Buffet, Comes e Bebes · Casamento · Fornecedores · Organização · Planejamento · Tradições e Modernismos

Tipos de Buffet de Casamento – Saiba escolher o seu!

Casamentos, assim com os noivos, têm estilos diferentes. Nem todo casamento tem jantar, bem-casado e bolo.
Com o tempo, foram aparecendo vários tipos diferentes de casamentos e festas, e isso inclui também uma das coisas mais importantes numa festa: comida!

Já sabe que tipo de buffet você vai ter na sua festa? E o tipo de serviço, como os garçons vão servir? Aliás, você conhece as opções mais comuns por aí?

Tipos de Buffet

Jantar
O mais comum e tradicional buffet de casamento é o jantar. Geralmente o buffet conta com serviço americano (explicado abaixo). Começa com salgadinhos assados e fritos sendo servidos nas mesas junto com bebidas leves e cerveja. Depois, a mesa principal é aberta com as saladas e pratos quentes, que podem ser repostos durante 1 hora á 1 hora e meia. E então os garçons começam a passar com bebidas mais fortes nas mesas e na pista, até que são servidos bolo e docinhos. Pode ainda contar com o lanche da madrugada servido em forma de coquetel volante, se a balada for se estender por algumas horas, que geralmente tem miniaturas de hamburgueres, pequenos lanchinhos salgados, e bebidas bem açucaradas como milkshakes, pra repor a glicose da galera que abusou do álcool, rsrs.

casacomidaeroupaespalhada_casamento_jantar

sterlingballroomevents.com

Finger Food
O finger food, do inglês, significa “comida pra comer com os dedos”, ou seja, miniaturas de pratos principais pra comer com uma colher, num palitinho, numa cumbuca pequena ou ainda com as mãos mesmo. O finger food é super democrático porque você pode ter vários “pratos principais” no seu casamento, agradando a todos os gostos. Pratos como bobó de camarão, escondidinho de carne seca, cuscuz, mini feijoada, purê de batatas com carne, lasanha, e etc, e vários tipos de saladas com molhos, podem ser servidas em porções minusculas e repetidas pelo convidado por quantas vezes ele quiser. Um jeito muito bacana de provar várias coisas diferentes no mesmo evento sem se sentir cheio e sem enjoar. Outra forma de usar o finger food é no lanchinho da madrugada citado acima.

casacomidaeroupaespalhada_casamento_fingerfood

marthastewartweddings.com

Brunch
O brunch (do inglês breakfast + lunch) é um café da manhã tardio, ou ainda um almoço com cara de café reforçado. É o que a gente acaba fazendo em casa nos finais de semana que acordamos tarde, quando não se tem vontade de pular o café da manhã, mas ao mesmo tempo sabe que vai dar fome antes do jantar se não rolar um almoço. Mas sem o nome chique, rsrs.
Ideal para casamentos em domingo de manhã, o brunch conta com várias opções onde o convidado se sente num café da manhã de hotel 5 estrelas: Ovos, opções de pães, manteigas e geléias, iogurtes e cereais, bolos e bolachinhas, frutas, doces caseiros, tábuas de frios e queijos, croissants e mini salgados. Para as bebidas, geralmente conta com cafézinho, capuccino, sucos, água aromatizada e chás quentes e frios. E se contar com alcoolicos, um ponche leve, batidas cremosas ou Baileys com café.

casacomidaeroupaespalhada_casamento_brunch

westshorecafe.com

Bolo e champagne
A opção mais escolhida pra mini-weddings, o bolo e champagne é exatamente isso: Bolo servido com champagne pra brindar e celebrar. Alguns casamentos civil contam com uma mini-recepção em casa para pais e padrinhos, e um bolo e champagne é servido enquanto algumas fotos são registradas. Uma forma de não passar em branco, sem “festa”.

wedding party

southernliving.com

Tipos de Serviços:

Serviço Completo
No serviço completo o convidado é servido como num restaurante. Ele é servido desde a entrada até a sobremesa e o cafézinho na mesa. Se o convidado vai pra pista de dança, não vê garçons.

Serviço Americano
No serviço americano os garçons abrem o buffet servindo na mesa as bebidas, entradas e salgadinhos durante algum tempo, não muito mais que uma hora e meia. Os pratos principais e saladas são montados numa mesa principal climatizada e devem ser retirados pelo convidado, que prepara seu próprio prato e o leva para a mesa. Bebidas continuam sendo servidas durante o jantar na mesa. Depois, geralmente as pessoas levantam e vão para a pista de dança, bar de coquetel, ou vão socializar e fotografar, daí os garçons passam a servir bebidas mais fortes pelo salão e pista de dança até que as sobremesas e o bolo começam a sair da cozinha.

Coquetel volante
O coquetel volante é um buffet sem mesa principal de pratos quentes e geralmente sem mesas para os convidados, contando somente com balcões e mesas altas com banquetas espalhadas pelo salão. É o ideal para eventos de curta duração e que não contam com muitos convidados idosos nem crianças. No coquetel volante o garçom passa o tempo todo com comidas que não exigem pratos e talheres, geralmente finger food, canapés ou salgadinhos, e bebidas já servidas em copos e taças. Sobremesas também são servidas deste modo.

Bacana, né?

O mais legal de tudo é que você pode misturar as opções e montar suas próprias criações: Brunch + Bolo e champagne, Finger food + lanche da madrugada, Finger food num Jantar no lugar dos salgadinhos… Quem manda são vocês!

Agora, quero deixar aqui um link bem legal de dicas de como avaliar uma degustação de buffet de casamento, tirando todas as dúvidas, e se atentando a todos os detalhes antes de contratar o fornecedor. Muito util ler antes de ir fazer as degustações!

Foto destacada do post: onlineweddings.ie


A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s