Organização · Perrengues Básicos · Planejamento

Organizando um Casamento em 20 passos .

Você ficou noiva!!! É aquela comemoração e alegria, né?
Você se pega admirando sua aliança e começa imediatamente a salvar imagens de inspiração de casamento no seu computador ou celular…
Daí, um belo dia, você se dá conta que planejar e organizar um casamento é muiiiito mais trabalhoso do que você imaginava!

É tanto detalhe e coisas pra pensar, você não sabe a ordem certa pra fazer as coisas nem em que momento decidir os itens…

Quer um planejamento pra ir se organizando?
Então vou contar como fizemos o nosso planejamento, e você adapta do jeito que achar necessário, tá?

1. Orçamento.

casamento_casal_porquinho_dinheiro_01

Não existe casamento sem dinheiro. Mesmo que seja um civil sem festa, você vai precisar pagar as taxas do cartório, comprar ou fazer um vestidinho bonito e uma camisa legal pro noivo… Então, definitivamente o primeiro passo na organização do casamento é contar quanto dinheiro vocês têm e quanto desse dinheiro estão dispostos a gastar com o casamento.
Ter em mente qual é o budget de vocês vai nortear todas as escolhas daqui pra frente… Tudo será pensado de acordo com o dinheiro disponível em conta.
E agora uma dica de ouro: Tente pagar os serviços mais caros a vista. Além de se ver livre logo daquilo, muitas vezes ainda rolam descontos maravilhosos pra quem paga a vista! Vai pagar a vista? Chore, implore, pechinche! Ah! E não esqueça de decidir nesse momento se vocês terão ou não Lua de Mel.

2. Lista de Convidados.

casamento_convidados_muitos

Independente do tempo que você terá pra organizar o casamento, logo depois de resolver a parte financeira, uma coisa que você deve fazer é, sem dúvida, sentar com seu noivo e definir a lista de convidados! O tamanho da sua lista de convidados vai definir quase TUDO no casamento, desde a escolha da igreja e/ou do salão até a quantidade de lembrancinhas e bem-casados.
Não desanime, esse passo é sem dúvida o mais difícil de todo o processo de organização! Vocês vão fazer e refazer essa lista milhões de vezes… Pessoas vão entrar, sair, entrar novamente. É um tormento!
Ah! Nesse momento também é hora de separar quem serão seus padrinhos e madrinhas, e escolher as crianças para daminhas e pajens.
Mas… por onde eu começo a fazer a lista?!?
Aqui tem um link que pode te ajudar!

3. O estilo do Casamento.

Passado o pesadelo da lista, tá na hora de fazer algo gostoso e prazeroso: Definir o estilo que o casamento terá.
Dependendo do orçamento definido, vocês poderão escolher entre um clássico e tradicional, rústico e vintage, praiano desencanado, destination-wedding, mini-wedding (olha aí a lista de convidados influenciando até nisso!). São várias opções e vocês precisam escolher que cara a festa terá.
Feito isso, escolham as cores que mais agradam vocês e pensem em combinações.
O estilo da festa vai definir que tipo de local você precisa reservar para sua festa, bem como arquitetura da igreja, roupa dos noivos, decoração, papelaria… todo o resto que for visual!

4. A data.

aliança casamento celular 2

Vocês já têm a lista de convidados, o orçamento e o estilo da festa. Com essas informações vocês já podem definir a data. Não precisa ainda ser uma data precisa, basta o mês e o ano. A data vai depender da disponibilidade dos fornecedores que vocês contratarão, então tenham em mente um mês ou algumas datas especificas que vocês gostariam de se casar.
Leve em conta o clima e os preços de acordo com o estilo que escolheram. Casar na praia, por exemplo, pode ser mais caro no verão. Casar ao ar livre em março aumenta a possibilidade de chuvas. Igrejas em feriados santos são mais caras e a maioria nem faz casamentos nesses dias.

5. Os Fornecedores mais Concorridos.

Igreja, buffet, fotógrafo e local da festa. Esses são os fornecedores que precisam ser contratados com toda a antecedência que vocês puderem, por conta de disponibilidade da agenda e horário da igreja. Comece conhecendo igrejas e salões, depois verifique a agenda de ambos e a distância entre eles. Feito isso, procure buffet (não deixe de fazer degustação!) e serviço de fotografia. Verifique se o salão e o buffet já se conhecem, anote as exigências do buffet em relação ás dependências da cozinha e veja junto ao salão se atendem. Vai precisar de garçons? O buffet já contempla bebidas? E as louças? Anote tudo pra não enlouquecer… Um item “puxa” o outro e todos devem ser contratados em harmonia e conformidade.
As vezes dependendo da escolha do local, será preciso mexer na data escolhida ou no tamanho da lista de convidados. Ok! Por isso mesmo que você está vendo esses itens primeiro.
Se sua cerimônia será ao ar livre, pense num plano B em caso de chuva e já contrate esses fornecedores.

