Casamento · Cerimônia · Inspire-se · Planejamento · Tradições e Modernismos

Com quem a noiva deve entrar?

Alguns detalhes da cerimônia do casamento só passam pela nossa cabeça depois de um tempo imersa nos preparativos, e de repente a gente se vê com um baita ponto de interrogação na cabeça, quando nos imaginando entrando pelo tapete: Com quem eu vou entrar?

Mesmo quem tem pai vivo/presente na sua vida, fica com a dúvida se deveria entrar com pai e mãe ou somente com o pai.
Quem não tem o pai presente então, a dúvida é ainda maior:

Posso entrar com meu avô?
Posso entrar só com a minha mãe?
E se eu entrar com meu filho?

Gente! Pode tudo!!! Pode até entrar sozinha, se quiser!

O casamento é seu e você deve entrar pelo tapete da forma que fizer mais sentido pra você. Não se sinta obrigada nem forçada a nada! Faça tudo da forma que você imaginou e sonhou para o seu dia!

Vamos ver alguns exemplos de entradas das noivas?

1- A entrada tradicional da Noiva com o Pai

12345

Nesse caso, o cortejo é tradicional. O noivo entra com a mãe dele, a mãe da noiva com o pai do noivo, depois os padrinhos e por último, a noiva com seu pai.

2- A entrada da Noiva com a Mãe

678910

A maioria das noivas que entram com suas mães escolhem essa entrada pois não têm o pai presente na vida (por motivo de falecimento ou por separação da mãe), mas nada impede que você opte por entrar com a sua mãe por qualquer outro motivo.
Neste caso, se o noivo tiver ambos os pais, ele pode entrar com pai e mãe (os três juntos) e a noiva entra com a mãe dela.

3- A entrada da Noiva com Pai e Mãe juntos

1112131415

Esse tipo de entrada é bem comum em casamentos judaicos, onde a noiva entra com pai e mãe, e o noivo também.
Eu acho bem bonito, e é uma forma de homenagear ambos!

4 – A entrada da Noiva com Irmão(s)

1617181920

Na falta do pai, a noiva também pode optar por entrar com um ou mais irmãos, geralmente porque fizeram as vezes de “homem da casa”, que ajudaram a mãe com as despesas familiares e a criar os irmãos mais novos. É uma forma linda de agradecer por todo o sacrifício que eles fizeram quando mais novos.
Também pode-se optar por entrar com o(s) irmão(s) mais novos. Será um simbolismo lindo, como se eles a entregassem para uma nova vida e naquele momento assumissem que agora serão eles a tomar seu lugar de “filha mais velha” em casa e a ajudar a mãe no que precisar.

5 – A entrada da Noiva com Avô

2122232425

Também é bem comum algum avô ou avó preencher o espaço de um pai na criação e educação de uma criança, e nada mais justo do que homenagear esses seres que, mesmo já em idade avançada, muitas vezes voltam a trabalhar para poder dar aos netos o que eles precisam.
É uma homenagem linda!
Também pode-se entrar com os dois avôs, materno e paterno.

6 – A entrada da Noiva com o Padrasto ou com Pai e Padrasto juntos

2627282930

Em algumas famílias, os padrastos são verdadeiros pais em todos os sentidos, tanto em amor e carinho como em prover e cuidar da família que ele assumiu, ao se casar com alguém que já tinha filhos. Noivas que consideram seus padrastos como verdadeiros pais não devem perder a oportunidade de entrar com eles pelo tapete! Jackie Kennedy entrou com o padrasto em seu casamento, em 1953, quebrando todas as regras e tradições da época!
Caso o pai também seja presente, não tem nada de errado entrar com os dois juntos, desde que eles se deem bem.

OBS: quem não conhece a história linda do pai que foi buscar o padrasto pra entrar com ele e sua filha no casamento, pode ler aqui!

7 – A entrada da Noiva com seu(s) Filho(s)

3132333435

Quando a noiva ou os noivos já têm filhos, algo muito delicado e fofo é entrar com eles pelo tapete, afinal, a noiva já formou uma família há algum tempo e o sentido do pai ou a mãe “entregar” a noiva ao noivo, não existe mais.
Caso a noiva ainda queira homenagear seu pai (por ter ajudado na criação do neto, por exemplo), pode entrar com ambos, pai e filho. Fica bem emocionante!

