhava fazer. Ele é usado por artistas plásticos, estilistas, consultores de estilo e mais uma infinidade de profissionais para conseguir uma harmonia de cores perfeita, facilitando, e muito, seu trabalho.

Como usar? 

Harmonia monocromática
É o “tom sur tom” (tom sobre tom), ou seja, a combinação de cores feita com uma mesma cor em diversos tons diferentes.

4

Combinações com cores análogas e complementares
Escolha uma cor no circulo cromático, a vizinha da direita e a vizinha da esquerda são as análogas dessa cor e, apesar de pouco contrastantes, rendem uma combinação um pouco mais interessante que a monocromática. Geralmente usa-se uma cor como dominante e as outras duas entram nos detalhes.
Já as combinações complementares ocorrem quando tomamos cores que estão em lados opostos do círculo cromático como o azul e o laranja, por exemplo. Este tipo de mistura tem alto contraste com resultados interessantes e, ao mesmo tempo, ousados.

cores_circulo_cromatico_analogas_complementares

Combinações em tríade
Acontecem quando optamos por 3 cores que estão equidistantes no circulo cromático, criando um mix de cores vibrantes como verde, violeta e laranja, mas escolha uma cor para ser a dominante e procure deixar as outras para os detalhes.

cores_circulo_cromatico_triade

Cores quentes e frias
As cores quentes são consideradas excitantes enquanto que as cores frias, calmantes. As cores quentes nos dão a sensação de calor, de ambiente quente, enquanto que as cores frias nos dão sensação térmica mais fria.
As sensações que as cores nos provocam também podem ser alteradas por contraste. Por exemplo, numa harmonia de cores onde se usam vários tons de amarelo e um verde amarelado, este último parecerá uma cor fria neste ambiente. Se o mesmo verde for utilizado em uma decoração onde predominam os azuis, o verde amarelado parecerá quente.

circulo-cromc3a1tico

Pessoal, lembrem-se que harmonizar as cores não significa combinar, tá? Não precisa fazer uma festa inteira com tons de verde diferentes, achando que essa combinação é mil vezes melhor do que as cores que você havia escolhido antes.
Esses tópicos todos foram colocados aqui pra tentar ajudar na escolha das cores, mas não são regras, ok? A melhor regra é e sempre será o bom senso!


Fonte de pesquisa e imagens: canalmasculino.com.br

Anúncios

8 comentários em “Círculo Cromático – Como utilizar pra definir sua paleta de cores ?

  1. Olá!!! descobri seu blog hoje e tô amando todas as dicas, já até abriu minha mente pra decidir as cores pra decorar meu casamento =D valeu mesmo!! td de bom pra vc!
    Bjao

    Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s