Moda já há algum tempo em terras gringas, o second dress é um segundo vestido pra noiva usar depois da cerimônia, durante a recepção ou na hora da balada.
Esse assunto divide opiniões: Tem noiva que pira na oportunidade de usar dois vestidos e poder se sentir leve e solta depois de um tempo, e tem noiva que acha uma pena deixar de usar seu vestido de noiva longo antes do dia do casamento acabar, já que foi escolhido com tanto sonho e carinho.
A verdade é que não existe a melhor resposta entre usar ou não usar o segundo vestido de noiva. Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens. Vamos listar algumas:
Vantagens
Resolver exigências religiosas.
Existem igrejas e templos que têm regras claras para o dresscode da noiva, barrando costas nuas, decotes e vestidos curtos ou não brancos. Ter um segundo vestido pode resolver o impasse, caso a noiva sonhe com alguma coisa que a igreja não aprova.
Por exemplo, a noiva é apaixonada por um tomara que caia bem sexy, mas a igreja não permite, então usa-se um curto na recepção com a parte de cima do jeitinho que sonhou, e usa um mais fechado na igreja.
Dúvida entre modelos, cortes ou tecidos.
No começo da busca por vestido de noiva, a gente salva uns 30 modelos na nossa pastinha de inspiração, não é verdade? E quando chega a hora de escolher o vestido de noiva, é aquela dor de cabeça… Queremos o corte do primeiro com a saia do segundo e o tecido do terceiro, rsrsrs. Quando a noiva está na dúvida entre modelos de vestido, pode-se escolher dois e usa-los em momentos diferentes do casamento.
Adicionando cor á noiva.
Se a noiva tiver seu estilo mais marcante, pode se casar na cerimônia com um vestido branco e longo tradicional e usar um vestido colorido durante a festa. Se a festa for temática então, o céu é o limite para a criatividade!
Mais mobilidade.
Um vestido curto adiciona liberdade pra fazer danças elaboradas na hora da valsa do casal. Existem noivos que fazem aula de dança e não abrem mão de fazer aquela apresentação no casamento!
Ou ainda, facilita no momento de ir ao toalete.
Mais frescor e menos sensação de calor.
Vivemos em um país tropical. Casar-se a partir de novembro até fevereiro pode ser um verdadeiro suplício para a noiva que escolheu um vestido com tecidos grossos ou menos vaporosos. A troca para um vestido curto será um verdadeiro alívio pra essa noiva.
Guardar a recordação.
Ter um vestido curto pra festa abre a possibilidade de compra ao invés de aluguel. Se você comprar o vestido curto, pode guardar de recordação quando se tem que devolver o vestido longo alugado. De repente até sua filha pode usar novamente seu vestido.
Eu por exemplo usei o mesmo vestido que a minha mãe, mas no nosso caso foi o vestido do casamento civil.
Ter o plano B.
Ninguém quer pensar nisso, mas podem acontecer coisas com seu vestido de noiva, como alguém derrubar vinho na hora de te abraçar ou ainda sujar de lama ou barro. Com um segundo vestido a mão você sempre pode se trocar, na hora que precisar.
Desvantagens
Mais um gasto no casamento.
Seu segundo vestido não vai sair de graça, a não ser que seja presente. Você tem que pensar com carinho nesse segundo vestido, pois não pode ser simplesmente um vestidinho normal. Ele tem que ser digno de uma noiva, assim como seu longo da cerimônia, e isso pode implicar em gastos a mais que poderiam ser aproveitados com outros itens do casamento.
Tira o glamour da escolha do primeiro vestido.
Escolher o vestido de noiva é um dos momentos mais gostosos, emocionantes e simbólicos dos preparativos do casamento… É o momento que você se vê de noiva, muitas vezes pela primeira vez, e começa a sonhar com tudo acontecendo de verdade. Ter um segundo vestido de noiva pode nublar um pouco as emoções da escolha do vestido longo, uma vez que ele é “só um dos seus vestidos”. Ele deixa de ser único.
