Brincadeiras · Buffet, Comes e Bebes · Convidados · Emoções e Sentimentos · Perrengues Básicos · Planejamento · Retrospectiva

10 dicas para um Casamento de Sucesso !

A gente gasta um dinheiro fazendo um casamento, né? E por mais que tem gente que diga que não, os noivos fazem festa para os convidados também!
E por isso, o pesadelo de toda noiva: Que seus convidados saiam por aí dizendo que seu casamento foi chato!

Convenhamos: Não é todo mundo que acha que casamento é um programa legal. Algumas pessoas (especialmente homens) acham casamentos tediosos e enfadonhos, e só se divertem realmente depois da cerimônia e do jantar, quando a música (e as bebidas) começam a rolar.

Mas você pode tomar alguns cuidados para que as pessoas curtam de verdade seu casamento e que nem passe pela cabeça delas falar algo ruim (durante ou depois da festa).

Vamos evitar alguns bocejos?

1- Apresente as pessoas

Se você colocou o nome dos seus pais lá no alto do convite de casamento, quer dizer que seus pais serão os “anfitriões” da festa. Antigamente eles eram de verdade os anfitriões (especialmente os pais da noiva) pois eram eles quem “convidavam” e pagavam por tudo. Hoje em dia não é mais assim, e os noivos na maioria das vezes pagam quase tudo sozinhos, mas seus pais ainda podem ajudar muito no papel de anfitriões.
Imagine que em uma festa de casamento vocês estão unindo duas famílias e vários grupos de amigos que talvez não se conheçam. Nada melhor do que os pais dos noivos para apresentarem as pessoas entre si.
No meu casamento meus pais foram os primeiros a chegar, e em um determinado momento resolveram ir lá pro portão do estacionamento do sítio pra recepcionar os convidados, junto com o funcionário do espaço. Quem eles não conheciam, se apresentavam e diziam pra todos se sentirem a vontade e bem vindos. Foi como se estivéssemos fazendo nosso casamento em casa, sabe?
Eles foram por vontade própria, ninguém pediu pra fazerem isso e todos os convidados, sem exceção, vieram me falar que acharam o máximo!

2- Monte um programa

Nos casamentos gringos é comum distribuir, durante a cerimônia, um livreto com o cronograma do casamento: A que horas começa e termina a cerimônia, que horas é servido o almoço/jantar, que horas começa a banda/dj, etc… Isso deixa os convidados livres pra perambular pelo espaço que você escolheu, conhecer detalhes, ver a decoração, tirar fotos e etc, sabendo que não perderão detalhes importantes da sua programação se estiverem ausentes do salão. Dá autonomia pra curtirem tudo no tempo deles e do jeito deles.
Colocar plaquinhas indicativas pelo espaço também é uma ótima ideia, principalmente se o seu espaço for grande e ao ar livre.
Outra ideia legal é colocar informações sobre as pessoas que participarão da cerimônia: Nome dos pais, avós, padrinhos, madrinhas e daminhas. Pode acrescentar um pouquinho sobre onde os conheceram e como se tornaram amigos tão especiais a ponto de serem seus padrinhos!

3- Não deixe as pessoas com fome

Não tem nada pior do que estar com fome e não saber quando (ou o que) vai comer.
Se seu casamento for no mesmo local da festa, assim que seus convidados chegarem, já sirva-os com água e sucos. Ao entrarem no salão, até que todos estejam acomodados e aguardando a entrada dos noivos, sirva salgadinhos, e comece com as bebidas alcoólicas (se tiver). Cuide para que haja um numero satisfatório de garçons para todas as mesas que você montar.
Em cima das mesas, deixe um Menu com o que será servido no almoço/jantar, assim os convidados ficam felizes em saber que terá algo mais pra comer além dos salgadinhos. O Menu também serve para que as pessoas saibam o que estão comendo: “Esse salgadinho é do quê?”,  “o que tem dentro dessa massa recheada?“,  “não sei se quero bolo… é de quê?”. Quem nunca fez essas perguntas, né?

4- Planeje um comboio ou alternativas de transporte

Se seu casamento será em um local e a recepção em outro local muito longe dali, planeje com antecedência um mapa para as pessoas seguirem. No meu casamento por exemplo, achamos necessário montar um vídeo com o caminho pro espaço.
Você também pode combinar com algumas pessoas um comboio, e colocar alguém que conhece bem o caminho pra ir na frente.
Para quem não tem transporte ou carona, verifique se as pessoas tem interesse em alugar uma van ou micro-ônibus, e cote com algumas empresas. Passe o valor pra elas e explique que dividindo sai barato pra todo mundo. Muitas dessas empresas disponibilizam o transporte pra ida e volta.

