Buffet, Comes e Bebes · Organização · Planejamento

Degustação em Buffet: 10 dicas para a melhor avaliação.

No começo da pesquisa por fornecedores de casamento a gente visita vários profissionais e vê muito material para nortear nossas decisões, porém quando o assunto é Buffet para a festa, não tem jeito, a gente tem que experimentar!

Buffet é o item mais lembrado, avaliado e utilizado na festa de casamento pelos convidados. Eles (principalmente os homens) esperam pelo momento de ver o que os noivos prepararam para o jantar / almoço / brunch etc.

pesquisa_convidados_casamento_reparam
www.quemcasaquer.com

Portanto, um motivo e tanto pra vocês como noivos escolherem com muito critério o buffet que irão servir.

Não tem jeito! Esse é um item que a gente tem que deixar o regime de lado e experimentar de TUDO! Desde a salada até o bolo, o buffet deve ser degustado por pelo menos um dos noivos, na íntegra, antes de ser contratado.

Nas váááárias degustações que fizemos, eu e o marido desenvolvemos alguns macetes para fazer uma degustação legal (ás vezes mais de uma por dia) e sermos capazes de escolher o melhor buffet que pudemos pagar!
Vou compartilhar nossas 10 dicas para fazer uma degustação legal e avaliar melhor o serviço que será prestado:

1- Peça pra conhecer a cozinha.

Não tem nada demais em conhecer a cozinha onde será feita a comida do seu casamento. Pergunte tudo: O que é feito na hora, o que é congelado, por onde saem e entram os garçons, se eles usarão uniforme, o que acontece com os freezers e os gelados se acabar a luz… Nenhum detalhe é bobo.

2- Familiarize-se com o tipo de serviço.

Serviço franco-americano é o mais comum em casamentos, ou seja, os garçons servem entradas, bebidas e sobremesas nas mesas, mas os convidados levantam-se para se servir no buffet de saladas, prato principal e docinhos.
Pergunte qual o serviço que o fornecedor irá utilizar no seu casamento para não ter surpresas.

3- Conheça as louças utilizadas.

Saber qual será o tipo de louça utilizada te ajudará a escolher a parte de decoração da mesa. Se as louças forem mais simples, um estilo rústico pode ser utilizado. Se as louças forem mais requintadas, um estilo vintage pode cair bem.
Também tire as dúvidas sobre o que entra no pacote contratado: Toalhas, guardanapos, cobre-manchas, sousplats, etc.

4- Começar pelo começo.

Pode parecer meio óbvio, mas é importante você comer o buffet na mesma ordem que os seus convidados comerão, ou seja, canapés, entradas, bebidas, saladas, buffet completo / finger food, docinhos, bolo e bem-casado.
Se o fornecedor quiser que você prove primeiro o bolo ou já comece pelo buffet, recuse. Peça para degustar na ordem que será servido!

5- Não menospreze as bebidas.

Ah, refrigerante é tudo igual, né?
Talvez! Pra mim é, uma vez que eu não tomo refrigerante… mas se o seu fornecedor disser que serve determinada marca, exija que isso seja realmente servido. Não pague a mais por uma coisa que você não terá.
Em relação aos sucos, prove se possível todos que serão servidos. Se for de caixinha, pergunte a marca.

6- Não coma a porção inteira.

Começando pelas entradas, eles irão trazer pra vocês um cestinho com pelo menos 2 de cada salgadinho. É natural pensar que seria um pra cada, porém, não se engane. Se vocês comerem 1 salgadinho de cada tipo, no final do buffet já estarão satisfeitos e não conseguirão julgar propriamente os doces e nem o bolo.
Divida os salgadinhos com seu noivo(a), uma mordida pra cada, um salgadinho para os dois. Mesma coisa com os doces e com a comida.
Lembrem-se que vocês comerão em cerca de 40 minutos tudo que seus convidados comem em 4 ou 5 horas de festa! É muita coisa e vocês não aguentarão. Vai por mim!

7- Não leve “convidados” na degustação.

Tem noivos que fazem do momento da degustação um almoço em família. Tudo bem, as vezes é necessário porque os pais estão pagando a festa e tal, mas sempre que for possível, não levem convidados com vocês para a degustação.
Alguns buffets acabam não trazendo o suficiente para todos na mesa. Resultado: Vocês ficam sem experimentar algumas coisas e tem que confiar no gosto de uma única pessoa.

8- Marque degustações em períodos diferentes do dia.

O ideal seria fazer uma degustação por dia, porém a gente sabe que temos pouco tempo e aproveitar a viagem pra conhecer dois ou três lugares é ótimo. Mas atente-se e marque as degustações para horários diferentes. Um para o almoço e outro no final da tarde, por exemplo. Assim vocês aproveitam melhor as duas.

9- Anotem tudo!

O mais rápido possível, assim que deixarem o local da degustação, anotem tudo!
Local 1: Gostei muito das entradas mas o buffet estava frio. Será que vai ser assim no dia?
Local 2: Os bem-casados estavam com cheiro de ovo, mas o suco era natural da fruta feito na hora.
Local 3: Tudo estava perfeito, porém a cerveja é pago a parte.
É muito importante anotar tudo que vocês acharam da degustação enquanto está fresco na memória, e antes de fazer outra degustação, pois mais tarde será difícil lembrar!
Se for possível, tirem fotos dos pratos também.

10- Fecharam o buffet? No momento de escolher os detalhes, provem novamente!

Fechou contrato e está na hora de escolher o sabor do bolo e os docinhos. Se possível, prove novamente antes de bater o martelo. A gente tende a esquecer os gostos das coisas que provamos uma unica vez na vida.

OBS: Alguns buffets cobram a degustação, sendo esse valor abatido caso o contrato seja assinado. Isso não deve ser visto com maus olhos, uma vez que os fornecedores fazem isso pra evitar de algumas pessoas marcarem só pra comer. Acreditem, acontece!

Parecem dicas obvias, mas na hora de fazer as degustações a gente nunca pensa em nada disso, acha que é só chegar lá, comer e escolher.

Espero que essa listinha ajude vocês no momento da degustação!

Ahhh, e aproveita as degustações, viu! No dia do casamento a gente quase não come… Seja por falta de tempo ou por ansiedade/excesso de felicidade (meu caso foi o segundo motivo rsrsrs).


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, BloglovinInstagram!!!

Anúncios

2 comentários em “Degustação em Buffet: 10 dicas para a melhor avaliação.

  1. Tati minha primeira degustação será no dia 20 e não terá a parte de doces e bolo, a chef do buffet disse que costuma levar em torno de 2h, não sei se será só eu ou terá mais noivas no mesmo dia, mas já anotei suas dicas pra passar pro noivo que adora comer muito no inicio rs…

    Curtir

    1. Ahahaha Ci, os meninos se acabam de comer mesmo!
      Se a chef disse 2h, é porque provavelmente terão outros noivos junto com vocês para degustar, daí o serviço fica mais lento. Mas isso não é ruim, já que assim vocês degustam com mais calma!
      Depois conta como foi! 😀

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s