Uma das primeiras coisas que passam pela cabeça de quem está organizando um casamento é: Onde vamos morar depois de casados?
Muitas vezes o casal opta por ir provisóriamente para um local alugado, até comprar a casa própria. Em alguns outros casos o casal constrói no terreno dos pais ou sogros, e uma outra parcela dos casais entra em uma dívida de 30 anos pra comprar um apartamento.
A verdade é: TODO casal pensa em comprar o seu cantinho, certo?
Inegavelmente é uma delícia imaginar a própria casinha: tudo decorado do jeito de vocês, com as suas coisinhas, com os presentes de casamento…
Maaaaaas, já parou pra pensar que você pode não estar fazendo o melhor negócio comprando um imóvel no começo da vida de casados?
Afinal, comprar a casa própria é assim tão importante nesse momento?
Morar de aluguél é realmente jogar dinheiro fora?
Ter sua casa é sinonimo de “vencer na vida”?
Seus pais acham que sim por que os pais deles achavam que sim, e por consequência você também acha que sim.
Mas as coisas mudaram.
O economista Gustavo Cerbasi, autor do best seller Casais inteligentes enriquecem juntos (que eu já li e super recomendo), defende que a última preocupação dos recém casados deve ser comprar um imóvel.
Poxa, se um economista está dizendo isso, é melhor parar pra pensar no assunto, né?
Ele explica que essa crença de que o imóvel é um investimento maravilhoso e sinonimo de vencer na vida vem de uma época onde o Brasil estava numa transformação: de rural para urbano. Os imóveis, terrenos e casas valorizavam muito em um curto período de tempo, então comprar um imóvel era o melhor investimento que você poderia fazer!
Porém, a realidade hoje é muito diferente.
Pintura de Jules Victor André Martin da Avenida Paulista no dia de sua inauguração em 1891
Morar de aluguel proporciona algumas vantagens:
– Flexibilidade para mudar quando quiser e precisar, por conta de novas oportunidades de emprego e carreira, ou a descoberta de outras vizinhanças melhores e mais seguras.
– Com a chegada dos filhos, sempre pode-se mudar para mais perto de escolas e creches.
– Qualquer problema com o imóvel, como enchentes e outros problemas estruturais, não é problema seu. Você se muda e o proprietário que se vire.
– Teve mais um filho e precisa de um quarto extra? Mude-se!
Ah… mas o dinheiro que eu pago no aluguel eu nunca mais vou ver, mas o dinheiro que eu pagaria numa prestação é pra um imovel que será meu!
Será?
Imagine o seguinte:
Um financiamento imobiliário hoje não sai por menos de 8% ao ano + TR, considerando os bancos com as melhores taxas.
Se você financiar um imóvel por 30 anos, por exemplo, no final desses 30 anos você vai ter pago quase 3x o valor do imóvel, por causa dos juros…
Porém se você pagar de alguel, digamos, metade do valor que você pagaria na prestação e investir a outra metade, no final dos 30 anos você terá dinheiro pra comprar praticamente 2 imóveis a vista!
Não consegui te convencer ainda?
Dá uma olhadinha nesses dois links abaixo, de dois blogs de economia para leigos. São ótimos e eles explicam pra todo mundo entender! Tem exemplos, simulações e tudo o mais.
www.queroficarrico.com
mepoupenaweb.uol.com.br
Eu e meu marido moramos de aluguel ou na casa de familiares desde o casamento.
Morar de aluguel nos proporcionou liberdade pra poupar dinheiro, e hoje estamos morando fora do Brasil para que eu possa fazer meu curso de pós graduação.
Com certeza se tivéssemos comprado um imóvel entrando em um financiamento logo depois do casamento, não estaríamos aqui agora, vivendo essa experiência fantastica!
E você? Vai financiar ou poupar?
Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, Bloglovin e Instagram!!!
6 comentários em “Alugar ou comprar uma casa?”