Cerimônia · Crianças · Planejamento · Tradições e Modernismos

As perguntas mais comuns sobre damas, pajens e floristas

Sejam crianças, adolescentes ou adultos, as damas de honra, pajens e floristas são um charme a parte durante a cerimônia e são quase que presença constante. Todo mundo vai a um casamento já esperando ver damas e/ou pajens no começo da cerimônia ou na hora das alianças.

De onde vem o costume de se ter damas de honra e pajens no casamento?

Na Antiguidade romana nasceu este costume: os noivos iam à igreja acompanhados por uma procissão de jovens vestidos iguais e com a mesma idade dos cônjuges. Imaginando, desta forma, que os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém-casados do resto do grupo e não poderiam prejudicá-los, assim eles seriam poupados da miséria ou da inveja de outras pessoas.

Com o passar do tempo a tradição foi se adaptando:
Os casais da procissão viraram os padrinhos e madrinhas.
As damas de honra por muitas vezes (principalmente no Brasil) são crianças e desempenham várias funções no casamento.

Qual a idade ideal para daminhas e pajens?
Crianças pequenas são uma fofura e emocionam mais os convidados porém o risco dela empacar e não entrar é grande, então dê preferencia para crianças entre 5 e 10 anos de idade se possível que tenham alguma intimidade com o os noivos, assim a timidez é menor na hora de entrar.

Posso usar bebês?
Pode, claro! Se for uma criança desinibida ela vai adorar, dar tchauzinho e acenar. Mas não espere que ela vá andar o tapete inteiro… Coloque-a pra entrar num carrinho – motorizado ou puxado por uma criança mais velha. Fica bonito e dá um tom de brincadeira para as crianças que estão participando, deixando-as mais relaxadas.
Procure não forçar a criança a entrar sem a chupeta. Isso pode fazê-la se sentir desprotegida.

Posso usar adolescentes?
Pode sim, mas é importante que eles queiram participar.
Adolescentes tendem a querer se sentir adultos e dar a eles a missão de dama ou pajem pode parecer que você ainda os considera crianças. Converse com eles e pergunte se eles gostariam de participar deste jeito da sua cerimônia e mostre a roupa que eles usarão, isso costuma fazê-los querer participar, uma vez que não é todo dia que se vestem como adultos, usando sapato de salto ou gravata.
Eu particularmente acho lindo!

Tenho muitas crianças queridas na minha família ou na família do meu noivo. Posso chamar todas?
Pode. Existem diversas funções que as crianças podem ter durante a cerimônia, e você sempre pode colocá-las pra entrar juntas.

Quais as funções das crianças em cerimônias de casamento?
Você pode colocar crianças durante a cerimônia desempenhando várias funções:
– Antes da entrada da noiva, com plaquinhas “Lá vem a noiva”, por exemplo.
– Uma florista soltando pétalas de flores no tapete, antes da entrada da noiva ou entregando flores para as convidadas sentadas no corredor.
– Trazendo uma bíblia ou algum objeto que fará parte da cerimônia.
– Logo atrás da noiva, ajudando a carregar a cauda do vestido ou o véu (tem que ser uma cauda bem longa e uma criança mais velha que saiba andar sem puxar o vestido)
– Trazendo as alianças
– Trazendo os votos que os noivos lerão.
– Na saída, com plaquinhas de “Felizes para sempre” ou “Recém-casados”

Como escolher penteado, roupa e acessórios das daminhas e pajens?
Você deve SEMPRE priorizar o conforto dos pequenos.
Evite vestidos muito longos para as meninas. Lembre-se que elas podem tropeçar, então opte por aqueles que terminam antes do tornozelo.
Para os meninos, nada de gravatas apertadas ou suspensórios se eles não estiverem acostumados.
Acessórios para meninas ou meninos (coroa de flores, chapéus, luvas etc) devem ser entregues á criança antes do dia do casamento. Ela deve estar ciente que vai usar aquilo e que depois da cerimônia, pode tirar.
Os sapatos também devem ser entregues antes, e se possível laceados (usando dentro de casa) antes do dia do casamento.
Quanto aos penteados das meninas, evite usar coisas que elas não gostam ou não estão acostumadas. Minha daminha, por exemplo, não gosta de prender o cabelo, então ela entrou com o cabelo solto, cacheado nas pontas (ela é japinha rs) e com uma coroa de flores que eu entreguei pra ela 1 semana antes do casamento, pra ela se acostumar. Também deixei claro que se ela não quisesse usar a coroa, tudo bem! Eles tendem a aceitar mais fácil as coisas que não são obrigatórias.