8 – A entrada da Noiva sozinha

3637383940

Pode ser que a noiva queira entrar sozinha. O motivo que mais ouço das noivas que decidiram entrar sozinhas é: Meu pai é insubstituível, então entrarei sozinha.
Por inúmeras razões, as vezes a noiva opta por entrar sozinha pelo tapete e depois da decisão,vejo perguntas do tipo: Fica feio? ou ainda: É triste?
De forma alguma isso é triste ou feio! Mostra a independência, a força e o poder de decisão daquela noiva.
Se for seu caso, não tenha dúvidas!

Outras formas de entrada é homenageando algum ente querido (as vezes pai, mãe, avôs ou avós, etc), no momento da entrada. Fizemos posts bem legais sobre esse tipo de homenagem aqui e aqui!

No meu casamento eu tive 3 entradas!

Nos casamos num sítio, e como eu me arrumei no chalé do espaço, não precisei de carro, e de lá mesmo já saí para o tapete. Andei sozinha por um pedaço até encontrar com meu avô no pé da rampa, ele andou comigo até meu pai, que me esperada na ponta do tapete, que por sua vez me entregou ao meu noivo. Tive duas musicas para a minha entrada.
Eu amei cada pedacinho, e foram emoções diferentes, conforme descrevi aqui nesse post!

clebermassaoblog.com

E você? Qual dessas entrada fez ou vai fazer? A sua não está na lista? Compartilha aqui com a gente!!!


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

8 comentários em “Com quem a noiva deve entrar?

  1. Sempre sonhei que seria o meu pai a levar me.. quis o destino que ele partisse cedo. Muito se falou de quem me levaria.. a minha mãe, um dos meus irmãos.. etc.. e depois eu pensei – porque haveria alguém de me levar para me “entregar?!” Eu lá sou mercadoria??? Não fui sozinha porque o meu noivo não ficou lá no altar a minha espera!! Entramos os dois! Fomos os dois!! E foi a melhor decisão de sempre!

    Curtir

  2. Eu pensei por muitos anos entrar sozinha, meu pai foi super presente e sinto muita falta dele até hoje, mas minha mãe sempre foi contra pq tenho dois irmãos mais velhos e blábláblá… Depois de umas idas e vindas do amor, resolvi entrar com meu sobrinho mais velho (tenho 6 sobrinhos dos 23 aos 4 anos) eu nunca tive a proximidade com meus irmãos como tenho com meus sobrinhos, eles são tudo pra mim e o mais velho junto com sua irmã de 19 anos são meus amigões é natural nos tratarmos como amigos e não aquele padrão de tio e tia.
    Coloquei eles para acumular funções, alem de ser meu acompanhante ao altar ele será padrinho e minha sobrinha de 19 entrará sozinha como dama e será madrinha com ele

    Curtir

      1. Oi Tati, hoje venho aos prantos dizer que não vai ser assim como sonhei.
        Minha mãe enfiou na cabeça que tem que ser meu irmão mais velho que tem que me encaminhar até o altar, pois a moça que ta costurando meu vestido disse que tem que ser assim.
        Eu ignorei quando elas conversaram isso alguns meses atras, mas ontem ela vaio me dizer que já falou pro meu irmão que ele vai entrar comigo.
        Vieram a tona tantas magoas, tantos desentendimentos de família, fiquei arrasada, e pior de tudo tenho outro irmão que é super ciumento e se ele não tiver função nenhuma vai ficar super mal comigo.
        Como não posso incluir mais nenhum padrinho, pois já foram entregues convites e presentes, vou entrar com os dois, espero que de tudo certo, mas estou uma pontinha magoada por não ser do jeito que sonhei, só casamos 1 vez na vida.

        Curtir

        1. Poxa Ci… fiquei chateada do lado de cá também… Consigo imaginar o seu desapontamento 😦
          Mas olha, não leva isso com você não! Como você mesma disse, só casamos uma vez na vida e não vale a pena você entrar no seu casamento pensando que não está sendo como planejou… Sua mãe fez errado sim, mas você tem que passar por cima da mágoa e abraçar a felicidade de estar se casando!
          Pensa assim, casamento é uma vida a dois, e nem tudo nessa vida a dois será como planejamos! Você já está passando pela primeira “prova” nesse episódio da sua mãe, então encare como “treinamento” pro que está por vir, e se apegue ao principal: O amor que você sente pelo seu noivo!
          Tenho certeza que será lindo seu casamento, mas será mais lindo ainda porque vocês se amam!

          Curtido por 1 pessoa

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D