Casamento · Noivado · Planejamento · Pré Casamento

Noivado: As 10 maiores perguntas respondidas!

É obrigatório ficar noiva antes de casar?
Quem a gente convida pra um noivado?
As pessoas dão presentes em noivados?

O mundo dos casamentos é cheio de detalhes, e quando o pedido acontece e a gente se vê inserida nesse mundo, tudo vira novidade!

O que eu mais vejo entre os comentários das pessoas por aqui e na nossa página do Facebook, são as dúvidas relacionadas ao noivado. Muita noiva não sabe pra que serve e se ela é obrigada a fazer um noivado.

Nesse post vou tentar responder as dúvidas mais comuns sobre noivado:

1.O que é um Noivado?

Um Noivado, nada mais é que o período entre o pedido de casamento e a data da cerimônia/festa. Simples assim.
É o tempo de preparativos e de decisões sobre a cerimônia e a festa e também sobre a vida do casal – regime de comunhão, onde morar, mobília, etc.
Também é o período que o casal tem de organizar o enxoval da casa, daí as várias festas e chás onde geralmente os convidados presenteiam o casal com itens de cama, mesa, banho e decoração.

2. Como é uma festa de noivado?

O noivado é um evento onde os noivos convidam as pessoas mais próximas ao casal, geralmente família e amigos bem chegados, e comunicam que vão se casar. O pedido pode ter acontecido há algum tempo, somente entre o casal, e agora o comunicado oficial será dado durante a festa de noivado.
Geralmente é uma festa com alguns comes e bebes, decoração simples – bem mais simples que um casamento – e uma mesa principal.
Em um determinado momento da festa os noivos se posicionam na mesa principal, diminuem a música e comunicam aos convidados que estão oficialmente noivos. Pode acontecer troca de alianças ou brinde logo após esse momento. Dependendo da orientação religiosa, também pode ocorrer uma oração coletiva ou algumas palavras bonitas vindo dos pais ou futuros sogros.

3. O pedido de casamento acontece antes ou durante a festa de noivado?

Não existe regra pra isso.
O pedido pode ter sido feito antes da festa, só entre o casal, durante um jantar ou simplesmente um pedido espontâneo, sem planejamento (o que eu acho igualmente lindo!).
Também acontece do pedido de casamento ser uma surpresa durante a festa de noivado, daí a festa de noivado geralmente é “camuflada” em festa de aniversário (geralmente da noiva) ou durante alguma outra confraternização como natal ou ano-novo.

4. É obrigatório fazer festa de Noivado?

Não. Nada é obrigatório.
Você faz uma festinha ou festona de noivado se você quiser, se sentir á vontade pra fazer isso, se seu noivo concordar e se vocês tiverem condições financeiras para tal.

5. As pessoas levam presentes a uma festa de Noivado?

Algumas pessoas levam presentes, outras não. Não existe regra pra isso e os noivos não devem fazer lista de presentes para uma festa de noivado. Não é elegante.
Uma vez que o noivado é o comunicado oficial sobre o casamento, os convidados não devem ser pegos de surpresa ao se sentirem obrigados a dar um presente. Após o noivado, se existir alguma festa-chá, aí sim os convidados terão oportunidade de dar algum presente para o casal.
Se algum presente é oferecido em uma festa de noivado, geralmente vem de alguém que já sabia com antecedencia sobre o casamento e é uma pessoa bem próxima ao casal.

6. Sou obrigada a usar roupa branca no noivado?

Não. Nem noivas no dia do casamento são obrigadas a usar branco (salvo exigências religiosas), quem dirá no noivado.
Você pode usar a cor que quiser e o modelo de roupa que se sentir melhor.
A maioria das noivas gosta de usar branco pois já querem se sentir “noivas”, mas não existe obrigação nenhuma quanto a isso.
Eu por exemplo usei uma regatinha de malha e uma saia azul florida no meu noivado.

7. Preciso dar lembrancinhas para os convidados no noivado?

Não.
Se você fizer questão de dar algo de presente para as pessoas, pode fazer algo comestível, porque geralmente sai mais barato e é uma coisa “util”.
Se você já souber a data do casamento, pode fazer um Save the Date em forma de imã de geladeira ou calendário de mesa. Mas não existe nenhuma obrigatoriedade em dar lembrancinha em festa de noivado.

8. Quanto tempo antes do casamento eu devo fazer uma festa de noivado?

Como o noivado se trata apenas de um comunicado oficial, não existe problema algum em fazer uma festa de noivado quando não se faz nem ideia da data do casamento, ou ainda quando a data está bem distante. Porém, fazer uma festa de noivado muito próximo da data do casamento não faz sentido. É melhor não fazer noivado e usar os recursos financeiros para um chá-bar ou chá de panelas, afinal muita gente já deve saber que você vai se casar estando tão próximo da data.

9. Sou obrigado a convidar todo mundo que estava no meu noivado, para o casamento?

Sim.
Imagine a cena: Você convida uma pessoa para o comunicado oficial do seu casamento, mas não a convida para o casamento. Qual o sentido disso?
Todas as pessoas que foram convidadas para o seu noivado devem estar na lista de casamento, e isso serve para as festas-chá também.
É por isso que seu noivado deve ser uma festa pequena e intima, pois ali estarão as pessoas mais importantes pra vocês e que com certeza estarão no seu casamento.
Porém, o contrário pode acontecer: Você pode normalmente convidar pessoas para o seu casamento, que não estavam no seu noivado. Novamente: noivado é festa ÍNTIMA, então talvez você queira convidar alguém do seu trabalho, ou da faculdade, mas essa pessoa não estava no seu noivado. Normal.

10. Preciso entregar convites para o noivado?

Depende do porte da sua festa.
Se for fazer um evento grande, num salão com fornecedores contratados, é legal fazer um convite físico e entregar para as pessoas. Porém se for algo íntimo, em casa ou no salão do prédio, para familia e amigos mais chegados, um telefonema convidando é suficiente.

Pergunta bônus: Posso já entregar os convites do casamento para as pessoas na festa de noivado?

Pode.
Se você já tiver data decidida e convites confeccionados, pode sim entregar em mão os convites para as pessoas que estiverem presentes na sua festa de noivado. Só se atente a não entegar com muita antecedência nem muito em cima da data do casamento. O ideal é entregar os convites de 4 a 2 meses antes da data do casamento pra quem mora na sua cidade/estado, e de 8 a 6 meses antes pra quem mora em outro estado ou fora do país.

Bom, essas são as perguntas que eu mais vejo na nossa página do Facebook e por aqui, em relação ao noivado.
Tem mais alguma dúvida que não foi colocada aqui? Comenta pra gente aqui em baixo!!


Foto destacada do post: kissinparis.com

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

Um comentário em “Noivado: As 10 maiores perguntas respondidas!

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s