Quem providencia a roupa das daminhas e pajens crianças ou adolescentes? Os noivos ou os pais?
Depende. Tem criança que já foi daminha tantas vezes que já tem até roupa e arranjo de cabelo disponíveis, mas é de bom tom que os noivos providenciem a roupa das daminhas e pajens, uma vez que os pais já estão se organizando para dar presente de casamento e muitas vezes são pegos de surpresa com o convite para o filho(a).

Quem cuida da criança antes da entrada na cerimônia?
Geralmente a criança fica com os pais ou avós. Caso estes não estejam disponíveis (são padrinhos, pais dos noivos ou até mesmo os noivos), então certifique-se de avisar a criança com antecedência que ela ficará com uma pessoa que não conhece, e que verá os conhecidos no altar, depois que ela entrar.

Como faço pra criança não travar na hora de entrar?
O ideal é ensaiar com as crianças antes do casamento, de preferencia no local onde ocorrerá o casamento.
Eu tive apenas uma florista. Levei-a ao espaço onde eu casaria e ensaiamos no gramado onde aconteceria a cerimônia. Brincamos de casamento imaginando um tapete, cadeiras, flores, e também fizemos o ensaio tocando a música dela no celular. Fiz questão de explicar de onde ela viria e onde se sentaria depois de entrar, porque muita criança fica tímida e empaca por não saber o que vai fazer depois da entrada. Fica a dúvida na cabecinha dela: Cadê minha mãe? O que eu faço depois?
No dia do casamento minha florista entrou – toda tímida, mas entrou – e fez bonitinho o que ensaiamos.
Se sua criança for muito tímida, coloque a(o) irmã(o) mais velha(o) pra entrar junto ou avise aos pais que, caso a criança empaque, eles podem entrar com ela no colo ou puxando pela mãozinha, ou dê algum brinquedo, ursinho, buquê de marshmallow e etc, para que ela entre distraída e não fique preocupada com a quantidade de gente assistindo-a.

E se ela entrar mas não fizer o que foi combinado?
Pode ter certeza que crianças são lindas em casamentos e pronto! Se ela fizer tudo bonitinho e ensaiadinho vai arrancar suspiros dos convidados. Se ela fizer tudo errado e agir espontaneamente vai arrancar risadas de todo mundo!
Curta o momento e divirta-se ou emocione-se com suas crianças participando!

Não terei crianças no meu casamento. Fica feio?
Claro que não! As crianças apesar de arrancarem suspiros e interjeições dos convidados, não são uma obrigatoriedade. Você pode colocar outras pessoas queridas do convívio do casal para participar da cerimônia de alguma forma.

Quero chamar damas de honra adultas, como o costume norte-americano. Como proceder?
As damas de honra adultas são, na maioria das vezes, as melhores amigas da noiva. Costuma-se ter no máximo 4 damas de honra e são normalmente jovens e solteiras.
As damas de honra usam vestidos da mesma cor, não necessariamente do mesmo modelo, e entram carregando um buquê igual ao da noiva, mas em tamanho menor.
Na cerimônia elas entram antes da noiva, todas juntas. Se houverem casais de padrinhos, elas entram depois destes.

Quais outras opções eu tenho para a entrada as alianças, além de crianças?
A entrada das alianças é um ponto importante da cerimônia, do qual todos esperam. As damas de honra adultas, irmãs do noivo ou noiva ou ainda outro parente podem entrar levando as alianças.
Ultimamente tenho visto os noivos colocando suas avós para entrar com as alianças. Eu pessoalmente acho lindo, e fiz isso no meu casamento. Para elas, é uma missão importantíssima e se sentem honradas, e para os noivos tem muito mais significado, uma vez que antigamente as alianças eram jóias de família – muitas vezes o bem mais caro que alguém possuía – e passavam de geração para geração.

Ufa! Espero que eu tenha esclarecido pelo menos algumas dúvidas que surgem sobre esse assunto!

E agora um videozinho pra descontrair e ver o que as crianças andaram aprontando nestes casamentos! kkkkkk

Tem mais alguma dúvida? Escreve aqui pra gente!