6. Lua de Mel.

aliança casamento destino da lua de mel

O momento agora é planejar a lua de mel já que o mais urgente e grosso do casamento está resolvido. Vocês já separaram uma verba para esse item, então é hora de colocar os sonhos na mesa e ver o que será possível fazer.
Pesquise todos os detalhes do plano: Passaportes, vistos, vacinas, malas, roupas específicas para frio ou calor, passagens, pacotes, hotéis, passeios… Tudo! Quanto antes se programarem, melhor.

7. O Vestido.

casamento_noiva_vestido_escolha_experimentando_02

Você já sabe que cara e estilo a festa terá, então vamos escolher o vestido? Com certeza você já tem milhões de fotos de inspiração salvas no seu computador… Tá na hora de escolher as preferidas que tiverem mais a ver com a proposta da sua cerimônia e festa, e começar a pesquisa louca e desenfreada na internet atrás de fornecedores, ateliês ou costureiras, pra tornar seu sonho em forma de vestido, realidade!
Não se sinta envergonhada de entrar numa loja, experimentar 200 vestidos e não querer nenhum! Você tem que se apaixonar pelo vestido, então, não compre ou contrate nada por obrigação!
Escolheu? Agende provas a cada 2 ou 3 meses, pra ter certeza que não engordou ou emagreceu demais a ponto de precisar ajustar.

8. Definir a roupa do noivo e das pessoas que participarão da cerimônia.

Você já sabe como será seu vestido, então está na hora de ajudar o noivo com a roupa dele. Arrisco dizer que 95% dos homens não vão googlar atrás de ideias para suas roupas, então salve você mesma algumas ideias e mostre pra ele.
Feito isso, defina as roupas das daminhas e pajens, e resolva se vai definir roupa e/ou modelo para as madrinhas, padrinhos pais e mães. Vocês já escolheram as cores da festa, então caso vão definir cores para as madrinhas e mães, o momento é esse. Não esqueça de colocar essa informação no convite das madrinhas e padrinhos.

9. Começar seus DIY.

diy

Quase toda noiva hoje em dia faz um monte de coisas DIY pro casamento. Essa prática tem duas vantagens: baratear os custos do casamento e deixar tudo com a cara e com o jeitinho dos noivos.
Nessa etapa dos preparativos vocês já conhecem seu salão e já definiram o estilo da festa e as cores, então já tem um norte pra começar a pensar na decoração.
Liste todos os itens DIY que você gostaria de fazer para o seu casamento, pesquise como os fará e mãos á obra!
Importante: Se você for fazer lembrancinhas ou convite especial para os padrinhos, damas, pajens e pais, este é o momento de começar a planejar e executar isso.

10. Demais Fornecedores.

Aqui entra a decisão, escolha e contratação dos demais fornecedores como DJ e/ou banda, celebrante, decoração, carro da noiva, recreação para crianças, bem-casado e demais alimentícios que não estão incluídos no buffet, etc.
Também é hora de começar a pensar nas músicas da cerimônia, da dança dos noivos e as principais que não podem faltar na hora da festa. Pode parecer que não, mas essa decisão demora e exigirá uma resposta rápida quando o DJ ou músicos questionarem vocês.
Você já terá uma lista dos seus DIY que serão feitos, então aqui já fica definido se você precisará comprar ou contratar lembrancinhas, buquê, identidade visual e papelaria, kit festa e plaquinhas, etc.
Ao contratar decoração e musica para a cerimônia, não esqueça de verificar junto á igreja ou templo escolhido as exigências que eles têm em relação aos fornecedores de musica e decoração.
Ah! Se você não contratou uma assessoria de casamento desde o começo dos preparativos, tá na hora de começar a pensar em ter uma para o dia do casamento. Elas ajudam muito e resolvem muitos “pepinos” que os noivos nem ficam sabendo! Cuidado ao economizar demais com itens que você achava que não precisaria.

