Casamento · Cerimônia · Comportamento · DIY · Organização · Perrengues Básicos · Planejamento

Não tenho Cerimonialista, e agora? Organização da Cerimônia de Casamento

Eu sou uma defensora ferrenha de que ter uma cerimonialista ou assessora, pelo menos no dia do casamento, é muito importante para a paz de espírito, calma e tranquilidade dos noivos, pais e padrinhos. Inclusive, há algum tempo atrás, escrevi um post sobre os itens que nao se deve economizar num casamento, e a ajuda profissional pra organizar o dia mais importante das suas vidas é um desses itens listados!

Porém, a gente sabe que nem todo mundo consegue ter ajuda profissional no dia do casamento. Então esse post é pra você que vai organizar tudo sozinha, ou que vai pedir pra algum amigo ou amiga te ajudar no dia do casamento.

Segue uma lista com o que deve ser organizado e verificado antes, durante, e depois da cerimônia. Assim você e seus ajudantes podem partir daqui e customizar essa lista com as particularidades de cada casamento.

Antes da Cerimônia:

Fornecedores

Chegue antes e verifique a decoração do local. Está de acordo com o combinado? Se não, converse com o responsável. Localize fotógrafos, video-makers, músicos e coral. Verifique se todos sabem as informações importantes como horários e ordem dos acontecimentos durante a cerimônia.

Trajeto e Horários

Verifique o trânsito do trajeto e atualize a noiva e o noivo se eles precisarão se adiantar nos horários pra chegar a tempo.  Essa verificação deve acontecer a cada 30 minutos, no caso de acidentes recentes no trajeto ou chuva forte. Verifique também se a cerimônia que acontece antes (no caso de igreja) está pontual ou se irão atrasar vocês.

Escolher local para o carro da noiva estacionar e a noiva descer

Verificar com antecedência estacionamentos, vagas, e possibilidades de estacionamento para o carro da noiva na frente do local da cerimônia. Talvez um local mais afastado para que ninguém a veja antes da hora, com a mudança do estacionamento para a frente do local minutos antes da sua entrada, para fotos e facilidade no manuseio do vestido e véu.

Itens da Noiva

Verifique se a noiva chegará no horário, onde está o buquê dela, se ela entrará com terço ou algum outro item, se o pai virá junto com ela ou separado, e se o carro que a buscará já está disponível.

Verificar celebrante

Quem vai celebrar a cerimonia? Se for padre, está atrasado? Se for civil, o juiz de paz já chegou? Sabe o caminho? Está perdido? Verifique se as pessoas precisam de ajuda pra achar o local, estacionar, ou se organizar no altar.

Verificar músicas

Checar com o responsável a ordem das músicas e o tempo de intervalo entre elas. Se for uma banda ou coral, combinar um sinal com o maestro ou com a organização da igreja. Se for DJ com musicas pré gravadas, verificar se todos os arquivos de som foram testados e se estão disponíveis.

Itens da cerimônia

Quem vai entrar com as alianças? As crianças entrarão com plaquinhas? Pétalas? Bonecas? Buquezinhos? As madrinhas precisarão cobrir os ombros? (regras de algumas igrejas). Verifique todos os itens que serão necessários durante o cortejo.

Organizar convidados

Assim que os convidados começarem a chegar, se for possível, dê instruções para que entrem no local e se acomodem da forma que for combinada antes: livre ou com lugares marcados. Organize também a distribuição de leques ou lágrimas de alegria para os convidados.

Organizar noivo, pais, mães, padrinhos, madrinhas, e crianças

Localizar todos os convidados que participarão da cerimônia passando pelo tapete, e organize-os em fila por ordem de entrada até 15 minutos antes da cerimônia começar. Não deixe que eles se dispersem pra muito longe do local da concentração. É super comum isso acontecer, pois os convidados vão chegando, puxando assunto, colocando o papo em dia, tirando fotos… e quando você piscar, uma madrinha sumiu ou a daminha já está brincando e sujando a roupa.

Combinar a saída dos noivos

Como será a saída dos noivos? Terá chuva de arroz, pétalas ou bolhas de sabão? Onde estão os itens, como e em que momento serão entregues aos padrinhos pra jogarem? Deixe tudo conversado com eles, para que depois da saída, já se organizem apropriadamente para a saída dos noivos.

Durante a Cerimônia:

Fique na porta durante as entradas, para dar assistência aos padrinhos e madrinhas durante a entrada, e á noiva. Nesse momento não tem muito o que fazer alem de ficar a postos para resolver possíveis contra-tempos.

Acompanhe a cerimônia checando seu cronograma, e sinalize os fornecedores responsáveis caso necessário.

Depois da Cerimônia:

Esteja á postos para qualquer dúvida que os convidados possam ter sobre o local da festa, trajeto, pontos de referência e etc.

Assista os fornecedores sobre dúvidas que eles possam ter sobre como proceder a partir dali.

Verifique onde o carro dos noivos, está estacionado, se precisa ser trazido pra perto da igreja, e se farão sessão de cumprimentos na igreja ou se eles partirão para sessão de fotos antes da festa.

Dias antes:

Converse com os noivos e tenha todo o cronograma da cerimônia anotado. A ordem dos acontecimentos, quanto tempo cada parte vai levar, e a lista das músicas que serão tocadas nos momentos da cerimônia, etc.

