Cerimônia · Padrinhos e Madrinhas · Planejamento

As 20 maiores dúvidas sobre padrinhos/madrinhas de casamento .

Que eles são especiais ninguém duvida, afinal, são os casais de convidados mais importantes dentre todos em um casamento… mas quando a gente inicia um rascunho de lista de convidados e começa a separar os nomes para padrinhos e madrinhas, surgem milhares de dúvidas!

A resposta para todas elas seria: “Não existe regra pra nada.
Sério! É seu casamento e você pode fazer do jeito que quiser e sonhar, mas a gente sempre fica com aquela dúvida se seria de bom tom fazer algo assim ou assado, ou pensando no que as pessoas vão achar de determinada decisão que tomamos…

Tentei juntar aqui as dúvidas mais frequentes que toda noiva tem sobre esse assunto… Vamos esclarecê-las?

1. Qual a real função de um padrinho de casamento?
Muita gente não sabe, mas a função de um padrinho ou madrinha de casamento é participar do relacionamento do casal e estar disponível para algum suporte, ajuda ou aconselhamento sempre que necessário.
Padrinhos e madrinhas são “pais” e “mães” do relacionamento, e é muito importante que sejam pessoas próximas e queridas.

bridesmaid_06

2. Quantos casais de padrinhos eu posso chamar? Pode ser número ímpar?
Tudo vai depender de duas coisas:
a) O tamanho da sua lista de convidados;
b) O tamanho do seu altar (ou pergolado, mesa, etc…);
Vamos trabalhar com um número mágico? Até 8% da sua lista de convidados pode ser formada por padrinhos e madrinhas. Isso quer dizer que se, por exemplo, sua lista tiver 200 convidados você pode chamar 16 pessoas para padrinhos (8 casais ao todo). E lembre-se: Não é bonito ter um monte de gente espremida no altar, tá? Verifique antes de convidá-los se eles caberão todos de pé ao seu lado e ao lado do noivo.
Outra coisa importante é tomar cuidado para não convidar um número exagerado de casais e tornar a entrada dos padrinhos e os cumprimentos no altar demorados e cansativos.
No caso de número ímpar de casais, sem problema nenhum! Você pode até colocar homens de um lado e mulheres de outro.

casamento_padrinhos_madrinhas_01

3. Como eu escolho os padrinhos e madrinhas? Qual o critério?
Não importa se são parentes ou amigos, o importante é que sejam pessoas próximas e queridas pelo casal. Não se sinta obrigada a nada, mas tente também não causar transtorno ou saia-justa pra ninguém. Bom senso é obrigatório.

casamento_padrinhos_madrinhas_02

4. Noivo e noiva devem escolher o mesmo número de casais?
Seria justo para os dois começar assim, mas se ao longo da lista vocês perceberem que um tem mais padrinhos que o outro, vocês podem conversar e entrar num acordo de “pegar vagas” um do outro.
Lembre-se que a organização de um casamento é um dos primeiros grandes projetos que vocês vão realizar juntos na vida, então coloque-se sempre no lugar do outro antes de tomar alguma decisão.

casamento_tendencias_2015_convidados_branco_02

5. É obrigatório convidar os irmãos ou irmãs do noivo ou da noiva para serem padrinhos ou madrinhas? É chato se eu convidar mais amigos do que parentes?
Nada disso é obrigatório e não é chato convidar mais amigos do que parentes, mas se vocês sabem que a irmã, por exemplo, vai ficar magoada se não for chamada para ser madrinha, considere incluí-la no altar.

casamento_padrinhos_madrinhas_05

6. Tenho um casal de amigos, mas quero convidar só minha amiga como madrinha. Posso separar o casal e colocá-la pra entrar com outra pessoa?
Se você se dá bem com ambos e já são amigos há algum tempo, seria legal deixá-los juntos como casal de padrinhos.
Mas se o caso for:
– Seu amigo de infância começou a namorar só há 3 meses e você não a conhece ou conhece pouquíssimo;
– Se você não gosta do namorado da sua amiga;
– Se ninguém da sua família se dá bem com o marido da sua irmã;
-Etc…
Convide somente a pessoa de quem você gosta e explique a situação para ela, em particular. Cabe ao convidado aceitar ou recusar o convite, e lidar com a frustração do cônjuge. Se o convidado recusar ser padrinho/madrinha sem o par, você não deve ficar chateada! Coloque-se no lugar dele.