Anúncios

50 comentários em “As perguntas mais comuns sobre damas, pajens e floristas

  1. Oi! Tô com uma grande dúvida: meus pais são falecidos, nao tenho crianças na família (nem na minha, tampouco na do noivo), apenas dois adolescentes. Pensei em colocar a mocinha como demoiselle (ela tem 18 anos) e o rapaz (sobrinho do noivo) para levar as aliancas. O q acha? Vou entrar sozinha…bem difícil.

    Curtir

    1. Oi Helena, acho a ideia muito sensata e bem elegante! Adolescentes e jovens também ficam lindos nas funções geralmente desempenhadas por crianças, e eles já tem idade de entender o quão importante isso é e de se sentirem especiais por serem escolhidos!
      Quanto a você entrar sozinha, dá uma lida nesse post que escrevi sobre as varias formas da noiva entrar… Entrada sozinha também é super comum, mais do que a gente pensa: https://casacomidaeroupaespalhada.com/2016/01/26/com-quem-a-noiva-deve-entrar/

      Curtir

  2. Olá. Estou organizando um casamento. Sendo que ambos (noivos) estão no segundo matrimônio. Ela usará um vestido social e Ele terno. A filha da noiva tem 16 anos e entrará com as alianças, O casamento será a noite, a jovem poderá usar um vestido longuete? Já que a etiqueta nos ensina usar longo . Fico no aguardo da sua dica. Um abraço.

    Curtir

    1. Oi Jacqui,
      Acho que ela pode sim, com certeza, entrar com um longuete! Fica elegante e bem apropriado pra idade dela.
      Se a noiva estivesse de longo, ideal seria ela também usar um longo, mas como não é o caso um longuete fica lindo!

      Curtir

  3. Ola, me caso ano que vem 2018. tenho uma irma de 11 anos que estara com 12 anos e ela gostaria de levar minhas alianças. tenho um sobrinho que tera 2 anos e 6 mes uma sobrinha de 2anos e 8 meses e um afilhado que tera 9 meses, e tambem uma filho de amiga de 5 anos e uma filha de amiga de 4 anos. Poderia me dar uma ideia de como colocar todos eles para entrarem. So irie faze a entrar da biblia.
    Adorei seu sote e suas dicas 😉

    Curtir

    1. Oi Bruna! Quanta criança!!! rsrsrs
      Olha… se você só vai fazer a entrada da Biblia, eu sugiro que seja uma criança maior pra entrar com ela. Imagina se cai no chão? Então sua irmã seria ideal para a Biblia… se ela quiser entrar com as alianças, então o guri de 5 anos é o ideal para carregar a Biblia, por ser maiorzinho.
      As outras crianças podem entrar jogando flores no chão, ou com plaquinhas bonitinhas no mesmo momento da Biblia ou da aliança.
      Dá uma procurada no casamento da Pippa Middleton, irmã da Kate Middleton, ela teve várias crianças no casamento (quase de princesa) dela, e todas entraram juntas na mesma função.
      Bjooo!

      Curtir

      1. Tati, tenho uma outra duvida e não sei se você tem alguma coisa escrita nesse sentido. Meus pais são separados, mas quero muito fazer a entrada dos pais, pois os pais do meu noivo são casados. Minha madrasta não gostou muito do meu pai entrar com minha mãe e ela entrar com o outro filho do meu pai.. Consegue me dar algumas dicas em relação a isso??

        Curtir

        1. Oi Bruna! Realmente nunca postei nada sobre entrada de pais separados, é uma boa ideia para post!
          O que eu faria se fosse você:
          1. Pensaria em fazer a entrada da noiva com ambos, pai e mãe. Eles não estarão de mãos dadas, você estará no meio deles, então acredito que não haja problema pra sua madrasta em relação a isso. Seu noivo pode fazer o mesmo e entrar com os pais dele.
          2. Sua madrasta pode entrar sozinha, depois dos padrinhos, como uma madrinha de honra, carregando algum item religioso da cerimônia, como por exemplo uma imagem ou livro sagrado. Ela pode até mesmo ter uma música só dela, o que vai fazê-la se sentir especial na sua cerimônia…
          3. Depois da entrada dela, ela fica com seu pai no altar, e sua mãe fica ao lado dos pais do noivo.
          4. Na saída, sua madrasta sai com seu pai de braços dados e seu sogro pode sair com sua sogra e sua mãe, cada uma de um lado.

