Casamento · Cerimônia · Inspirações · Inspire-se · Minha vida · Organização · Planejamento · Pré Casamento · Tradições e Modernismos

Script de Cerimônia de Casamento Neutra – Sem religião

Um dos posts mais acessados aqui do blog é o post onde conto sobre meu casamento sem religião e sobre como foi a cerimônia celebrada pelas nossas mães, passo a passo. E esse post rende vários comentários de noivos e noivas do Brasil todo que se identificaram com o formato da cerimônia e desejam saber como foi nosso script, pra se inspirar e fazer algo parecido.

Pensando nessas pessoas que se identificam com o que fizemos, eu escrevi esse post, passando o máximo possível de dicas pra que você seja capaz de adaptar o script contando a sua história e tornar seu casamento único e especial, um casamento com a cara de vocês!

Não vou transcrever aqui palavra por palavra do nosso script, porque contém nomes das pessoas, detalhes pessoais da nossa história, e trechos do livro escrito por meu sogro que são protegidos por direitos autorais, mas vou contar detalhes do que escolhemos pra falar sobre e como foi feito, parte por parte, a cerimônia inteira.

Formato do Script

Nós escrevemos o script inteiro, desde a descrição das entradas dos padrinhos até o momento das saídas, e fizemos um livrinho com a mesma identidade visual do resto da papelaria do casamento para cada uma das mães, assim elas não precisariam memorizar nada e poderiam ler todas as partes que quisessem. Depois elas ficaram com os livrinhos como recordação.

Separamos o que cada uma falaria em parágrafos com cores diferentes, e elas falavam alternadamente, cada uma responsável por um parágrafo. Os parágrafos tinham os nomes delas na frente para que acompanhassem as leituras e não se perdessem, e também tinham a descrição do que estava acontecendo durante as pausas, como por exemplo “aguardar a entrada das alianças” ou ainda “noivos fechando a caixa do vinho“.

Também fizemos três ensaios com elas: dois para que elas se familiarizassem com o texto e se acostumassem a segurar um microfone o tempo todo, e o último com as músicas junto, assim elas treinavam as pausas e as esperas necessárias.
Nem preciso dizer que rolou choradeira já nos ensaios, né? (risos)

Introdução
Discurso de Abertura

Nós achamos importante ter essa parte porque muita gente não sabia que seriam as nossas mães que celebrariam a cerimônia no lugar de um padre ou juiz de paz, então nessa parte elas se apresentaram e disseram que as escolhemos para serem as celebrantes do nosso casamento.

Mãe da Noiva: Bom dia a todos. Meu nome é XXX e sou mãe da Tati.
Mãe do Noivo: E meu nome é YYY e sou a mãe do Bráulio.
Mãe da Noiva: Estamos aqui juntas porque recebemos uma missão dos nossos filhos: Eles optaram por uma cerimônia sem religião e nos escolheram para conduzir essa celebração.
Mãe do Noivo: Nós que fomos as primeiras pessoas a senti-los, a ouvi-los e a saber da sua existência ainda no útero, fomos chamadas por eles para sermos as primeiras pessoas a se dirigir aos dois como família, que se tornarão aqui hoje.
Mãe da Noiva: Este ato tem como único propósito a celebração do amor, da união, da fé e da escolha de caminharem juntos para a vida que se segue. Estamos felizes em poder dividir esse momento especial com amigos e familiares queridos.
Mãe do Noivo: Nós gostaríamos de agradecer a presença de todos vocês em nome dos nossos filhos. Saibam que se vocês estão aqui é porque significam muito pra eles.
Nossa História

Fizemos questão de convidar somente pessoas próximas e importantes pra nós para o casamento, mas isso não significa que todo mundo sabia da nossa história, de como nos conhecemos e de como ficamos juntos. Então nessa parte, as mães-celebrantes contavam das coincidências das nossas vidas e de como finalmente decidimos dar o braço á torcer ao acaso e ficarmos juntos (risos).

É um momento importante pra prender a atenção dos convidados com algo interessante e íntimo, e de colocar todo mundo na mesma página pra dali pra frente, se emocionarem e curtirem conosco.

Não vou transcrever aqui essa parte pois é muito pessoal, e também não seria útil, visto que cada casal deve escrever a sua história nessa parte do script.

Ritos Neutros
Cerimônia das Areias

Nesse momento nós adaptamos um pouco a já existente cerimônia das areias muito utilizada até mesmo em casamentos religiosos. Neste post estou contando e o que é a cerimônia das areias. Sugiro a leitura pra entender todos os detalhes desse ritual.