casamento_padrinhos_madrinhas_06

7. Tenho uma amiga de infância e a gente sempre disse que seríamos madrinhas do casamento uma da outra. Acontece que agora temos pouquíssimo contato. Tenho que convidá-la mesmo assim?
Não. Só se você realmente quiser resgatar a amizade, então o convite seria um ótimo pretexto… Mas se for somente pela “promessa”, então não. Afinal, se vocês não têm mais tanto contato, talvez ela nem conheça seu noivo ou nem saiba que você está noiva.

Photos by Chris Moncus Photography http://www.chrismoncusphoto.com/

8. Tenho mais madrinhas do que padrinhos / Tenho mais padrinhos do que madrinhas. O que eu faço?
Considere colocá-los em outras funções, além de padrinhos ou madrinhas, como por exemplo entrar com algum objeto importante (bíblia, alianças…)
No meu casamento um amigo de infância do meu marido representou no altar o meu sogro, que já é falecido. Fez todo sentido pois eles se conheciam e trabalharam juntos.
Se você tiver madrinhas sobrando, escolha as mais novas e solteiras e coloque como damas-de-honra adultas, ou bridesmaid. Nos Estados Unidos é muito comum.

casamento_aliancas_adultos_04

9. Formei um casal de padrinhos que não se conhece. Devo apresentá-los antes do casamento?
Seria ideal que sim. Tente marcar com os dois no mesmo dia pra entregar o convite, ou apresente-os na festa do chá-bar. Você ainda pode fazer um jantar especial para todos os padrinhos, assim eles se conhecem lá.
Se não for possível, mostre fotos um do outro para que eles saibam quem procurar no dia do casamento.

casamento_padrinhos_madrinhas_08

10. Como avisar aos convidados que eles serão padrinhos e madrinhas?
Tem gente que gosta de fazer surpresa, marcando um encontro e já entregando um convite especial e diferenciado. Eu particularmente preferi conversar com cada um antes de entregar o convite, afinal a gente não sabe dos planos das pessoas… Se você entregar o convite fazendo surpresa e a pessoa tiver planos inadiáveis para aquela data, ela vai ficar super sem-graça de recusar, o que pode te causar desfalques no dia do casamento.

casamento_padrinhos_madrinhas_09

11. Sou obrigada a dar lembrancinha especial ou convite diferenciado para os padrinhos e madrinhas?
Não. Você pode entregar somente o convite igual ao de todo mundo. O convite diferenciado ou a lembrancinha é uma gentileza que os noivos fazem aos padrinhos, afinal na maioria das vezes eles gastam mais com o seu casamento do que um convidado comum (roupas, cabelo, maquiagem, presentes, etc…), mas não é obrigatório. Tudo dependerá do seu orçamento.

casamento_padrinhos_madrinhas_10

12. Tenho um amigo que ficou magoado porque não foi convidado pra ser padrinho. Vale inventar uma desculpa e chamá-lo de ultima hora?
Talvez não seja uma boa ideia, afinal se ele sabe que você tem consciência de que ele ficou magoado, ele vai achar que foi convidado somente por causa disso, o que pode piorar a situação.
Explique pra ele que infelizmente você só pôde convidar um número X de casais por regra da igreja, tamanho do altar, orçamento pra fazer convites especiais, etc…
Se quiser convidá-lo tardiamente, você pode aproveitar algum desfalque ou desistência real para convidá-lo, mas deixe claro que se não fosse por isso, você não teria mais lugares no altar, assim você não engana ninguém e não precisa mentir.