Só mais uma na pista de dança.
A noiva é única. Entre as mulheres na pista de dança, ela é a mais especial, aquela pra onde todos os olhares se voltam. Se você está numa festa de casamento e olha em volta, logo encontra a noiva, no seu vestido longo rodopiando pela pista. Caso a escolha do segundo vestido não seja criteriosa e cuidadosa, a noiva pode se tornar só mais uma na pista de dança… Mesmo que o vestido seja o único branco ali.
Ter menos fotos do seu vestido longo.
Não importa o horário que você se trocar, você sempre terá menos fotos do seu vestido do que gostaria. Eu não sei vocês, mas eu amoooo olhar minhas fotos do casamento onde apareço de corpo inteiro. Meu vestido é lindo e não me canso de olhá-lo! Trocando de roupa no meio da festa você terá menos fotos do seu vestido de noiva longo.
Ficar com cara de festa de debutante.
Esse item eu acho que é meio “opinião do convidado mal-humorado“, mas já ouvi então vale a pena listar.
Debutantes trocam de vestido duas, as vezes três vezes durante a festa. A festa de debutante é uma festa que nasceu na antiguidade, onde o principal propósito é apresentar a moça para a sociedade como uma mulher solteira e disponível para desposar alguém, ou seja, o foco da festa é a aniversariante! A troca de vestidos servia para mostrar aos possíveis pretendentes que aquela moça tinha posses e dote, por isso “ostentava” vestidos.
Num casamento o foco é (ou pelo menos deveria ser) o casal, o amor que sentem um pelo outro e a vontade de assumir um compromisso perante a lei, as famílias e todos àqueles que amam. O foco não é a noiva sozinha e isolada, então não haveria motivo pra se “mostrar” pra sociedade nem “ostentar” vestidos.
Sensação de desperdício.
Conheço duas noivas que usaram um segundo vestido durante a festa, e me confessaram: Se arrependeram.
Sentiram que estavam desperdiçando dinheiro ou ainda perdendo tempo precioso que poderiam estar usando o vestido longo dos seus sonhos… Teve uma inclusive que chorou no banheiro. Ela não queria mais usar o segundo vestido, mas tinha que trocar pois a dança que ela e o noivo ensaiaram não dava pra fazer com o longo…
Perder o ritual da noite de núpcias.
Eu sei que ao chegar no hotel depois da festa, vocês vão querer tomar banho antes de começar a fazer coisas mais interessantes… mas eu tenho certeza que seu marido deu uma ou duas olhadinhas pra você durante a festa, e se imaginou desabotoando aqueles botões ou desamarrando aquele espartilho das suas costas…
O vestido de noiva tem todo um simbolismo! Sua mãe ou alguma mulher importante na sua vida fecha o seu vestido no making of, e seu marido abre o vestido na noite de nupcias.
Trocar de vestido no meio da festa tira do seu marido o gostinho de desabotoar ou abrir o seu vestido de noiva, pela primeira e última vez na vida dele.
Eu não abri mão disso, conforme contei aqui.
Bom… já deu pra perceber que não faltam vantagens e desvantagens ao se usar um segundo vestido de noiva, né? Decisão difícil…
Se você ainda está na dúvida, permita-me acrescentar aqui minha opinião de casada sobre isso:
– Quando na vida você terá a oportunidade de usar um vestido de noiva de novo? Longo, com cauda, princesa, sereia… seja lá o modelo que você sonhe na sua cabecinha.
É o dia do seu casamento e VOCÊ é a noiva! Curta o vestido até o fim e faça valer cada centavo gasto! Arrasta ele pelo chão, rodopia, se joga, anda por aí segurando a cauda, deixa suas amigas repararem nele de pertinho depois da cerimônia, deixa sua avó tocar nele e falar mal da costureira (elas sempre fazem isso kkkk)…
Curta seu vestido… passa tão rápido e não volta nunca mais!
Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!
www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada
Olá! Estou bem na dúvida quanto a isso…já li seu post umas 3 vezes…rsrs… vamos dançar em três momentos… dois deles o vestido longo ficará lindo…mas meu noivo que abrir a pista de dança com uma gafieira…ou seja…com o meu vestido não vai dar para dançar. Já chegue a pensar em trocar o vestido depois recolocar o meu…será besteira?
CurtirCurtir
Oi Priscila! Nada é besteira se for te deixar feliz! Eu acho a ideia ótima, abrir a pista com uma musica bem alegre e contagiante, pra chamar o pessoal pra pista e de quebra ainda poder continuar com seu vestido de noiva depois… Você só precisa tomar cuidado com o tempo que isso demora, e colocar no teu cronograma. Porque pode atrasar as coisas todas que você quer fazer depois.
Bjo!!
CurtirCurtir
Tati mais uma vez muito muito obrigado estava na duvida mais p trocar do q nao mais agora tive a certeza que vou ficar com meu vestido de noiva lindo e maravilhoso ate o final …
CurtirCurtir
Legal que se decidiu! Tudo tem suas vantagens e desvantagens, né? E é mais facil decidir quando a gente pondera os dois lados e tenta adequar a nossa necessidade. Aproveite seu vestido até o ultimo minuto! Vc vai sentir saudades dele rsrsr
CurtirCurtir
eu adorei seu post ! estava na duvida mais agora vou usar meu vestido de noiva até final vou aproveitar cada centavo gasto kk … obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aproveita mesmo!!! Suja, arrasta, sacode e roda! Depois o atelie que se vire pra lavar kkkkkk
CurtirCurtir
E caso fotos no outro dia casamento com vestido d noivas ..se ele sujar na festa?
CurtirCurtir
Mas e como fazer caso no outro dia do casamento vou fazer as fotos ..caso sujar ele na festa?
CurtirCurtir
Luzi, sujar sempre suja… Mesmo que a noiva seja super cuidadosa e tal, a barra pode ficar mais escurinha, alguem pode te abraçar e sujar o ombro do vestido de base de maquiagem / batom, vc pode derrubar bebida… Tudo pode acontecer.
Porem, seu fotografo pode também dar aquele enquadramento “esperto” no momento das fotos e nada disso irá aparecer.
CurtirCurtir
Ameiiiiii, estava em dúvida em usar o segundo vestido, pois, o meu é bem princesa e amo dançar ao som de um samba rock, rrrss e você foi demais…
– Quando na vida você terá a oportunidade de usar um vestido de noiva de novo? Longo, com cauda, princesa, sereia… seja lá o modelo que você sonhe na sua cabecinha.
É o dia do seu casamento e VOCÊ é a noiva! Curta o vestido até o fim e faça valer cada centavo gasto! Arrasta ele pelo chão, rodopia, se joga, anda por aí segurando a cauda, deixa suas amigas repararem nele de pertinho depois da cerimônia, deixa sua avó tocar nele e falar mal da costureira (elas sempre fazem isso kkkk)…
Curta seu vestido… passa tão rápido e não volta nunca mais!
AMEIIII!
CurtirCurtir
Aiii Ana Claudia! Já se passou 1 ano e meio do meu casamento e eu ainda sinto saudades do meu vestido kkkkk Se eu tivesse trocado de roupa, acho que sentiria mais saudade ainda, então eu continuo com a mesma opinião de quando escrevi esse post kkkkk
Aproveeeeeita muito seu vestido!!! :*
CurtirCurtir
Adorei seu post, eu por exemplo usarei meu vestido de noiva , e na hora da dança usarei um curto, apenas para não pisar na barra, ou acontecer alguma “tragédia” hahahaha, porém após a dança colocarei meu vestido de noiva novamente, será o único dia que usarei ele então quero aproveitar até o fim!!!
CurtirCurtir
Isabelly, acho que você uniu as duas possibilidades muito bem!!! Você terá todas as vantagens das duas situações! Muito bom! 😀
CurtirCurtir