Casamento · Cerimônia · Inspirações · Inspire-se · Organização · Pré Casamento · Tradições e Modernismos

20 Dicas pra escrever os Votos de Casamento perfeitos

Um costume que data de muito antigamente pelo mundo, os votos personalizados  ganham cada vez mais a cena nos casamentos no Brasil, substituindo ou complementando o “prometo ser fiel… na alegria e na tristeza…” tão clássico e tradicional.

Lindos, emocionantes, e pessoais, os votos personalizados de casamento são a primeira escolha pra 9 entre 10 casais com casamento marcado. Até chegar o momento de escrevê-los… Aí bate aquela dúvida: Como eu faço pra escrever votos significativos sem copiar de nenhum lugar, e ao mesmo tempo emocionantes e com aquela pitada de humor que os votos de casamento dos filmes e seriados tem?

A resposta é: Não existe formula mágica pra isso.

Mas hoje eu pretendo dar algumas dicas de como escrever votos que sejam significativos pra vocês, que passe realmente o que você quer transmitir para seu parceiro ou parceira no momento do casamento de vocês, e ao mesmo tempo que seja capaz de emocionar e entreter seus convidados. E também algumas dicas de como se preparar e ensaiar para o momento de dizer seus votos.

20 Dicas para escrever os votos de casamento perfeitos:
Como escrever os Votos?
1. Não deixe pra começar a escrever na última hora

Comece a escrever pelo menos alguns meses antes do casamento, e revisite seus votos sempre que tiver um tempinho livre. Não deixe pra última hora e não deixe que a correria do dia a dia te afaste da tarefa de escrever os votos. O ideal é terminá-lo até 15 dias antes do casamento, e se a inspiração vier ali, faltando 15 minutos pra entrar pelo tapete, acrescente o trecho á mão na sua colinha.

2. Não escreva tudo de uma vez

Inspiração não tem hora pra vir. Talvez você vai estar no ônibus pensando na vida, na fila da padaria, esperando um amigo no happy hour, lavando o cabelo… e daí aquela frase linda, aquela coisa super inspiradora vem na sua mente do nada. Anote tudo num arquivo de texto no seu celular, e depois de um tempo, recolha tudo e tente montar suas frases usando esses pequenos fragmentos de criatividade.

3. Seja autêntico(a)

Embora exista muita coisa linda por aí, não copie seus votos de nenhum lugar. Mesmo que você tenha certeza que seu parceiro(a) não vai conhecer o original, a probabilidade de algum convidado reconhecer o texto é alta, e você não quer arruinar um momento tão importante, certo? Não se preocupe em causar impacto, seja verdadeiro a tudo será lindo e real.

4. Mantenha sua personalidade

Quando estiver escrevendo, seja você. Mantenha seu estilo de falar e se comunicar na sua escrita. Lembre-se que todo mundo que está te ouvindo te conhece, e as pessoas saberão que foi realmente você quem escreveu aqueles votos se reconhecerem seus padrões e personalidade no que estão ouvindo. Não se preocupe em usar palavras difíceis ou frases de efeito se você não as usa geralmente. Se você é despojado(a), usa gírias e linguagem casual no seu dia a dia, seja assim nos seus votos. Se você é uma pessoa mais formal, mantenha essa linha enquanto escreve. É importante que seu parceiro(a) te reconheça no texto e sinta que aquilo saiu de você.

Sobre o que escrever? Dicas e inspiração
5. Liste primeiro o que você quer dizer

Faca uma lista de tudo que você deseja falar para o seu cônjuge naquele momento:
Você quer dizer pra ele(a) que, apesar das briguinhas de vocês, tudo vai ficar bem.
Você quer falar que desde sempre soube que seria ele(a) á estar com você nesse momento.
Você quer que ele(a) saiba que ele(a) é a coisa mais importante pra você.
O que você acha que vai deixá-lo(a) feliz ou emocionado(a)? O que você gostaria de dizer mais vezes, mas nunca o faz? Esse é o momento pra dizer tudo que você sempre quis dizer.