casamento_rock_padrinhos_madrinhas_07

13. Posso escolher a cor da roupa dos padrinhos e madrinhas? E o modelo?
Tudo depende do seu gosto, do seu nível de proximidade com as madrinhas e padrinhos, do quanto eles podem ou estão dispostos a gastar com seu casamento, etc…
Exigir um modelo específico para todas as madrinhas é complicado, pois você tem que respeitar todos os biotipos. Deve ser um modelo que não favoreça só as magrinhas ou só as altas, por exemplo. E você deve SEMPRE indicar o atelier ou costureira onde elas possam encontrar aquilo que você pediu, ou até mesmo pagar pra elas.
Caso exija somente a cor, certifique-se que todas estão de acordo e aceite que pode acontecer de alguma delas aparecer com o tom errado do azul ou do amarelo que você pediu.
Se a exigência de cor/modelo é para os padrinhos, considere a possibilidade de presenteá-los com a gravata ou o suspensório que usarão no dia do casamento. Facilita principalmente para os solteiros.
No meu casamento nós queríamos as madrinhas usando sombrinhas vitorianas e os padrinhos chapéus panamá, então nós os presenteamos com os acessórios, para que não tivessem problemas nem gastos com isso.

casamento_padrinhos_madrinhas_04

14. E se e eu escolher a cor/modelo e alguma madrinha não quiser usar? Como proceder?
Antes de escolher o modelo ou cor você deve envolvê-las na escolha… Pergunte a opinião e peça sugestões. Faça com que elas se sintam incluídas na decisão.
Tente sempre criar um consenso entre todas as madrinhas. Se alguma delas não quiser a cor escolhida, pense em criar um degradê no seu altar, com vários tons da mesma cor… Assim se sua cor for azul, por exemplo, a madrinha que discordar pode ir com um azul marinho quase preto se preferir.
Se o problema for com o modelo, tente entender o que ela não gostou no modelo e faça alguma alteração que resolva. Se mesmo assim não houver acordo, escolha dois modelos e deixe as madrinhas livres pra escolher entre os dois, assim elas estarão iguais mas cada uma com o que lhe favorecer mais.
Lembre-se que você é a noiva e amiga querida delas, e não uma ditadora, ok?

casamento_madrinhas_tons_diferentes_mesma_cor_01

15. A cor do vestido das madrinhas tem que ser da mesma cor da decoração do casamento?
Tem noiva que acha bonito, eu particularmente acho que madrinha é madrinha e decoração é decoração. Acho que as madrinhas devem ter uma cor diferente da decoração, afinal elas não são centros de mesa ou arranjos florais. Elas são as suas amigas mais importantes e merecem destacar-se na festa.

casamento_madrinhas_mesmo_modelo_02

16. Posso escolher o presente de casamento que meus padrinhos e madrinhas darão?
De forma alguma, de jeito nenhum, NUNCA!!!
Caso seu padrinho ou madrinha te pergunte o que você está precisando na sua casa nova ou se precisa de dinheiro pra lua de mel, você pode listar algumas coisas que ainda faltam, tomando o cuidado de citar itens de todas as faixas de preços, mas JAMAIS deve-se exigir um presente específico.
Padrinho e madrinha tem que ser escolhido baseado no grau de amizade e proximidade que vocês têm e nunca em interesse material!

casamento_padrinhos_madrinhas_11

17. O que fazer se um casal de padrinhos se separar antes do dia do casamento?
Converse com eles e pergunte se seria possível, apesar da separação, que eles ainda entrem juntos.
Se não for possível, estude a possibilidade de separar algum outro casal de padrinhos e formar dois novos casais: Por exemplo, um casal de irmãos ou um casal de amigos seus que não se conhece ainda.
Caso nada disso tiver jeito, considere ficar com um casal a menos.

casamento_padrinhos_madrinhas_13

18. Como é a entrada dos padrinhos pelo tapete? Qual a ordem do cortejo?
Não existe uma ordem que seja regra, mas geralmente os padrinhos entram depois do noivo e antes da noiva e vão se organizando intercalados no altar.
Quase que em 100% dos casamentos eles têm uma música especial para a entrada e outra pra saída.

