Casamento · Dinheiro · Lua de Mel · Perrengues Básicos · Planejamento

Casar ou Viajar?

Em algum momento dos planos para o casamento, surge a seguinte dúvida: Nossa… tudo é tão caro! E se a gente fizesse uma viagem bem bacana ao invés de fazer festa de casamento? 

Eu não vou negar… Muitas vezes durante os preparativos do meu casamento, eu e o marido imaginamos quantos lugares novos e diferentes poderíamos conhecer se deixássemos de fazer a festa de casamento, e ter essa dúvida é extremamente normal.

Mas aí fica a questão:

O que é melhor? Casar ou Viajar?

Esse é um assunto muito pessoal. Claro que todo mundo gosta de viajar, homens e mulheres, e nem todo mundo é super afim de fazer uma festa de casamento – homens principalmente (risos) – mas sonhos e gostos precisam ser pesados no momento de decidir entre festa x viagem.

Pra ajudar a decidir, deixo aqui três cenários possíveis:

1. Festão sem Lua de Mel

Fazer aquela festa maravilhosa, com 2 dias de bagunça, vestido deslumbrante, buffet servindo brunch e jantar, DJ com bandas, fechar a pousada só para os seus convidados. É um sonho, né? Mas nem todo mundo é rico, e ás vezes a gente precisa ficar sem Lua de Mel pra fazer uma festa dos sonhos.
Esse cenário é válido se ambos quiserem e sonharem com uma festa maravilhosa e memorável. Tem casal super romântico que sonha com o casamento e com as memórias que terão desse dia, tem casal super baladeiro que quer transformar a festa na maior e melhor balada que eles e seus amigos já desfrutaram, tem casal alternativo que sonha em sair totalmente dos padrões e fazer o casamento mais original de todos os tempos… Tudo isso envolve dinheiro, mas se o sonho for compartilhado, vale a pena deixar pra fazer uma viagem depois, com as finanças reestabelecidas, e deixar esse momento para o casamento e a festa.

2. Casamento e Lua de Mel balanceados.

Nem sempre o casal tem os mesmos pensamentos em relação a casar ou viajar, e daí nesse momento vocês precisam sentar e conversar. Casamento é cumplicidade e parceria, e uma festa de casamento + lua de mel é o primeiro grande projeto que vocês realizarão na vida como casal. O mais saudável e correto a se fazer sempre que algo deve ser decidido na vida de um casal é balancear: Ambos abrirem mão de algumas coisas, em favor da vontade do outro.
Imagina que um quer festão e o outro que volta ao mundo? Dá pra dividir isso daí, né? Fazer uma festa média e viajar alguns países próximos geograficamente um do outro.
Claro que tudo vai de conversa. Ás vezes no meio do caminho alguém decide que não vale assim tanto a pena investir em uma ou outra coisa, e ambos decidem pelo festão ou pela super viagem. Super válido! O que não pode é existir imposição e obrigação. As coisas devem ser decididas levando em consideração os gostos de ambos.
A balança pode pender pra um lado mais do que pra outro, normal também, isso tudo vai depender de como e quando vocês forem tomando as decisões: Fazer uma festinha pequena e uma viagem bem bacana, ou fazer uma festa relativamente grande e uma viagem de carro curtinha de 3 dias. O que importa é que a decisão seja tomada com conversa e respeito.

3. Lua de Mel sem festa.

Casar no cartório com um almocinho no restaurante favorito da família e depois partir pra uma lua de mel sonho de consumo: Esse pode ser o sonho de vários casais por aí, e novamente, se a decisão for tomada em conjunto, é super saudável!
Essa viagem será inesquecível para ambos, com certeza, e as fotos, vídeos e lembranças serão vistas e revistas milhões de vezes durante os anos de casamento.
Muitos casais escolhem fazer a viagem das suas vidas na lua de mel, porque sabem que depois virão os gastos com casa nova, móveis, construção, e um pouco depois disso talvez filhos ou uma segunda faculdade, então faz todo sentido gastar agora com isso porque depois terão outros planos.
Novamente, se esse for o desejo de ambos: Se joguem!

Não existe a escolha perfeita, o que existe é a melhor escolha de acordo com os sonhos de ambos e com as condições financeiras de ambos.

Mas e a minha opinião?

Essa pergunta sobre casar ou viajar é bem constante na nossa página do Facebook, e por lá eu sempre dou a minha opinião. Vou fazê-la aqui também:

Eu e meu marido amamos viajar, tanto que estamos morando fora do Brasil desde nosso 1o ano de casados, mas nós não abrimos mão de ter um casamento fofo e com a nossa cara, e pra isso decidimos fazer uma viagenzinha curta de carro pra Monte Verde – MG e usar nossas finanças em sua maior parte para organizar o casamento e a festa.
Fizemos isso porque na nossa opinião, a gente poderia sempre viajar (como estamos fazendo agora). Sempre que quiséssemos poderiamos guardar um dinheiro por algum tempo, agendar férias no trabalho e fazer uma viagem maravilhosa. Nossos gostos mudariam ao longo dos anos, e a gente sempre pode fazer várias viagens “dos sonhos” conforme nossos gostos e ideias fossem evoluindo.
Mas um casamento, digo no sentido do DIA do casamento, é único. É aquela data que você carrega gravada na aliança e na certidão de casamento pro resto da vida, mas além disso, é o dia que efetivamente duas pessoas afirmam perante Deus, um juíz de paz ou a familia e amigos mais especiais, que querem ficar juntos e construir uma vida digna em parceria. A gente queria celebrar esse dia, dividir nossa alegria com quem a gente ama e ter fotos e videos pra relembrar de tudo. Foi aí que decidimos fazer uma festa um pouco maior e uma lua de mel mais simples.

Bom, deu pra perceber que devem existir por aí vários tipos de casais, e várias formas de se celebrar um casamento ou de dividir as finanças em festa e lua de mel, né?

Eu espero de coração que vocês tomem a melhor decisão que puderem, sem arrependimentos e sem stress. Que vocês façam do dia de vocês algo mágico, com ou sem festa, com ou sem viagem, porque o que importa mesmo é o amor!

Para ver a fonte da imagem, passe o mouse ou clique na imagem.


 

Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

6 comentários em “Casar ou Viajar?

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D