Casamento · Comportamento · Convidados · Convidados em Geral · Convites e Papelaria · Organização · Perrengues Básicos · Planejamento

Convidado não convida! 8 dicas de como lidar com essa situação no casamento

Todo mundo, em algum momento dos preparativos, vai se deparar com o fatídico “convidado” que se auto-convida para o casamento, ou que tenta colocar pessoas a mais na sua lista de convidados.
Imperceptívelmente ele vai ganhando terreno, vai puxando assunto, vai se enfiando nas conversas, e quando você pisca, ele já está lá dando pitacos e compartilhando fotos do modelito que vai usar no seu casamento, sem nem ao menos ter sido oficialmente convidado.

Esse ser costuma ganhar pelo cansaço: Já está há tanto tempo tagarelando na sua orelha sobre o seu casamento, que você se vê obrigado(a) a colocar ele na lista de convidados, contra a sua vontade, e até mesmo tendo que abrir mão de alguém que você realmente gostaria de convidar para o casamento.

Não caia nessa! Vamos listar aqui algumas dicas de como evitar e lidar com essas pessoas sem precisar sair do seu planejamento nem alterar a sua lista oficial de convidados.

Como evitar:

O melhor cenário é evitar que essas pessoas se aproximem de você antes delas se auto-convidarem, e pra isso você vai precisar identificar os possíveis causadores de problemas no seu circulo social, e tomar algumas atitudes pra evitá-los:

  • Não fale sobre o casamento em grupos grandes de pessoas. Por mais que a empolgação seja difícil de conter, converse sobre seu casamento SOMENTE com as pessoas que estão na sua lista de convidados ou com fornecedores em potencial. Escrevi um post há algum tempo sobre os 8 motivos para não sair falando sobre seu casamento. Evita muitos aborrecimentos!
  • Distancie-se propositalmente das pessoas que não tem contato há muito tempo. Se você não vai convidá-las, esse é um péssimo momento pra reatar contato.
  • Fique ausente ou inativo(a) em grupos de Whatsapp de família, se não for convidar todos os integrantes do grupo. E quando entregar os convites para os parentes, peça com delicadeza que eles não comentem sobre isso no grupo do Whatsapp para que não haja constrangimentos.
  • Crie um grupo secreto no Facebook somente com os convidados do seu casamento, e compartilhe SOMENTE lá as coisas sobre o seu casamento, como por exemplo contagens regressivas, mapas do local, dicas de vestuário de acordo com o local e clima, etc. Compartilhar no mural do seu Facebook para todos os seus amigos é uma ideia ruim, se você não pensa em convidar todo mundo da sua rede social.
Como lidar:

Tarde demais! Já tem gente se convidando pro seu casamento e você já tem uns dois ou três te enchendo sobre isso há algum tempo. Já rolou desentendimento com o(a) noivo(a) sobre isso e a pessoa está quase ganhando um lugar na lista.
Não se desespere:

  • Se o comentário da pessoa sobre seu casamento ou sobre ela ser convidada for superficial, dê uma risadinha, finja que não ouviu ou entendeu, e puxe conversa com alguém do lado. A partir de agora, fuja dessa pessoa á todo custo.
  • Se for possível, finja que esqueceu o nome da pessoa, que não tem o telefone dela, ou que não a tem no Facebook. Qualquer forma de demonstrar que ela não é assim tão importante pra você talvez a faça perceber que você não a considera como convidada.
  • Se o comentário for direto e não tiver como ser sutil na abordagem, seja franco(a) e diga que infelizmente você tem um número X de convites e que está dando prioridade para familia e padrinhos/madrinhas, e que se sobrar lugares você vai eleger os amigos próximos. Temos um post que explica como eleger as pessoas importantes para incluir na lista de casamento.
  • Você também pode pegar a suposta “proximidade” que essa pessoa acha que tem com você e usar a seu favor: Use-a de confidente e divida com ela as angústias de ter uma lista de casamento imensa… Exagere nos números, diga que já rolou brigas com o(a) noivo(a), e deixe-a a par da real situação do que é organizar um casamento.

Claro que em alguns casos, depois do RSVP ou de calcular os possíveis faltantes (ensinamos como fazer esse cálculo aqui), você percebe que tem lugares sobrando, e daí pode acontecer de você olhar para essa pessoa e pensar: tá bom, dá pra incluir
Se fizer isso, faça porque realmente quer convidá-la e nunca porque foi obrigado(a), e deixe claro pra ela que houve uma desistência de última hora de alguém que mora longe, e pergunte se ela quer ir.

Mas se você realmente não tiver a menor intenção de convidá-la, infelizmente pode ser que nada disso resolva, e a pessoa esteja muito convencida de que estará no seu casamento.
Sinto dizer mas parece que você tem uma situação complicada em mãos, e a única solução seja seguir com os preparativos como se essa pessoa simplesmente não existisse e deixar que ela perceba por conta própria que os convites para noivado, chá-bar e casamento não estão chegando nas mãos dela.
Avise sua cerimonialista de que um possível bicão pode aparecer no seu casamento, e deixe a lista de convidados com ela para que seja feito um controle na porta da festa.

Tenha em mente que não vale a pena se estressar, perder o sono, ou perder a paciência durante os preparativos com esse tipo de pessoa. Curta o período dos preparativos! É uma delícia! Vá ás degustações, visite os espaços e sonhe com seu dia, curta o(a) noivo(a), organize suas festas chá, escolha os detalhes, cores e sabores com seu decorador e buffet, faça seus DIY, e divida suas preocupações com a sua cerimonialista ou assessora.
Curta o momento!

Se você está tendo outros tipos de problemas com sua lista de convidados, não deixe de conferir nosso post sobre As 10 principais dúvidas sobre a lista de convidados.
E se as questões for com os padrinhos e madrinhas, ou com as daminhas e pajens, esses dois posts podem ajudar:
As 20 maiores dúvidas sobre padrinhos e madrinhas;
As 12 perguntas mais comuns sobre damas, pajens e floristas;

Tem mais alguma dica pra dividir com a gente? Quer compartilhar a sua experiência? Deixa um comentário!

Imagem destacada do post: theknot.com


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s