casamento_padrinhos_madrinhas_14

19. Como devo organizá-los no altar?
Na maioria das vezes ficam de pé. Os padrinhos do noivo ao lado direito e os da noiva ao lado esquerdo do altar.
Também pode-se colocar homens de um lado e mulheres do outro.

casamento_padrinhos_madrinhas_15

20. Os noivos são obrigados a cumprimentar os padrinhos ainda no altar?
Não, mas fica bonito e emocionante e rende ótimas fotos.
Pode-se passar de um em um pra cumprimentá-los ou na hora da saída os padrinhos é quem se dirigem aos noivos para cumprimentá-los e posam para uma foto antes de saírem pelo tapete.

casamento_padrinhos_madrinhas_16

Lembre-se sempre de verificar com a igreja, templo, etc onde você vai ser casar, se as suas escolhas estão de acordo com as regras do local.

Ufaaaaaa!!!
Espero que eu tenha ajudado com a dúvida de alguém!

Tem alguma pergunta que não foi listada aqui? Escreve pra gente! =D


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, BloglovinInstagram!!!

Anúncios

56 comentários em “As 20 maiores dúvidas sobre padrinhos/madrinhas de casamento .

  1. ola bom dia então estou com uma duvida eu chamei minha sobrinha para ser madrinha junto com o pai dela que é meu ex cunhado ele e minha irmã se separaram a pouco menos de 2 meses, infelizmente eu e minha irmã nos desentendemos e não nos falamos mais, como não quero magoar minha irmã decidi chamar a filha dela para subistituir ela fica mais leve a troca, so que tem um detalhe minha sobrinha tem 15 anos ela pode ser madrinha na igreja junto com o pai dela?temos oito casais de padrinhos 4 de cada lado

    Curtir

  2. Olá me ajude, meu casamento será um pouco diferente dos outros. Não terá padrinhos ou madrinhas, mas gostaria de atribuir um papel importante na cerimonia (que não será religiosa, será feita por um casal de amigos) para algumas pessoas especiais.
    me ajuda a pensar rs

    Curtir

    1. Meg, sua cerimonia terá algum ritual neutro, como por exemplo a cerimonia das areias ou do vinho? Se sim, você pode colocar as pessoas que você quer atribuir papéis importantes pra entrar pelo tapete levando, cada um, um item que vocês utilizarão nesses rituais, como por exemplo, os potes com areia, o pote vazio, a garrafa de vinho, etc…
      Eu fiz assim no meu casamento, cada casal entrou levando para o “altar” algo importante que usaríamos durante a cerimonia.
      Se quiser ver o post que fiz sobre a minha cerimonia, acesse esse link: https://casacomidaeroupaespalhada.com/2015/08/13/nossa-cerimonia-de-casamento-diferente/

      Curtir

    1. Rosi, boa noite!
      Pode sim, tem muita noiva que faz isso! Você pode inclusive intercalar as cores no altar, ou colocar cor A de um lado e cor B de outro. Só se atente a escolher cores que fiquem harmonicas juntas, ou que combinem entre si. Vai ficar lindo!

      Curtir

  3. Olá, Tati, vou casar em uma igreja evangélica. Eu e meu noivo somos muito amigos dos nossos pastores e eu gostaria que eles fossem meus padrinhos. É certo convidar pastores como padrinhos? No caso quem faria a cerimônia seria outro Pr. da mesma igreja.

    Desde já, agradeço!

    Curtir

  4. Oi Tati vou me casar em setembro e tenho tantos amigos queridos q quero incluir nesse momento tão especial da minha vida q minha lista de padrinhos esta enorme totalizando 30 casal padrinhos, eu estou super na duvida se ficará feio ou chato mais ao mesmo tempo ñ quero deixar nenhum de fora pois já olhei e ñ tem nenhum q dá p deixar fora, dai eu penso ” que o casamento é meu e eu poso fazer como eu quiser” e minha igreja ñ limita padrinhos….mais queria sua opinião o q vc acha?

