Casamento · Comportamento · Convidados · Convidados em Geral · Organização · Perrengues Básicos · Planejamento · Pré Casamento

As 10 principais Dúvidas sobre Lista de Convidados de Casamento

Casar, minha gente, nao é fácil.

Envolve dinheiro, mas principalmente envolve sentimentos (seus e alheios). E o principal perrengue envolvendo os sentimentos das pessoas em relação ao seu casamento é quando surgem perrengues e dúvidas com a lista de convidados.

Se você ainda nao montou a sua lista de convidados, eu convido você a checar alguns dos links no final desse post. Vão ajudar muito! Porém, se você já montou sua lista de convidados, mas está com problemas e dúvidas, então chega mais, porque você nao está sozinha!

Abaixo procurei listar as 10 maiores dúvidas sobre como resolver problemas envolvendo a lista de casamentos:

1. Quero convidar os pais dos meus padrinhos, pois somos próximos deles. Devo convidar os outros filhos deles também?
R. Se forem solteiros, sim, pois moram na mesma casa. Se forem casados, não, pois formam outra família que não faz parte do seu convívio.

2. Devo convidar minha equipe inteira do trabalho?
R. Depende do tamanho da sua festa. Se for uma festa mais íntima, convide somente seu colega mais próximo, aqueles com quem você almoça. Se convidar seu gerente ou supervisor, faça-o se for uma pessoa que você admire e tenha algum convívio (ou gostaria de ter) fora do ambiente de trabalho. Se for uma festa grande, é bacana convidar seu time e o superior imediato. Se for uma equipe muito grande, adote a lógica da festa pequena.

3. Devo convidar cônjuge e filhos dos amigos cujo eu não conheço as famílias?
R. Sim. Casamento é festa familiar, afinal vocês estão formando uma nova familia. A única excessão é se os filhos são casados. Daí baseie-se na resposta da pergunta 1: se os filhos forem casados, formam outra familia, então não estão incluidos no convite daquela “casa”.

4. Fica feio proibir crianças na festa de casamento?
R. Esse hábito e muito comum fora do Brasil, mas aqui ainda existe muito nariz torcido pra essa ideia. Tudo vai depender da proposta da festa de vocês… Se vocês forem jovens, baladeiros, vão fazer um destination wedding regado á muito open bar e musica madrugada adentro, vale a pena citar isso no convite e alertar os convidados que crianças podem ficar entediadas e sem nada interessante pra se entreter durante a festa. Se a festa for tradicional, não existe motivo pra proibir as crianças. Se seu medo é das criancas correrem, quebrarem algo ou se machucarem, alerte os pais que o lugar terá alguns pontos de atenção pra que eles se preparem e se organizem pra cuidar da criança. Proibir nunca é legal.

5. Tenho que convidar namorados(as) dos primos(as) e amigos(as)?
R. Se voce os conhece, já foram apresentados em algum evento, ou se o amigo for de longa data, sim. Se seu primo vive trocando de namorada, se seu amigo nunca te apresentou a namorada e sempre vai nos eventos sozinho, ou se o namoro é recente, vale convidar somente a pessoa e dizer: se você quiser levar seu namorado(a), me avisa antes e eu vejo se tem alguma desistencia pra encaixar ele(a).

6. Minha familia é imensa, tenho que convidar todo mundo?
R. Parta do principio da proximidade. E quando eu digo proximidade, não é fisica e sim de convivencia/sentimental. Tem aquela tia que mora no mesmo bairro, mas você nunca vê/fala, mas tem a tia que mora no outro estado, e vocês se falam sempre, seja pelo whatsapp ou telefone. Qual das duas você convidaria se tivesse que escolher? Eu convidaria a do outro estado. Porém, a gente tem sempre que pensar no que isso vai implicar depois: seus pais vão ficar muito chateados? Aquela pessoa foi muito proxima da sua vida em algum momento, ou ela sempre foi distante? Cada caso é um caso e o bom senso tem sempre que prevalecer.

7. Tenho que convidar amigos novos que fiz enquanto planejava meu casamento?
R. Depende. Qual a sua proximidade com eles? Amizade e algo muito relativo, em pouco tempo voce pode fazer um amigo que sente como se já conhecesse há anos. Reavalie a sua lista ANTES de entregar os convites e veja se tem alguém que pode ser retirado, para que esse amigo novo entre na lista.

8. Sou obrigado a convidar amigos dos meus irmãos/pais?
R. Tudo vai depender do seu grau de amizade com eles e se eles participam da vida de vocês como casal. Viajam juntos? Passeiam juntos? Estão ajudando nos preparativos? São próximos? Ajudaram em algum momento de dificuldade? Se falam com certa frequência? Frequentam a casa um do outro? Se a maioria das respostas pra essas perguntas for SIM, então convide. Afinal, são amigos da sua familia, mas tambem são seus amigos.

9. Troquei de emprego durante os preparativos do casamento. Tem como desconvidar os antigos colegas de trabalho e convidar a nova equipe?
R. Isso aconteceu com meu marido durante nossos preparativos. Se você já entregou convites, não desconvide. Fica feio e deselegante. Se eles somente estavam na lista e talvez nem soubessem com certeza se seriam convidados, então retire os nomes daqueles que você não tem mais nenhum contato e coloque os nomes de seus novos colegas de trabalho. É uma troca justa e ninguem vai ficar chateado.

10. Briguei com uma amiga e agora quero desconvidá-la mas já entreguei o convite. Como fazer?
R. Se a briga foi muito feia, como uma traição muito grave ou agressão fisica, eu diria pra enviar uma mensagem bem sucinta por algum meio eletronico, como por exemplo whatsapp ou email, avisando de forma bem resumida que devido aos ultimos acontecimentos voce acredite que não haja clima para comemoração, e que ela estaria oficialmente desconvidada. E dai, deixaria uma lista de “pessoas problematicas” com sua cerimonialista para que a entrada dessas pessoas fosse barrada, se você tiver medo de retaliações ou escandalos na sua festa. Porém, eu desencorajo veemente esse tipo de abordagem ao problema. O que eu faria: colocaria ela na margem dos faltantes, porque se vocês estão assim tão chateadas uma com a outra, a probabilidade dela não ir ao seu casamento é alta. E dai, com a margem dos faltantes aumentada, você consegue incluir outra pessoa no lugar dela. Mas considere a possibilidade dela ir ao seu casamento mesmo assim, e se ela for, pode ser sinal de que considera sua amizade importante e não quer perdê-la.

Gente, faltou alguma duvida aí nessa lista? Manda pra gente nos comentários!

E nao deixe de dar uma olhadinha tambem nesses outros posts sobre lista de convidados. Pode ajudar bastante!

Como montar a lista de convidados
Como decidir quem convidar para seu casamento
Lista de convidados: como calcular a margem de faltantes
A entrega dos convites
As maiores duvidas sobre madrinhas e padrinhos de casamento
As maiores duvidas sobre daminhas e pajens


Imagem destacada do post: buzzfeed

Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

4 comentários em “As 10 principais Dúvidas sobre Lista de Convidados de Casamento

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s