11. Sessões de foto do casal.

pre_casamento_tatiana_braulio_cleber_massao_somniare_3

Vocês já têm fotografo, então o momento é pra fazer a sessão de fotos de vocês de e-session ou pré-wedding, que será usada onde acharem melhor: No site de casamento, no save the date, no convite, na retrospectiva, na decoração do casamento, dos chás, nas lembrancinhas… Escolham um lugar bonito e legal, uma roupa confortável e bora sorrir pra câmera!

12. Save the Date e/ou Convites.

Com lista de convidados, local e data definidos, está na hora de providenciar os save the date (se tiver) e/ou os convites de casamento.
Pausa nos DIY! Se você mesma for fazer os convites, tá na hora de parar tudo e dar prioridade pra isso, pois eles precisam ficar prontos antes de tudo.
Leve, em consideração a escolha do estilo da festa e das cores para definir a identidade visual de toda a papelaria. Lembrem-se que o save the date ou o convite de casamento é o primeiro contato que seus convidados terão com o casamento, e ele é quem “mostra” o que o convidado pode esperar do evento: Se por exemplo for um convite requintado, grande, com brilhos e papel nobre, o convidado sabe que será um casamento clássico e tradicional, provavelmente noturno em um grande salão.
Coloque no convite todas as informações que você acha que o convidado precisará. Endereço da igreja, do salão e horário da cerimônia são obrigatórios! Além dessas informações você pode acrescentar dresscode, lista de presentes virtual, mapa do local, coordenadas do Waze, convites individuais, vale-conforto (pras mulheres, caso vá distribuir chinelinhos), etc.
O save the date deve ser entregue bem antes do convite, alguns meses. Você pode entregar pessoalmente em forma de lembrancinha ou mesmo um imã de geladeira, ou virtualmente, por e-mail, whatsapp, etc.
Terminou os convites? De volta aos DIY a todo vapor!

13. Documentação para o Civil e outras burocracias.

casamento_civil_01

Hora de conversar com seu noivo e decidir qual o regime de comunhão de bens vocês vão adotar, se irão alterar seus sobrenomes, verificar custos, documentos necessários, datas e etc. Escolher as testemunhas e decidir se o casamento vai ser no cartório mesmo ou em diligência. Se vocês não terão cerimonia religiosa, também é o momento de decidir se querem o juiz de paz ou um celebrante.
Quando faltar aproximadamente 90 dias para a data pretendida, compareça ao cartório com o valor da taxa, duas testemunhas (não precisa ser os mesmos que serão padrinhos do civil) e todos os documentos necessários para fazer a habilitação de casamento e efetivamente marcar a data.
Verifique também com a sua igreja a necessidade de fazer um curso de noivos. Tem religião que exige.

14. Beleza da Noiva.

Já pensou no seu penteado? E os acessórios que vai usar? Quer véu, voillete, coroa de flores? E o sapato? Já escolheu sua maquiagem?
Eu sei que você já vem pensando nessas coisas há tempos, mas agora que seu vestido está definido há um tempinho, é hora de fechar esses itens!
Orce e procure por cabeleireira, maquiadora, salão para dia da noiva (se for ter um), buquê, sapato, jóias e assessórios, etc. Decida se vai se arrumar sozinha ou com as mães e madrinhas.
Se for comprar algo da China, compre pelo menos 6 meses antes!!! As coisas demoram pra chegar (thanks Correios!).

15. Começar a entrega dos convites

entregando-o-convite-de-casamento

Comece a entrega dos convites para os convidados, cerca de 3 meses antes. Faltando de 2 a 1 mês e meio todos os convites já devem estar entregues, assim as pessoas tem tempo pra providenciar roupa, comprar presente, arrumar carona, pedir folga no trabalho, remarcar viagens, etc. A gente não pensa, mas os convidados também gastam e também se programam com antecedência para um evento de casamento. Dar um tempo pra eles não fazerem as coisas correndo é sinal de bom senso por parte dos noivos.
Atenção: Para convidados que moram fora do país, enviar os convites pelo menos 6 meses antes do casamento.

16. Organizar Chás (Cozinha, Bar, Lingerie… etc).

Vai ter chá de cozinha, chá-bar, chá de lingerie, despedidas de solteiros e etc? Hora de pensar nesses detalhes e fazer as festinhas. Mesmo porque, nesses eventos você pode aproveitar pra entregar muitos convites! Salva tempo, visitas e combustível! rsrs
Não esqueça de enviar um “muito obrigado pelo presente e pela presença” mesmo que seja por e-mail, para seus convidados que compareceram aos chás.