    Curtir

    1. Oi Cláudia! Meu nome é Mariana e também casarei em Setembro 🙂
      Sei que vc pediu a opinião da Tati, mas também gostaria de deixar a minha…
      Por que vc não coloca Padrinhos/Madrinhas e também amigos e amigas da noiva? Embora o número não diminua, as entradas são diferentes, e fazem com que fique menos entendiante/cansativo.
      Outra sugestão (caso o caminho até ao altar seja largo) vc poderia colocar dois casais para entrarem de uma só vez! bjo

      Curtir

    2. Oi Claudia! Ter tantos amigos queridos assim é um problema muito legal bacana! Ser amada e querida por tanta gente e querer todos pertinho, é privilegio de poucos!
      30 casais… vamos pensar: Quanto tempo mais ou menos essa entrada dos padrinhos vai durar na sua cerimonia? E a saída deles? E a hora dos cumprimentos? Será que eles vão realmente se sentir especiais, no meio de outras 59 pessoas no altar?
      Acredite, tive problemas semelhantes… Eu tenho várias turmas de amigos: da escola, da faculdade, do trabalho, do meu bairro, da familia, da academia… Então resolvemos eu e o noivo escolher um casal representando cada turma de amigos… Dessa forma tivemos 12, cada casal representando uma “familia” de amigos diferente.
      Se você achar que alguem ficará chateado, explique a situação e tirem no palitinho! É mais uma desculpa pra se reunir com os amigos, fazer um churrasco ou pizza, e batizar o evento de “O dia do palitinho” kkkkkk
      Boa sorte com seus padrinhos Claudia!

      Curtir

  5. Ola, gostaria de saber sobre o cssamento civil, nele é necessario que os padrinhos sejam um casal? Meu padrinho é trans e ja tem a carteira de nome social, mas no cartorio me disseram que ele precisara assinar com o nome feminino. Nessa caso ficaria como se fossem duas mulheres, por isso a minha duvida.

    Curtir

    1. Geralmente na igreja são somente dois casais, quando o casamento tem efeito civil. Quanto a sua escolha das madrinhas e ele dos padrinhos, acho que é bem bacana. Só providencie que os padrinhos saibam quem são seus pares, se não se conhecerem pessoalmente, pra no dia não fazerem confusão…

      Curtir

  6. Oie , quero, casar e prometir minhas amigas que elas seriam as madrinhas no caso 12amiga , e deixei pra meu noivo escolher os padrinhos fiz certo?
    Quantos padrinhos assinam? São um casal meu e outro dele?

    Curtir

  7. Oi! Adorei a matéria! Mas nao sanou uma dúvida cruel q tá me matando! Fui convidada pra ser madrinha da minha amiga, porém não quero nem nunca quis que ela fosse minha madrinha. Oq fazer nessa situação?? Pega muito mal não chamá-la pra ser a minha madrinha?

    Curtir

    1. Oi Ingrid!
      Olha, eu fui madrinha de um amigo meu da faculdade, mas me casei 5 anos depois dele, então não o convidei para padrinho pois nosso convívio não era mais o mesmo daquela época. Porém acho que seu caso é diferente, né? Seus casamentos serão muito próximos um do outro? Se sim, acho que a sinceridade é a melhor saída! Se ela te convidou como madrinha, é porque tem uma certa intimidade com você. Acho que você pode chegar nela e dizer: “Fulana, adorei o convite e fiquei muito lisonjeada, mas infelizmente eu não vou poder retribuir o carinho pois minha lista de madrinhas está completa… você fica chateada?” Tipo, dê a entender que ficou surpresa com o convite dela, mas que a surpresa foi muito boa porém que você não poderá retribuir…
      Eu faria assim, pois ela pode estar esperando ser sua madrinha também e dessa forma todo mundo está avisado!
      Tomara que tenha te ajudado! ;*