Mãe da Noiva: Tati e Bráulio, nesta mesa há um vaso que representa a vida que vocês optaram por viverem juntos. Por enquanto, ele está vazio. Essa união está nascendo hoje. Como pais, familiares e amigos, queremos todos que essa união sinta em nós um apoio.
Mãe do Noivo: Tati, este vaso representa você. (Tati pega o vaso azul claro) Bráulio, este vaso representa você. (Braulio pega o vaso azul escuro) Agora, vocês têm nas mãos vasos com areias de cores diferentes. São diferentes, pois nenhuma pessoa é igual á outra. Hoje vocês vão juntar as areias de suas vidas neste vaso vazio.
Mãe da Noiva: Enquanto juntarem as areias, coloquem todos os seus pensamentos e sentimentos nesse ato, porém não despejem tudo. Lembrem-se que vocês continuam sendo duas pessoas diferentes, com necessidades e desejos únicos. Mantenham um pouco da areia nos vasos individuais, para lembrá-los de nunca se anularem em nome do outro.
Pausa: (Tati e Bráulio vão para as laterais da mesa e despejam metade de seus vasos no vaso vazio)
Mãe do Noivo: Assim como não é possível separar os grãos de areia de cores diferentes desse vaso, que nada de ruim seja capaz de separar o amor, o respeito e a confiança que vocês têm um no outro. Que as terras onde vocês fincarem suas raízes sejam sólidas para construir seu lar, sejam maleáveis para contornar e resolver os problemas do dia-a-dia, mas principalmente que sejam firmes para manter a união entre vocês. E que desta terra nasçam muitas folhas, flores e frutos.
Cerimônia da Caixa do Vinho

A cerimônia da caixa do vinho é outra cerimônia muito legal e super comum fora do Brasil. Neste post estou contando como funciona. A leitura é importante pra entender por completo como é esse rito.

Mãe da Noiva: Estas cartas foram escritas pelo casal ainda quando noivos e descrevem porque eles se escolheram e porque decidiram ficar juntos. Um não leu a carta do outro e elas serão seladas nesta caixa, junto com esta garrafa de vinho.
Esta caixa só pode ser aberta em duas ocasiões.
Mãe do Noivo: A primeira ocasião será no dia do aniversário de 25 anos de casados, onde lerão as cartas e beberão o vinho em comemoração. Então escreverão novas cartas, escolherão outro vinho e selarão a caixa por mais 25 anos.
E a segunda ocasião é se por um acaso chegar o dia em que eles pensem em se separar, antes de tomar qualquer decisão definitiva, eles abrirão a caixa, lerão as cartas em cômodos separados, refletirão sobre o que leram e beberão o vinho juntos. Antes de tomar qualquer decisão, eles relembrarão juntos porquê se casaram.
Pausa: (Bráulio coloca o vinho na caixa – Tati coloca as cartas na caixa – Bráulio coloca a tampa – Tati bate dois pregos embaixo – Bráulio bate dois pregos em cima)
Mãe da Noiva: Que vocês guardem essa caixa com muito carinho e levem com vocês para onde forem.
Mãe do Noivo: Desejamos que essa caixa só seja aberta daqui a 25 anos!
Alianças
Entrada

Colocamos minha avó e a tia do meu marido pra entrarem com as alianças.
Assim que elas nos entregaram as caixinhas com as alianças e cumprimentos foram distribuídos, as mães-celebrantes começavam essa parte do script.

Mãe da Noiva: A aliança de casamento é um símbolo que representa a união entre duas pessoas e o compromisso em assumir essa união. Um círculo, que não tem início e não tem fim.
Mãe do Noivo: Esta se trata de uma celebração sem religião definida. Agora leremos um texto escrito pelo pai do noivo, que com certeza deve estar nos vendo lá de cima. Enquanto lemos, aqueles que se sentirem à vontade poderão, mentalmente, abençoar as alianças e o casal, dentro de sua crença individual.
Mãe da Noiva: (Leitura do trecho do livro escrito por meu falecido sogro, no lugar de uma benção ou oração tradicional – a leitura foi feita pela mãe da noiva pois com certeza a mãe do noivo se emocionaria muito nesse momento)
Pausa: Para Mãe do Noivo se recompor.
Mãe do Noivo: Tati e Braulio, vocês têm algo a dizer um para o outro?
Votos

Nessa parte eu e meu marido lemos nosso votos. Aqui nesse post você pode ler sobre como foi e assistir o vídeo do nosso casamento da parte dos votos.

Colocando as Alianças

Aqui as mães-celebrantes nos explicam o que o casamento representa, e então a frase do prometo ser fiel um pouco modificada é repetida por nós antes de colocar as alianças.

