Sempre que a gente monta a lista de convidados e vai fechar o buffet, ficamos com algumas dúvidas na cabeça:
Como eu sei quanto contratar?
E se eu contratar de mais e gastar a toa?
E se eu contratar de menos e pagar multa?
Normal né gente? Todo mundo sabe que na maioria arrebatadora das vezes não são todos os convidados que conseguem ir ao casamento, e os motivos são os mais variados…
Então, como calcular uma margem de faltantes pra não contratar buffet nem demais e nem de menos?
Sempre ouço por aí que deve-se considerar um numero de 20% a 25% do total da lista, pra contratar os fornecedores que necessitam desse número. Eu concordo com esse número – o numero de convidados presentes no meu casamento, por exemplo, bateu uns 80% da lista final – mas também acho que cada caso deve ser avaliado e repensado antes de fechar os fornecedores.
A gente sabe que sempre vai ter aquele tio idosinho, que não vai conseguir viajar pra ir no seu casamento, embora ele já tenha até enviado presente… Também tem aquela amiga super querida, que não sabe a escala do trabalho dela, e é quase certeza que o sábado dela estará comprometido… Tem também aquele primo que não vai porque tem que entregar o filho na casa da esposa após tê-lo em casa durante o fim de semana…
Enfim, esses exemplos são só pra ilustrar que a gente sempre tem um feeling sobre a nossa lista. A gente conhece as pessoas que convidamos, e sabemos mais ou menos quem conseguirá ir.
Por outro lado, sempre tem aqueles que a gente pode contar como certezas no nosso dia: pais, mães, irmãos, cunhados, sobrinhos, padrinhos e madrinhas, pais e mães das daminhas e pajens, avós, etc. Essa galera costuma não faltar ao casamento, pelo menos não sem avisar antes ou sem um motivo muuuito forte.
Com isso em vista, a gente consegue calcular uma quebra no “achômetro” e ver se está muito distante dos 20% a 25% padrão. E daí tirar uma média, que será a sua quebra personalizada.
Vamos á um exemplo:
Sua lista tem 200 pessoas.
A quebra padrão apontaria uns 20%, ou seja, 40 pessoas faltariam ao seu casamento.
Sua análise caso a caso da sua lista apontou que provavelmente umas 15 pessoas não vão, ou seja, 7,5% da sua lista.
A média entre os 20% padrão e os 7,5% que você calculou por feeling é igual a 14%, arredondando o resultado.
A margem de faltantes que você deve usar pra sua lista, conforme o exemplo abaixo, é essa: 14%.
Deu pra pegar o espírito da coisa? Agora é só calcular a sua porcentagem de faltantes!
Claro que esse calculo só dá certo se você for muito realista na hora de fazer sua análise da lista de convidados… não seja nem otimista e nem pessimista demais!
Vale dar uma xeretada no facebook das pessoas pra ver quem está planejando viajar perto da data do seu casamento, quem trocou de emprego e está com horários malucos e etc…
E você também tem que levar em consideração na hora dessa avaliação, o estilo do seu casamento: Um destination wedding, por exemplo, pode dificultar a ida de alguns convidados, enquanto que um mini-wedding conta com uma lista muito mais presente, uma vez que você só está convidando pessoas super próximas do convívio de vocês.
Bom, espero que esse post ajude algum noivo ou noiva pro aí, perdendo o sono com a lista de convidados!
Ficou ainda com alguma dúvida? Deixa pra gente aqui nos comentários!
Imagem destacada do post: weddingpartyapp.com
Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no Facebook, Pinterest, Bloglovin e Instagram!!!
5 comentários em “Lista de Convidados: Como calcular os faltantes?”