      Curtir

  8. ola, eu queria coloca 3 pares de casais de cada lado meu noivo consegui completar o dele, mais eu so consegui coloca dois, ai surgiu um problema tenho 3 amigas que queria coloca como madrinhas. o que faço

    Curtir

  9. Olá, tenho duvidas em relação a convite e lembranças de padrinhos, tenho alguns que são casados e alguns solteiros, gostaria de saber se para casal dou apenas um convite e uma lembrança para os dois, ou tem que ser uma para cada? Porque para os solteiros sei que tem que ser individual.

    Curtir

    1. Oi Leandra! Olha, vai do gosto do casal e claro, do dindin que vocês podem gastar com isso! Eu preferi fazer individual pra todos eles, até para os casados… Assim cada um tem a sua lembrancinha e cuida dela do jeito que quiser!
      Se você quiser fazer diferente, pode sim fazer uma para o casal e outra para os solteiros, mas atente-se de terem o mesmo valor $$, assim ninguem fica com ciumes rsrs
      Bjooo!

      Curtir

  10. Olá,
    Bom uma amiga anunciou que iria casar e que eu e meu namorado seríamos padrinhos, tivemos um leve afastamento e fui perguntar a ela, se o convite ainda estava de pé.Toda sem graça disse teve que retirar madrinhas por conta dos cerimonialistas.Falei tudo bem e que iria apenas como convidada, mas que havia ficado chateada por ela não ter avisado.Acontece que, no dia do noivado ela me pegou desprevenida e entregou uma caixa com convite na presença de todos convidados e familiares.E agora , quem não quer ser mais madrinha e não sei como proceder.

    Curtir

    1. Puxa Valéria… situação complicadinha hein!
      Realmente sua amiga fez errado em não te avisar e não conversar contigo assim que as cerimonialistas a avisaram que teria que cortar madrinhas, afinal você poderia já estar vendo vestido e tudo mais, né?
      Ao mesmo tempo, como você se abriu pra ela e contou que havia ficado chateada, ela pode ter repensado alguns detalhes e conversado com as cerimonialistas pra conseguir te colocar de volta no papel de madrinha…
      Tem vários fatores aí que devem ser levados em consideração:
      – A amizade de vocês ficou abalada ou é só uma chateação que você acredita que seja passageira?
      – Você ainda se vê madrinha dela, ao lado dela no altar?
      Espera passar o calor do momento e pense com o coração antes de tomar uma decisão!
      Mas qualquer que seja a decisão, avise-a! Não cometa o mesmo erro que ela, tá?
      Bjooo!

      Curtir

  11. Oii!
    Os avós do meu noivo quererm ser nossos padrinhos, mas eu particularmente não quero, pois tinha pensado em “padronizar” os padrinhos e madrinhas para ficar bonito. Queria que fosse pessoas mais próximas, tipo amigos, irmãos e primos. Como posso lidar com isso sem ninguém ficar chateado?

    Curtir

  12. Olá, minha mulher foi escolhida pra ser madrinha do casamento da prima dela e ela vai ser madrinha e vão escolher outra pessoa para ser padrinho,( não sou muito próximo deles) e fiquei chateado por saber que ela vai entrar no altar com outro cara, oque eu devo fazer, aceitar numa boa?

    Curtir

    1. Oi Junior!
      Sim, aceite numa boa. Afinal você disse que não é muito próximo deles e isso vai demonstrar elegância. Os noivos não fizeram por mal e sim por proximidade. Tente levar numa boa 😉

      Curtir

    2. Oi Junior! A situação é complicadinha né? Mas se coloque no lugar dos noivos… eles devem ter amigos de infância, primos, irmãos e pessoas muuuito queridas que gostariam que estivessem ali no altar com eles, incluindo sua esposa, e infelizmente não tem lugar pra todo mundo… Eles são obrigados a fazer escolhas e o critério de desempate é sempre a proximidade. Aceite sim numa boa e demonstre que você é um forte candidato a se tornar amigo próximo deles! Eles ficarão eternamente agradecidos, certeza!