17. Noite de Nupcias.

casamento_sem_lua_de_mel 2

Vai dormir num hotel antes da viagem de lua de mel? Já procure por lugares perto do local da festa e reserve um quarto. Tem noivo que gosta de fazer surpresa, certifique-se que ele já não está vendo isso antes de tomar as rédeas do assunto, tá?

18. Terminar os DIY

Momento pra olhar em volta e decidir: Vai dar tempo de fazer tudo a qual me propus? Se sim, mãos a obra e bora acabar tudo! Se não, vamos decidir o que dá pra desistir, e o que for importante, contratar algum fornecedor pra fazer por você.

19. Reuniões finais com os Fornecedores.

casamento_casal)lista

Faça últimas reuniões com DJ, Banda, Fotógrafo, Decoração, Cerimonialista etc, pra deixar claro tudo que vocês combinaram e tudo que é esperado que aconteça. É o momento de passar as músicas que vocês escolheram para os músicos, DJ ou banda, de decidir detalhes da decoração, apontar para o fotografo quais os momentos e as pessoas que não podem faltar nas fotos, organizar ordem do cortejo e detalhes da cerimônia com a cerimonialista e etc.
Essas reuniões são super importantes!

20. Detalhes finais.

casamento_lista_03

Aqui vamos fazer os últimos detalhes:
– mandar as alianças do noivado pra polir caso forem usar as mesmas no casamento;
– separar os itens da festa (buquê que vai jogar, chinelinho da noiva, kit festa dos noivos);
– separar os itens DIY para que o decorador coloque nos lugares corretos (taças e espátula do bolo especiais, topo do bolo, fotos de família, plaquinhas das fotos, papelaria do casamento);
– agendar retirada do vestido da noiva e da roupa do noivo e daminhas;
– verificar se todos os padrinhos e madrinhas têm carona para o casamento e tentar organizar as caronas com quem você sabe que mora perto;
– confirme com todo mundo que vai participar da cerimônia os horários que devem estar no local.
– definir roupa do civil (caso vá fazer separado);
– agende a retirada ou recebimento dos itens que você contratou com terceiros, por exemplo as lembrancinhas ou bem-casados;
– providencie um kit socorro pra você e o noivo terem nos quartos onde vão se arrumar, que contenha agulha e linha de costura, band-aid e etc;
– cuidados finais como cortes de cabelo e hidratação, esfoliação e etc. Tudo que você puder adiantar pra não fazer no dia da noiva.

Chegou o dia!

casamento_casal_cerimonia_decoracao_01

Durma cedo um dia antes, procure não deixar nada pra ultima hora.
Chegue cedo no dia da noiva ou no local onde vai se arrumar. Se acalme, sorria, ouça músicas que te trazem paz e bem-estar. Curta seu making of!
Não deixe de comer e beber água!
Dance, curta, viva, sorria e chore! Converse com todo mundo que você sentir vontade.
Confie nos seus fornecedores. Você pode ter sido uma noiva DIY durante todos os preparativos, mas no dia do casamento é dia de ser somente NOIVA e deixar que os fornecedores que você pesquisou e confiou realizem o seu sonho!
Não esqueça do noivo… terá muitas pessoas no seu casamento, e todo mundo que ver e falar com vocês, mas sempre que possível, abrace, beije e grude no marido! Rende fotos lindas!

Ufaaaaaaaaaaa!!!

Gente, me perdoem se esqueci de algum detalhe! É muita coisa, né?
Sinta-se a vontade pra se basear nesses passos e montar uma planilha de planejamento pra vocês. Inclua os itens de vocês e os prazos que fazem mais sentido a sua realidade.
A graça do mundo dos casamentos é que nenhum é idêntico ao outro, né?

E não esquece de curtir cada minutinho, cada visita a fornecedor, cada decisão, cada conversa com o noivo, cada choradeira ao ver o extrato bancário… O casamento já está acontecendo pra vocês, e a vida a dois é isso daí: organizar, planejar e realizar coisas grandes e pequenas juntos! Acreditem, não parece mas passa voando e você vai sentir muita saudade desse período!

E aí, conta como foi ou como está sendo a parte dos preparativos do seu casamento!


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Curta nossa página no Facebook!!!

www.facebook.com/casacomidaeroupaespalhada

Anúncios

4 comentários em “Organizando um Casamento em 20 passos .

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s