6. Vasculhe a história de vocês

Puxe pela memória momentos de extrema felicidade, emoção, ou os momentos difíceis e os perrengues onde um ajudou o outro. Porem não esqueça também as horas comuns. Lembre-se que uma historia não é feita somente de momentos importantes, e sim do dia a dia. Aquele cafezinho na padaria todo dia de manhã antes de ir para o trabalho juntos, ou aquele açaí todo sábado depois da corridinha no parque, podem não significar nada pra quem olha de fora, mas pra vocês pode ter muito valor.

7. Relembre

Quais foram as primeiras impressões quando se conheceram? Como foi o primeiro encontro? O primeiro beijo? O pedido de namoro? Muitos convidados podem não saber como vocês se conheceram ou como ficaram juntos, e pode ser um momento que puxa a atenção de todos pela curiosidade, ao mesmo tempo que relembra vocês mesmos de porque estão juntos e porque se amam.

8. Milestones

Casar é um projeto grande e vocês com certeza conseguiram realizar juntos, do contrário não estariam escrevendo votos um para o outro. Porém, quais foram os outros milestones e metas que vocês conseguiram realizar trabalhando em equipe e conquistando algo juntos? A compra de um apartamento? Uma viagem legal? Um filho? Uma mudança profissional onde um apoiou o outro? Escreva porque vocês são uma ótima equipe e sobre como vão conquistar coisas grandes juntos.

9. O que te tornou uma pessoa melhor?

No que esse relacionamento te ajudou a ser uma pessoa melhor? No que seu parceiro(a) foi essencial nessa transformação? Ele(a) te motiva a ser melhor, a crescer e progredir? Como sua vida é melhor e mais feliz compartilhada com ele(a)?

10. Como você se imagina no futuro?

Como você acha que a vida de vocês será daqui á 10 anos? E 20? E 30? É uma vida feliz? Quais serão os defeitos novos e as qualidades que persistirão ao longo dos anos? Terão filhos? Muitos cachorros e gatos? Mil viagens? Faca um exercício de imaginação e se quiser, pode incluir ou citar os padrinhos, pais, irmãos ou amigos no texto. Vai arrancar risadas.

11. Inclua humor

Falando em risadas… puxe pela memória aquele momento engraçado, a primeira vez que um arrancou gargalhadas do outro ou aquele mico que todo mundo já conhece, mas nunca é demais relembrar (desde que não constranja). Imagine que as fotos das pessoas chorando e rindo ao mesmo tempo durante a leitura dos votos serão uma adição valiosa ao seu álbum!

12. Utilize particularidades de vocês

Quase todo casal tem uma frase que usa um com o outro, um sinal, um gesto, um apelido carinhoso, um jeito de cumprimentar ou de dar oi/tchau, ou uma forma pessoal de dizer “eu te amo”. Use isso no final ou no começo do seus votos, pra torná-lo ainda mais pessoal e para que seus convidados sintam que vocês estão ali compartilhando algo íntimo com todos que amam nesse momento tao especial.

13. Cite seus defeitos e as qualidades do outro

Esse é um momento legal pra assumir seus defeitinhos, e porque seu parceiro(a) é tão legal e compreensivo com você. Também é legal listar as qualidades que você mais gosta nele(a), mas não seja óbvio: Ao invés de dizer, por exemplo, que você adora o fato dele(a) ser inteligente, diga que você adora que ele(a) sempre enxerga possibilidades que você não viu antes, e que sempre traz algo novo para o relacionamento. Não se trata de simplesmente listar uma qualidade, mas sim de mostrar como aquela qualidade influencia na vida de vocês.

14. Assuma o compromisso

A hora do “aceito” é daqui a pouco, mas não custa nada deixar claro nos seus votos que você está ali, assumindo o compromisso e entrando na “dupla” pro que der e vier. Assuma as responsabilidades e deveres do compromisso e diga o quanto você está mergulhando de cabeça nessa nova vida.