Uma lista de telefones é indispensável para o dia:

  • Números de pessoas que podem ajudar ou decidir coisas importantes, e que tem autonomia para tal, além da noiva e noivo.
  • Telefones de todos os padrinhos e madrinhas, daminhas, pais e mães, pra verificar possíveis atrasos. 
  • Contato de alguém do salão ou igreja
  • Todos os telefones dos fornecedores que estarão presentes na cerimônia, como foto, filmagem, músicos, etc.
  • Contatos do salão onde ocorrerá a festa depois, pra verificar horários e disponibilidade.
  • Todas essas pessoas-chave devem também ter o telefone da pessoa que está atuando como cerimonialista.

Pense com antecedência em planos B para os possíveis problemas que podem ocorrer, e mantenha em mãos para qualquer emergência:

  • Acabou a luz no local? Tem gerador? A ativação é automática?
  • Algum padrinho ou madrinha faltou? Como será a entrada?
  • Alguma criança chorou ou travou na hora da entrada? Onde está a mãe ou o pai dela? Como será a entrada dessa criança? Pode ser com os pais junto?
  • No caso de chuva, quem vai segurar o guarda-chuva pra noiva descer do carro?
  • No caso de esquecer algum item como buquê ou alianças, quem fica responsável em se deslocar pra ir buscar?
  • Onde estão as saídas de emergencia, extintores e brigada de incêndio?

Lembre-se, é um dia muito importante, que geralmente precisa seguir um cronograma apertado e sem possibilidade de atrasos. É importantíssimo que tudo seja muito bem pensado e organizado previamente pra evitar surpresas no dia. O ideal é que se tenha um profissional cuidando de tudo, mas se realmente você não puder, escolha alguém que terá a responsabilidade e compromisso necessários para essa função. 

Se possível, tenha mais de uma pessoa organizando tudo e se conversando o tempo todo por celular ou rádio.

Se você decidir contratar ajuda profissional, não esqueça de dar uma olhadinha no nosso post que explica a diferença entre Cerimonialista, Assessoria, e Celebrante.

Boa sorte, e qualquer comentário pra incluir mais itens nessa lista sera muito bem vindo!


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

2 comentários em “Não tenho Cerimonialista, e agora? Organização da Cerimônia de Casamento

  1. Prezada blogueira. Com todo o meu respeito… O texto acima e as dicas são ótimas… (desde que executadas por um profissional capacitado).

    Mesmo com toda a introdução feita… com as palavras por você usadas… Você acha mesmo possível que a noiva (ou uma amiga no dia) é capaz de fazer tudo isso?

    Sinto que com este texto você acaba encorajando ainda mais a noiva “sem grana” a de fato tomar a decisão de não ter a cerimonialista contratada. Uma pena… pois por mais que ela tente… tenha certeza que a decepção e o arrependimento ao final do evento vai pesar muito mais do que a economia feita com o profissional gabaritado.

    A sua intenção de ajudar é louvável… mas fazer isso de uma forma que estimula a noiva a realmente achar que consegue sozinha… nem tanto.

    Acredito que você não mediu o tamanho da consequência que isso pode causar para uma noiva… em um dos dias mais importantes de sua vida.

    Paz, Luz e muito sucesso pra vc! Parabéns pelo blog… andei lendo outros posts… e achei super legal!

    Curtir

    1. Olá Tiago, obrigada pelo comentário! Críticas, desde que construtívas como as suas, são sempre bem vindas.

      A idéia de escrever esse post nasceu das inúmeras mensagens que recebo na nossa página do Facebook, de noivas que infelizmente não tem condições de contratar um(a) cerimonialista pra tratar da organização do casamento e precisam saber o que elas devem fazer.

      Embora eu sempre frize a importancia desse profissional no dia do casamento sempre que tenho oportunidade, não estou na pele dessa noiva e não sei do orçamento que ela tem disponível. As vezes simplesmente não sobra dinheiro, os noivos vão fazer um casamento pequeno e tudo está sendo feito por eles mesmos. Esses noivos já vão se privar do expertise do profissional de cerimonial, então decidi listar o que eles precisam se atentar no dia do casamento se vão mesmo se “aventurar” nessa missão praticamente impossível que é casar sem cerimonialista. Não posso ignorar o pedido de um post de uma noiva, só porque ela não tem dinheiro pra contratar algo que eu julgo praticamente obrigatório num casamento.

      Depois que fiz o post e o li finalizado, minha impressão é de que ele vai servir mais pra abrir os olhos das noivas de que o profissional de cerimonial é imprescindível, do que encorajar alguém que teria condições de contratar um cerimonial a tentar fazer tudo ela mesma.

      Eu sempre me coloco no lugar daquela noiva pois eu já fui noiva (e tive uma cerimonialista que foi um anjo). Procurei não escrever no tom de “vai lá, você consegue!”, pelo contrário, eu procurei mostrar que é necessário mais de uma pessoa, que o trabalho começa bem antes do dia do casamento, e que esse amigo ou amiga claramente não conseguirá curtir a cerimônia como convidado.

      Novamente, tem noiva que já vai tentar fazer ela mesma, e não há nada que eu possa fazer quanto a isso, pois é uma questão financeira. Nada mais justo do que atender ao pedido de post e mostrar o lado real do trabalho, trazendo á tona os detalhes e o nivel de responsabilidade que a amiga ou amigo que receber a função vão ter.

      Muito sucesso pra você também, e continue nos visitando!

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s