Acessórios · Casamento · Tradições e Modernismos

Luvas no casamento: chique ou brega?

Bora pra um post polêmico?
Bora! (risos)

Antes de qualquer coisa, quero deixar aqui BEM CLARO que esse post reflete a minha opinião sobre usar luvas no casamento, ok?
A verdade é que não existem regras no que concerne o casamento de cada um, e sou super a favor de que, se os noivos querem, devem sim fazer o que eles quiserem e sonharem com a sua festa – afinal, vocês é que estão pagando por tudo, né!?

Mas eu vou dar minha opinião aqui…
Luva no casamento: é chique ou é brega?

Depende.

Ah que ótimo, você faz um suspense danado, explica que vai dar sua opinião, daí solta um depende?!

Gente, calma! Vou explicar meu ponto de vista! Mas antes temos que ter em mente alguns detalhes históricos…

Antigamente (no inicio do século XX), luva longa, daquelas que iam até o cotovelo, era praticamente acessório obrigatório no dresscode de uma festa a rigor. Toda mulher deveria usar, e claro, as noivas não ficavam de fora!
Essa tendência já vinha desde muito antigamente, utilizada somente pela realeza e pelas pessoas muito abastadas financeiramente.
Existia até um código de etiqueta e comportamental ao usar luvas: Um homem ao cumprimentar alguém da alta sociedade, era visto como educado ao retirar as luvas da mão direita antes de oferecer o cumprimento. Homens e mulheres deveria retirar as luvas ao se aproximarem de um altar, e quando as mulheres retiravam as luvas antes de serem cumprimentadas por alguém do sexo oposto, estariam sinalizando interesse afetivo.

Daí vieram as décadas seguintes e as luvas foram sendo adaptadas para o contexto e o momento histórico. Durante a Segunda Guerra Mundial, a escassez de materiais e recursos e a mudança no estilo de vida das pessoas causaram o encurtamento das luvas e diminuiram seu uso, sendo utilizadas somente nos eventos mais importantes da vida de uma pessoa, entre eles, o casamento.

Nos anos 50 as luvas voltaram a aparecer mais, principalmente nas mãos das famosas em desfiles, noites de Oscar e premiações diversas. Marilyn MonroeGrace Kelly e Audrey Hepburn foram duas das principais “culpadas” dessa volta.

 

E daí nos anos 80 ela voltou novamente, mas agora em tom exagerado e caricato. E é nessa época que – eu acho – a luva teve seu momento mais “infeliz”.

 

Se quiser ler mais sobre a história das luvas, acesse este link.

Quando, na minha opinião, a luva é brega?

Acho luva brega nesses determinados momentos e usos:

Quando é usada como era utilizada nos anos 80: Aquela luva comprida, nem no cotovelo nem no punho, geralmente feita de cetim e sem dedos, só com um fiozinho passando pelo dedo médio.
Esse tipo de luva está totalmente fora de moda, e passa a impressão que a noiva comprou ou alugou seus acessórios num local ultrapassado, sem novidades há muito tempo, e sem acompanhar a evolução do vestuário ao longo dos anos.
Há quem ache bonito, e gosto é algo super pessoal! Mas sinceramente eu acho que esse modelo específico de luva é a pior escolha que alguém pode fazer…

 

Ou ainda quando a luva não tem nada a ver com o estilo da festa, do vestido ou até mesmo da noiva, ou seja, quando está totalmente fora do contexto.
Luva pesada de cetim não combina com casamento na praia, por exemplo, nem com vestido leve e fluído ou com casamento ao ar livre.

Então quando, na minha opinião, a luva é chique?

Acho luva um acessório super válido quando:

A noiva monta um look vintage, focado em uma determinada época, e faz disso o tema do casamento. Ou seja, quando tem tudo a ver.
Pode ser qualquer tema: Anos 20, romântico, retrô… a imaginação manda!

 

Não existem regras quando se planeja um casamento – eu canso de dizer isso aqui –  mas existem algumas coisinhas que a maioria acha meio over e fora de moda…
A moda pode parecer algo futil, mas é um fenomeno super interessante de ser observado: é o espelho de uma sociedade e de como ela se comporta ou se comportava em determinado momento histórico. A roupa reflete a personalidade das pessoas.

Bom gente, esse post foi pra mostrar minha opinião sobre o uso das luvas nos casamentos, já que é uma dúvida muito enviada pelas nossas leitoras!
Tomara que não cause stress ou polêmica! (risos).

E novamente: Use ou não luvas do jeito que você sonhar no seu casamento! Mas, se quiser minha opinião, está aí pra quem quiser ler! :*


A maioria das imagens utilizadas neste blog são provenientes de pesquisas na internet, em sites como Pinterest e Google Images. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from internet research, on Pinterest or Google Images. If any of it are yours, please tell us, so we can credit or, if you prefer, delete it.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

3 comentários em “Luvas no casamento: chique ou brega?

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s