          Acredito que a entrada juntos e a saída separados fica até simbólica, uma vez que a relação deles acabou, mas a missão de criar uma filha ainda era comum aos dois, até o dia seu casamento.

          Curtir

  4. Vou me casar agora em agosto e minhas duas filhas vão ser damas de honra,e queria saber se o vestido tem quer igual,ou se eu optar para uma ser dama de honra e a outra florista o vestido pode ser de modelos diferentes?

    Curtir

  5. Ola, preciso seu help ml
    Minha filha vai ser florista e tem 3 anos, porem, a outra florista de 5 anos, usara maquiagem….será que preciso saquear minha filha de 3?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Dani, não precisa não!! Crianças já tem a pele linda e perfeita sem necessidade de maquiagem nenhuma, pode deixar ela natural!
      Se ela quiser porque viu a amiguinha se maquiando, passa um batonzinho cor de pele ou um blush bem rosinha, mas nada nos olhos nem na pele pra não correr o risco de ter uma reação alérgica no dia do casamento!
      Bjo!!

      Curtir

    1. Oi Raquel! Vc quer as daminhas com cor predominante branco, ou quer coloridas?
      Se quiser branco, pode intercalar com cintinhos vermelhos e azuis, combinando com as flores do cabelo ou algum outro detalhe…
      Se quiser coloridas, pode alternar vários tons de azul e vermelho entre elas… Não sei quantas são, mas fica bem bonito assim.

      Curtir

  6. Vou fazer bodas de 10 anos de casada, vou usar a minha filha como porta aliança, mas pensei em usar uma amiga para levar balões de coração de gás vermelhos e o seu marido e o meu cunhado para ser segurança da aliança pra ser um pouco engraçado fica legal?

    Curtir

    1. Oi! Obrigada!!
      Pode sim Carol! Use a imaginação e deixe-as com a cara do seu casamento!
      Pode colocar as outras damas com uma faixa na cintura da mesma cor do vestido da daminha das alianças, ou ainda só mudar o modelo do vestido deixando-as com a mesma cor. Você pode também colocar cada uma com uma cor, e o acessorio do cabelo igual…
      O céu é o limite pra criar combinações diferentes para as damas!

      Curtir

    1. Pati, tudo bom?
      Eu colocaria pra entrar logo em seguida da ultima madrinha, ir até elas no altar e entregar as rosas antes da noiva entrar. Se tiver alguma daminha ou florista pra entrar antes da noiva, seria depois dessa daminha das flores!
      Mas você também pode colocar essa daminha no final, quando as madrinhas estiverem saindo pelo tapete, recebem as rosas e vão embora.
      Várias opções!

      Curtir

  7. Tenho 1 sobrinha, um irmãozinho e um sobrinhos (todos tem 5 aninhos), eles irão entrar no casamento.. Porém minha cunhada tem 18 anos e tenho uma prima de 15 e queria muito que elas entrassem no meu casamento também. Como faria pra organizar essa entrada com crianças e adolescentes?
    Ps: Amei as dicas! 🙂

    Curtir

    1. Oi Raquel! Me diz uma coisa, sua cerimonia será religiosa? Que tal colocar as moças mais velhas com algum símbolo da religião de vocês, como livro sagrado, imagem, terço, etc? Elas podem entrar antes das alianças, carregando itens que remetem á fé de vocês e da importancia daquele momento!

      Curtir

  8. Terei 6 casais de padrinhos, e pensei em fazer a entrada no estilo americano, madrinhas do lado da noiva e padrinhos do lado do noivo. Posso além desse formato também chamar damas de honras para entrarem antes dr mim carregando as alianças e jogando pétalas de flores ? Ou no caso de ter damas de honras devo seguir a entrada dos padrinhos tradicional, ou seja, entrarem como casais? Obrigada

    Curtir

    1. Oi Dai! A graça dos casamentos é que eles podem ter a cara que os noivos quiserem! Você pode sim ter as demoiselles (damas de honra), e ao mesmo tempo o estilo americano para os padrinhos e madrinhas. Eu particularmente acho lindooo!!!
      Só não esquece que, se você for se casar na igreja, tem que conversar e perguntar se é permitido fazer assim…

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s