Casamento · Cerimônia · Decoração · Inspirações · Inspire-se · Tradições e Modernismos

15 Superstições e Tradições pra se quebrar no Casamento!

Existem alguns costumes e tradições de casamento muito legais, que fazem parte do imaginário das noivas quando pensam em casamento, mas também existem algumas superstições tão antigas que ninguém sabe como surgiram, mas que ninguém pensa em mudar.

Se você tem vontade de fazer algo diferente no seu casamento, quebrar algum costume ou ignorar alguma superstição boba, esse post é pra você! Vou dar várias ideias e exemplos por aqui de como fazer as coisas diferentes e lindas!

Já aviso que algumas das ideias podem desagradar os mais tradicionais ou os menos abertos á mudanças. Ninguém é obrigado a nada, viu! (risos)
Essas são algumas ideias que eu já vi por aí, de gente que quebra paradigmas seguindo o que o coração manda, e também algumas opiniões pessoais.

Noivo não pode ver a noiva antes do casamento

Diz a superstição que se o noivo ver a noiva antes do casamento dá azar. Mentira! Inclusive existe um tipo de ensaio de fotos de casamento muito lindo, chamado First Look, onde o noivo vê a noiva antes do tapete, se emocionam e trocam algumas palavrinhas antes de entrarem para a cerimônia.

Noiva tem que usar véu

Véu não é uma obrigação no casamento, e a noiva pode sim, casar sem véu, inclusive na igreja. Nesse post aqui tem vários exemplos de acessórios lindos que as noivas podem usar, se não quiserem suar véu.

Noivo tem que usar gravata

O noivo também não é obrigado a usar gravata se ele não gostar. Claro, tudo deve estar de acordo com a decoração e com o estilo da festa e trajes que vocês escolheram, mas existe uma infinidade de jeitos de se estar elegante sem precisar usar gravata. Neste post falamos sobre isso.

Jogar o buquê para as solteiras

Você não precisa necessariamente jogar o buquê para as amigas. Existe um monte de formas diferentes de entregar o buquê pra alguma sortuda, conforme listamos aqui nesse post. E não precisa ser só pras solteiras! Você pode presentear as casadas também com algo simbólico, desejando que o amor e harmonia continue reinando nos lares delas.

Madrinhas e padrinhos formando casais

No Brasil existe esse hábito de sempre ter os padrinhos e madrinhas formando casais, muitas vezes já casados, e um número certinho de casais de cada lado do altar. Gente, eu não sei como começou esse costume, mas saibam que não é obrigatório, viu! Você pode ter só madrinhas, só padrinhos, fazer a entrada diferente com as madrinhas e padrinhos entrando separados… Você pode fazer o que quiser, inclusive ter um numero diferente de homens e mulheres! Para quebrar todas essas “regrinhas” você pode optar por fazer o estilo norte-americano de padrinhos e madrinhas!
Escrevi um post sobre as várias dúvidas sobre padrinhos e madrinhas respondidas, inclusive com fotos!

Noiva de Branco

Noiva, saiba que você também não é obrigada a usar branco no seu casamento. Você pode usar a sua cor favorita, a cor que você quiser – inclusive, é mais barato pra alugar na maioria das vezes.
Neste post estou mostrando várias inspirações de vestidos de noiva com toque de cor, pra você se inspirar, e neste aqui várias ideias de noivas diferentes.

Convidado não pode usar branco

Sim, tem noiva que não abre mão de jeito nenhum de ser a única e exclusiva pessoa usando branco no casamento, e o convidado tem sempre que respeitar a vontade e o desejo da noiva nesse assunto… mas, já parou pra imaginar como seria um casamento com os convidados de branco? Meu casamento foi assim, e aqui tem um post que estou contando como foi!

Daminhas, pajens e floristas crianças

Sim, elas são lindas, fofas, espontâneas e quase que unanimidade nos casamentos, mas você não precisa sair por aí pegando crianças emprestadas com os outros se você não tem crianças na sua família, mas “precisa” ter no seu casamento. Você sempre pode ter Bridesmaidsas damas de honra adultas super comuns nos casamentos fora do Brasil. Você também pode ter adolescentes e jovens como floristas, e também a ideia que eu mais gosto: avôs e avós levando as alianças!

Usar pérolas no dia do casamento dá azar

Diz a lenda que para cada pérola que uma noiva usar no dia do casamento dela, uma lágrima vai rolar na vida de casada. Gente… eu usei milhares de pérolas no meu casamento e tá tudo certo até hoje rsrs
Se você ama pérolas e quer usar no seu casamento, se joga! Neste post aqui têm varias inspirações de como usar as pérolas no seu casamento!