5- Preste atenção no espaço escolhido

Todo mundo gosta de ir em um casamento diferente, e quando você escolhe o local onde vai fazer sua festa, pense como um convidado: As pessoas vão se sentir presas aqui? O local é muito apertado? O numero de banheiros é suficiente pra todo mundo que vou convidar? Onde um fumante iria pra poder fumar? E se quiserem esticar as pernas? Tem ar-condicionado / ventiladores suficientes?
Meu casamento foi ao ar livre, e nós providenciamos repelente contra insetos e leques pro pessoal poder assistir a cerimônia sem problemas.
Um casamento bonito com comida pra todos é a receita perfeita pra ser sucesso, mas esses detalhes citados acima podem arruinar qualquer festa lindíssima!

6- Considere marcar as mesas

Eu falei aqui sobre os prós e contras de numerar as mesas e marcar os lugares. Acho fantástico e nunca vi nenhum convidado falando mal disso.
Eu e o marido optamos por marcar os lugares no nosso casamento, e dividimos as mesas por “turmas”. Tinha a turma do colégio, a turma do trabalho, a turma da rua, os parentes, os amigos de infância… Todo mundo achou ótimo poder se sentar com os amigos, sem precisar entrar correndo pra guardar lugares, juntar mesas ou acabar se sentando com quem não conhecia…
Marcar os lugares dá um pouco de trabalho porque você precisa ter a confirmação de presença dos convidados com uns dias de antecedência e contar com a parceria do seu decorador pra usar seu mapa das mesas, mas é muito gratificante bater o olho em uma mesa e ver todos os seus amigos juntos, rindo, tirando fotos, e poder passar por ali e falar com todos ao mesmo tempo.

7- Não passe retrospectivas muito longas

O momento da retrospectiva é muito legal, ás vezes engraçado, ás vezes emocionante, mas não pode se estender demais pois fica cansativo.
No meu casamento fizemos dois vídeos, e tomamos muito cuidado pra não ficar cansativo, então fizemos um engraçado e um mais emocional.

8- Saia da caixinha

Preparar surpresas e coisas que fogem do normal em um casamento é uma boa pedida pra animar os convidados.
Alguns casais dançam uma coreografia, outros contratam banda, outros cantam, dançam com os pais uma dança especial e alguns fazem brincadeiras originais na hora da gravata ou do buquê.
Prepare coisas originais para o seu casamento, e cause uma surpresa legal nos convidados.
No meu casamento tivemos algumas surpresas, mas as duas mais marcantes foram as nossas mães celebrando nossa cerimônia (só o noivo, meu pai, nossas irmãs, os fotógrafos e a assessora sabiam) e o meu marido com peruca de Elvis abrindo a banda cantando Blue Suede Shoes.

9- Não esqueça das exceções

Se alguém for diabético, vegetariano, alérgico… pense neles no momento de montar seu buffet e certifique-se que existem opções para todos.
Se tiver muitas crianças na sua lista de convidados, elas também merecem um tratamento especial. Considere contratar uma empresa de recreação ou montar uma mesinha com guloseimas e passatempos pra elas.
Já os idosos merecem um local mais calmo e afastado da música alta para sentarem e relaxarem. Pense nas suas tias-avós que não se vêem há tempos e querem colocar todas as conversas em dia!

10- Relaxe!

O período pré-casamento é muito estressante, e o dia do casamento em particular é de pirar! Eu até tive tempo de comer antes e depois da cerimônia, mas quem disse que eu conseguia? Eu não queria sentar pra perder tempo comendo quando tinha tanta gente querida em volta de mim com quem eu queria conversar, rir e tirar fotos!
Mas se os noivos não relaxam e curtem o momento, os convidados vão ficar sem jeito de chegar e cumprimentar, fazer um comentário, dar um abraço e pedir pra tirar fotos.
Pense bem: Se você vai a uma festa e o anfitrião está estressado andando pra lá e pra cá falando com garçons e resolvendo crises, você consegue se divertir plenamente ou começa a se sentir culpado por estar dando trabalho?
Considere relaxaaaaaar antes do casamento começar, mesmo que seja por 1 minuto, fechada no banheiro, dizendo pra você mesma: “Keep calm & vamos casar!

E aí, tem algo a acrescentar na nossa lista?

Texto inspirado no post do blog theknot.com


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

 

Anúncios

5 comentários em “10 dicas para um Casamento de Sucesso !

    1. Oie!!!
      Tirando das experiências que eu já vivi indo a casamentos, eu acho que 10 minutos é um tempo legal se for uma retrospectiva diferente, sabe? Se for algo engraçado ou emotivo… Mas se for um vídeo ou uma montagem só com fotos dos convidados junto com os noivos, 3 ou 4 minutos no máximo…
      Para os convidados é mais interessante ouvir e ver vocês falando ou atuando no vídeo do que ver fotos de pessoas que eles não conhecem.
      Beeeijo!!!

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s