      Curtir

  13. Não tenho amigos homens e também Não tenho nenhum tipo de afinidade com os maridos das minhas amigas que escolhi pra madrinhas. Com isso, decidimos que eu teria apenas madrinhas (mulheres) e meu noivo apenas padrinhos (homens). Só que os padrinhos deles são todos casados e as minhas madrinhas são todas casadas. Sendo assim, ficaria chato colocá-los para entrar de braços dados. Até porque eles não se conhecem.
    O que eu faço ?
    Como será a entrada deles ?
    Me ajuda por favor .

    Curtir

    1. Oi Gabi!
      Esse estilo de escolha de padrinhos e madrinhas é americano. Eu acho chiquérrimo! Geralmente as madrinhas entram primeiro, sozinhas, e se organizam no altar do lado da noiva. Depois os padrinhos entram, sozinhos e se organizam no altar do lado do noivo. Nesse post mesmo tem uma foto retratando esse tipo de organização dos padrinhos.
      Eu acho que se você explicar que fará tudo no padrão americano e colocá-los pra entrar separados, ninguém vai achar ruim!
      Se você formar pares, fica desconfortável pras pessoas e algum conjuge pode ficar enciumado… Melhor evitar, né?
      Bjooo! Depois nos conte como fez!

      Curtir

  14. Boa tarde amei tudo sobre o trabalho de vcs,,,, Gostaria muito que me tirasse uma grande dúvida eu sou obrigada a ter padrinhos no casamento religioso? por favor me ajudem..

    Curtir

    1. Oi Jandira!! Obrigada!!!
      Acredito que faça parte do ritual religioso, afinal, os padrinhos são os “pais” do relacionamento, conselheiros e zeladores para o que o casal precisar. Porém, sobre a obrigatoriedade, eu aconselho que você pergunte diretamente na igreja onde vai se casar. Cada congregação pode agir de forma diferente sobre detalhes da cerimônia, e assim você evita surpresas! ;*

      Curtir

  15. Oi gostaria de escolher 2 variações de uma mesma cor para os meus padrinhos
    e para os padrinhos do meu noivo, assim ficaria destacado que são os padrinhos da noiva e quem são os do noivo.
    Fica legal?

    Curtir

  16. olá…gostaria de escolher para padrinhos do casamento religioso, meu filho e minha mãe, que é viúva…posso tê-los como meus padrinhos? tb gostaria de entrar com meu filho na igreja…a daminha, que levará as alianças, será a filha de meu noivo…qual seria a ordem de entrada na igreja, nesta situação? agradeço desde já…

    Curtir

    1. Oi Sandra! Se seu filho for maior de 18, acredito que não haja problema nenhum, mas só conversando na secretaria da igreja onde você se casará pra ter certeza.
      Quanto á ordem do cortejo, você poderia entrar com seu filho e sua mãe (ambos com você) por último, e depois no momento das alianças entra a daminha 😉

      Curtir

  17. Bom dia, gostaria de saber se no meu casamento eu posso ter somente madrinhas? Três do meu lado e três do lado do meu noivo? Temos, praticamente, so madrinhas e não queria chamar pessoas de que nao temos muita afinidade so para preencher espaço .

    Muito obrigada pela atenção.

    Curtir

    1. Oi Carol. Olha, não vejo motivos pra não poder… inclusive acho que tem que ser assim mesmo, só os próximos e mais importantes, sem ter que convidar sem afinidade.
      Só aconselho ver com o padre/pastor da sua religião se é permitido fazer assim 😉
      Bjo!!

      Curtir

    1. Oi! Pode sim, claro! O casamento é muito mais do que religião, são duas pessoas que querem ficar juntas e assumir esse compromisso tendo seus entes mais queridos como testemunhas.Você pode fazer uma cerimônia simbólica, e colocar seus padrinhos ao lado de vocês nesse momento.

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s