Casamento · Lembrancinhas · Planejamento

Os 7 erros | Lembrancinhas de Casamento

Lembrancinha de casamento é algo que pode tirar o sono dos noivos. A gente sempre quer dar algo original, bonito e útil, mas tem que ser barato e daí as opções ficam mais raras!

Hoje vim mostrar os erros mais comuns na hora de escolher lembrancinhas de casamento. Sim! Você pode fazer lembrancinhas lindas com pouquíssimo orçamento, mas também pode errar feio gastando uma pequena fortuna.

Gastar horrores não é sinônimo de bom gosto! Do mesmo jeito que gastar pouco não é sinônimo de mau gosto.

Então vamos, de uma vez por todas, listar os erros a serem evitados no momento de fazer suas lembrancinhas. Independente se você vai gastar muito ou não:

1- Desperdício na embalagem.

A lembrancinha é super simples, só um agradinho mesmo, mas a embalagem custou mais caro que todo o resto porque você quis comprar caixinhas de MDF para todas as embalagens, ou fitas de cetim gravadas com os nomes dos noivos…
Não faça isso.
Ao receber uma lembrança, o convidado já começa a imaginar o que tem dentro antes de abrir. Se você faz uma embalagem toda especial e dentro não tem algo “a altura”, causa uma surpresa avessa em quem recebeu. Embalagem e lembrancinha devem estar de acordo!

2- Desleixo na embalagem.

Tudo bem que você não deve gastar mais na embalagem do que no conteúdo, mas também não dá pra entegar uma lembrancinha toda torta, desamarrando sozinha e amassada… Fica parecendo que alguém não quis e que você está repassando o presente pra outra pessoa.
Cuide com carinho da embalagem da sua lembrancinha. Acomode em caixas e transporte com cuidado até o local do casamento.

3- Coisas inúteis

Gastar tempo ou dinheiro numa lembrancinhas pra vê-la jogada no chão do salão no final da festa ou esquecida em cima de uma mesa vai gerar uma tristezinha. Se você não conseguir pensar em nada útil pra fazer como lembrancinha, não dê lembrancinhas… Economiza o dinheiro em algo para vocês, como lua de mel ou detalhes da festa.
Lembrancinha tem que ser útil, afinal, hoje em dia as pessoas não colecionam mais bibelôs pra ficar pegando pó em casa.

4- Coisas confusas

Se você escolher uma lembrancinha, deixe claro para o convidado o que tem ali.
Se for um chaveiro, coloque uma argola de chaves, assim ele saberá que aquilo é um chaveiro.
Se for um desodorizador de ambiente, coloque junto as varetas de madeira para que o presente possa ser utilizado corretamente.
Se for de comer – um bolo de colher ou cookies, por exemplo – coloque a lista dos ingredientes para os alérgicos e intolerantes a algum ingrediente.
Pode parecer óbvio, mas muita gente menos antenada pode não saber o que é aquilo que você acabou de presentear.

5- Errar na quantidade

Vamos usar um numero mágico aqui: tem que ter lembrancinha para 80% dos convidados, pelo menos.
Dos seus convidados, aproximadamente 15% vão faltar. Daí considere que alguns homens não se importam com lembrancinhas e crianças muito pequenas também não pegam. Porém, algumas tias querem levar pra outra tia que não veio, e sua mãe e sogra querem umas a mais pra guardar de recordação. Considerando tudo isso, a conta deve bater.
Se for de comer, aí sim, faça para 100% dos convidados e coloque 5% a mais.
Melhor sobrar que faltar! Sempre!