Noiva carregando flores ao passar pelo tapete

Se você tem alergia, não gosta do cheiro, ou simplesmente acha que buquê de noiva não é pra você, saiba que não é e nunca foi obrigatório noiva carregar buquê! Existem várias coisas que podem ser usadas para a noiva carregar na entrada pelo tapete!
Inclusive, toda a decoração do casamento pode ser livre de flores, e tem um monte de exemplos neste outro post aqui.

Entrada da noiva com o pai

Muitas noivas não têm o pai presente nas suas vidas, ou simplesmente querem entrar com outras pessoas. Totalmente normal! Fiz um post sobre as várias formas diferentes da noiva entrar pelo tapete na sua cerimônia de casamento, inclusive sozinha!

Valsa dos noivos

Já há algum tempo, os noivos têm adicionado os padrinhos e madrinhas pra participarem da dança dos noivos, aquela que abre a pista de dança. Mas também existem outras formas de abrir a pista sem ser com a tradicional dança dos noivos:
Se um dos dois toca algum instrumento ou canta, que tal dar uma canja junto com a banda contratada!
Também dá pra fazer a brincadeira dos casais e homenagear os avós: Chamar todos os casais casados ou que morem juntos para a pista, e aos poucos o DJ vai pedindo pra só ficarem na pista quem tem mais de 5 anos juntos, depois só fica quem tem mais de 10 anos, depois quem tem mais de 20… até sobrar somente o casal que está casado há mais tempo. Vocês sempre podem oferecer um presente ou um discurso no final da brincadeira, dizendo ao casal que “ganhou” que vocês desejam que o casamento de vocês dure tanto quanto o deles!

Jogar arroz na saída dos noivos

Convenhamos: Arroz pode machucar, entra tudo no meio do cabelo e do decote do vestido, e é meio perigoso das pessoas escorregarem ao pisar… Porque não usar ideias alternativas ao arroz na saída dos noivos: Nesse post aqui tem várias ideias pra saída dos noivos!

Fonte: brit.co
Usar a clarinada Zarathustra antes da Marcha Nupcial

Você pode ter estranhado o nome, mas com certeza você conhece essa clarinada, que toca em 90% dos casamentos antes da Marcha Nupcial.
É essa daqui:

Cena do filme 2001: Uma odisséia no espaço

Sinceramente eu não sei quando nem porque essa clarinada entrou no gosto das noivas, porque a história dela não tem nada de romântica, inclusive, se trata de uma obra filosófica que condena a moralidade do cristianismo e coloca o homem como “mais importante que a igreja”. Acredito que nem a própria igreja tem conhecimento disso.
Porque não escolher uma clarinada mais de acordo com a ocasião? Neste post aqui eu mostro as 10 clarinadas mais comuns em casamentos e suas histórias, inclusive a história completa da Zarathustra, que ficou famosa mesmo por causa do filme 2001: Uma odisséia no espaço.

Plaquinhas de “foge não” e topos de bolo com o noivo amarrado

É uma pena, mas ainda se perpetua a idéia de que o noivo casa obrigado, amarrado, e que a qualquer momento pode fugir porque está ali contra a vontade. Claro que esses itens sempre estão nos casamentos em tom de brincadeira e humor, mas eu sinceramente acho que a zoação nesse sentido poderia ser reservada ás despedidas de solteiro ou aos chás-bar. Eu mesma usei uma camiseta Game Over na minha despedida de solteira, mas de forma alguma eu colocaria meu noivo amarrado em cima do bolo de casamento.
Ele está ali porque quer, porque me ama e porque quer formar uma familia comigo. Minha daminha nunca entraria com uma plaquinha implorando pra ele não fugir porque eu “estou linda“… como se o motivo pra se casar com alguem se resumisse a beleza.
Novamente… gosto não se discute, mas já vi muitos comentários de pessoas que acham que perpetuar essas brincadeiras nas fotos de casamento é uma coisa meio sem sentido.
Existem várias alternativas pra adicionar humor ao casamento, muito lindas, como por exemplo a plaquinha dessa daminha aqui:

Tradução: “Eles me prometeram bolo no final disso aqui”
Fonte: notonthehighstreet.com

Tradições a costumes existem por algum motivo, mas nem sempre a gente tem que fazer… não existem obrigações e a gente sempre pode deixar de fazer algo, se não acha bonito ou se não vê sentido naquilo…
Personalize seu casamento, deixe com a sua cara, e não tem como ficar feio!

Imagem destacada do post: rusticweddingchic.com


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

2 comentários em “15 Superstições e Tradições pra se quebrar no Casamento!

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s