15. Utilize artifícios se faltar inspiração

Se faltar criatividade ou ideias no momento, ouça as musicas que vocês gostam, assista aos filmes que fazem parte da historia de vocês, ou reveja fotos tiradas em momentos e viagens a dois. Vai ativar a memória e de quebra, te deixar com sorrisos bobos o resto do dia.

Finalizando os Votos
16. Seja breve

No começo vai ser difícil escrever, mas depois que a inspiração vier, você se verá escrevendo páginas e mais páginas. Não deixe a empolgação ditar o ritmo da escrita: resuma, seja breve, e não canse sua platéia. Ao achar que terminou de escrever, revise e retire coisas repetitivas ou desnecessárias. Votos demorados se tornam cansativos, e suas últimas frases não serão ouvidas do jeito que elas merecem, pois as pessoas estarão dispersas. Lembre-se, dois votos serão lidos, e se os dois forem longos demais, vocês perderão o momento e o interesse dos envolvidos em escutar.

17. Ensaie

Vai estar tudo escrito, mas mesmo assim leia seus votos de pé, na frente do espelho, e ensaie o momento da leitura dos votos pra marcar bem as pausas das virgulas e os momentos onde você sabe que as pessoas irão rir ou reagir á sua leitura. Veja se você gesticula demais, se tem algum cacoete, ou se olha muito pra baixo, e use o espelho pra te ajudar a perceber isso.

18. Peça opinião

Ao ter um rascunho final do seus votos, pegue de canto aquela madrinha de confiança ou seu irmão e leia os votos pra ele(a) – depois de pedir segredo, claro! Esse momento de pedir a opinião de alguém de fora é importante pois será a primeira vez que você sentirá aquela ansiedade pré-leitura, e também a primeira vez que você verá a reação de alguém ao ouvir seus votos. Leia devagar, de pé, de frente para a pessoa, e pare brevemente a cada final de parágrafo pra estudar as reações da pessoa que está ouvindo. Depois colha a opinião do seu ouvinte e trabalhe nos pontos onde precisa colocar mais clareza ou menos detalhes.

No Grande Dia
19. Tenha uma cópia escrita no bolso

Não tente falar tudo de cór, a não ser que você já esteja acostumado(a) a fazer apresentações de trabalho, de faculdade, ou palestras. A emoção do momento e o nervosismo podem fazer com que você esqueça tudo que queria dizer, e aí vai ficar mais nervoso ainda. Na hora, leia. Não fica feio! Só não esqueça de olhar nos olhos do seu parceiro(a) entre ler e falar, pra viver as reações dele(a) e curtir o momento, ao invés de somente ler.

20. Lembre-se: você está feliz!

Por mais formal e inédito que esse momento seja, você não precisa estar todo(a) sério(a) e tenso(a). Lembre-se que esse é um dia feliz e que você está realizando um grande passo rumo á sua vida a dois. Expresse sua felicidade no rosto, pare pra respirar, sorria para seu parceiro(a) ou para os convidados quando as reações forem essas. Se a emoção vier, deixe as lágrimas virem, a voz embargar e as mãos tremerem, não sinta vergonha ou timidez. Se existe um momento onde a emoção deve reinar, o momento é esse!

Meu casamento – momento dos votos

Bom, essas são algumas dicas pra que você tenha por onde começar a escrever seus votos. Não existe formula mágica. O importante é manter a sua personalidade enquanto escreve, ser fiel aos seus sentimentos, e demonstrar amor. Seu parceiro(a) te ama do jeito que você é, e é isso que ele(a) espera ver refletido nos seus votos!

Se tiver mais alguma dica pra deixar pra gente, ou quiser contar como foram seus votos, deixa um comentário aqui em baixo! A gente adora ler!

E se quiser ver como foram meus votos de casamento, clique nesse link!

Imagem destacada do post: stylemepretty.com


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s