6- Coisas com a foto do casal

Olha, permissão pra ser BEM sincera agora e magoar alguns corações…
Todas as vezes que ganhei lembrancinhas com foto do casal, eu joguei no lixo. Sério! Até chinelo (que é uma coisa cara pra se gastar como lembrancinha) que tinha uma caricatura do casal, eu dei pra doação depois de alguns meses pegando pó na sapateira.
Gente, quem é que quer sair por aí usando um chaveiro de coração escrito “Fulana e Beltrano”? Ou ainda, usar na praia aquele chinelinho de casamento com a caricatura dos noivos, ainda com o simbolo do time do coração do noivo (que nem é seu time)? Só a mãe dos noivos e olhe lá…
Se você vai gastar com isso, tenha em mente muitos convidados não vão usar.
Eu tenho um abridor de garrafas imã, brinde de chá bar de uma amiga que está na porta da minha geladeira até hoje. Adoro. Não tem foto deles, ao invés disso tem o nome deles estilizado num rótulo de marca de cerveja. Me lembro deles toda vez que uso.
O chinelinho só com as cores da paleta do casamento, igual ao convite da minha amiga, também anda comigo pra cima e pra baixo na bolsa da academia. Sem nomes, sem fotos nem caricaturas. Sei que é dela e me lembro dela sempre que uso.
Lembrancinhas é pra lembrar, não pra assombrar! (Risos)

7- Lembrancinha muito cara

Você pode pensar: “Não tem como errar dando algo caro e bom!”
Sim… tem sim.
Se sua festa foi inteira cara, num lugar afortunado e seus convidados estavam preparados para isso, ok. Mas se sua festa foi simples e você resolveu esbanjar nas lembrancinhas, pode acontecer uma coisa muito chata: Seu convidado ficar constrangido porque o presente que ele te deu é quase tão bom quanto a lembrancinha que está levando pra casa.
Equilíbrio, gente! É a chave do bom senso.

Bom… Espero não ter criado polêmica.

Fui quase a ultima a casar das minhas amigas e te digo: Já fui em muuuuuito casamento! E como convidada, esses são os erros que mais vejo por aí!


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, BloglovinInstagram!!!

5 comentários em “Os 7 erros | Lembrancinhas de Casamento

  1. Olá Tati.. Muito bom o seu post. Gostaria de saber se você tem uma dica pra mim… Eu estou entrando no mundo da saboaria artesanal e mesmo tendo feito poucas coisas até agora, já surgiram pessoas querendo que eu faça sua lembrancinha de casamento. Porém eu nunca trabalhei com isso e também nunca casei (hahahaha) e não faço a mínima ideia de quanto as pessoas gastam com a lembrancinha. Tenho ideias ótimas que eu sei que consigo fazer, mas fico com medo de exagerar na hora de botar o preço, pois se que vale o que vou cobrar, mas não sei se encaixa no valor que as pessoas normalmente gastam com isso. Se você pudesse me responder, eu gostaria de saber uma média de quanto se gasta com a lembrancinha.

    Curtir

    1. Oi Maraisa! Ótima pergunta a sua!
      Olha, noivas têm uma regra de ouro quanto ás lembrancinhas: Quanto mais barato, melhor. Porque são muitas! É que nem convite, tem que ser barato senão não dá pra ter. Então, claro, quanto mais barato você puder cobrar, melhor!
      Vou dar de exemplo a minha lembrancinha: Fizemos desodorizadores de ambiente para nossos convidados (você pode conferir neste link: https://casacomidaeroupaespalhada.com/2015/07/07/diy-lembrancinhas-de-casamento/). Gastamos aprox. 1 real com cada e foi um custo bem legal.
      Eu aconselharia você manter um preço entre 1 e 3 reais cada lembrancinha, considerando um sabonetinho e uma embalagem simples (saquinho de tule, por exemplo) se quiser atingir um publico maior. Você também pode fazer kits para as madrinhas, com sabonetinhos maiores e embalagem mais elaborada, e cobrar um preço maior.
      Pense que vendendo lembrancinhas, você vai ganhar na quantidade, seu produto vai para na mão de um monte de gente e vai ganhar notoriedade. É um ótimo lugar pra começar, espalhando sua marca!

      Curtir

  2. Hahaha eu ri demais no seu post. Nao fui em muitos casamentos na minha vida. Mas mesmo assim eundeixo meu protesto! Quero pao com carne desfiada de novo.!! Cadê eles que sumiram. Casamento nao eh so glamour e roupa apertada de carne ao povo! Tirando a brincadeira. Ficou nuito bom seu post Estamos te seguindo. Se puder retribuir ; ) https://garotadramablog.wordpress.com
    Nosso blog é sobre comportamento, novidades e viagens. Tem vaaarios posts lá.

    Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D