Mãe da Noiva: Bráulio, o casamento é um ato de doação. Um momento onde você admite deveres e fragilidades. É de livre e espontânea vontade que você assume este compromisso? – (aqui o Braulio responde sim)
Mãe do Noivo: Tati, o casamento é um ato de entrega. Um momento onde você assume responsabilidades e fraquezas. É de livre e espontânea vontade que você assume este compromisso? – (aqui Tati responde sim)
Bráulio: Tati, que essa aliança seja sempre um lembrete de que te amo, te respeito e que serei fiel todos os dias das nossas vidas. (Coloca a aliança na Tati)
Tati: Bráulio, que essa aliança seja sempre um lembrete de que te amo, te respeito e que serei fiel todos os dias das nossas vidas. (Coloco a aliança no Bráulio)
Mãe da Noiva: Nós, seus pais, irmãs, avós, parentes e amigos aqui presentes, os declaramos Marido e Mulher.
Mãe do Noivo: Agora já podem beijar!
Pausa: Beijo dos recém-casados e pausa para as palmas
Primeiros passos

Aqui adaptamos um ritual do casamento judaico, onde a noiva dá 7 voltas ao redor do noivo. A gente alterou e fez 1 volta ao redor da mesa, simbolizando nossos primeiros passos como casal.

Mãe da Noiva: A vida a dois é uma caminhada que deve ser feita lado a lado. Vocês agora darão os seus primeiros passos como marido e mulher.
Pausa: Tati e Bráulio dão a volta no altar, começando pelo nosso lado direito (sentido horário)
Mãe do Noivo: Que vocês caminhem sempre com a mesma certeza com que caminharam agora.
Finalização
Conselhos das Mães

Nessa parte nossas mães participaram da criação do script, pois é um momento onde elas que já têm conhecimento da vida de casados, nos davam conselhos para a nossa vida á dois.

Mãe da Noiva: Filhos… Nós duas temos centenas, talvez milhares de conselhos pra dividir com vocês sobre casamento. Temos vários exemplos sobre o que fazer e o que não fazer. O que querer e o que não querer. O que esperar e o que não esperar dessa união.
Passamos por muitas coisas. Algumas queremos muito que vocês passem, porque são incríveis! Outras que não queremos que vocês passem, porque são ruins.
Mãe do Noivo: Se pudéssemos, nós faríamos uma cartilha. Nós escreveríamos os roteiros das vidas de vocês para que fossem imensamente felizes e que cortassem caminho evitando as brigas que terão e os desentendimentos que enfrentarão. Mas nós não podemos. A única coisa que podemos fazer é desejar de coração que vocês vivam um para o outro da forma mais pura que puderem.
Mãe da Noiva: Que vocês saibam dividir, cobrar, ceder e doar. Que vocês dividam as contas e as almas. Que vocês façam da louça pra lavar e da roupa pra estender mais um momento pra estarem juntos, e nada além disso. Que joguem sempre em equipe. Que vocês não se aproveitem das fraquezas um do outro, mas sim que fortaleçam-se para ser o que o outro precisa.
Mãe do Noivo: Que vocês possam chorar juntos e rir juntos sem medo de parecer ridículo. Que vocês demorem pra levantar de manhã, que percam a hora algumas vezes porque aquele momento de acordar ao lado do outro é melhor do que qualquer coisa que exista fora daquela casa. Que vocês não tenham uma casa, e sim um lar. Que vocês cresçam juntos em todos os sentidos.
Mãe da Noiva: A partir de agora é com vocês…

Bom, esse foi basicamente o formato e o texto que utilizamos na nossa cerimônia de casamento sem religião.

Claro que nossa cerimônia contou com todas as entradas do noivo, padrinhos, florista, noiva, alianças, e também com os cumprimentos no altar, saída dos padrinhos e pais, e a saída dos noivos. Tudo igual a uma cerimônia em igreja ou templo. Mas eu não vou descrever essas entradas neste post porque já expliquei passo a passo nossa cerimônia aqui neste outro post. Aqui eu somente transcrevi e expliquei como o script da cerimônia foi criado, pra servir de inspiração pra quem quiser.

Se você tiver alguma dúvida, sentiu falta de algum detalhe não citado aqui, ou quiser compartilhar como foi a sua experiencia com uma cerimônia de casamento sem religião, escreve aqui pra gente nos comentários! A gente adora ler o que vocês têm a dizer!

Imagem destacada do post: Cleber Massao.


Os textos publicados neste blog são de minha autoria, portanto, a cópia e publicação do conteúdo deste blog sem citação da fonte com link direto para o post e sem minha prévia autorização constitui crime de Plágio de Propriedade Intelectual previsto na lei de número 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Caso queira copiar qualquer texto ou fragmento de texto deste blog, entre em contato pelo e-mail casacomidaeroupaespalhada@gmail.com solicitando autorização.
Qualquer plágio encontrado será reportado ao Google e seu site será rebaixado drasticamente nas buscas pela plataforma, resultando em queda de público e visitas. Respeite o trabalho de um colega de profissão. Prestigie, não plagie.

A maioria das imagens utilizadas neste blog foi resultado de pesquisas no Pinterest e Google. Sempre procuramos colocar a fonte da imagem. Se alguma das imagens é de sua autoria, por favor avise-nos assim podemos dar os devidos créditos, ou se preferir, podemos retirá-la do blog.

Most of the images on this blog were taken from the internet, from Pinterest or from Google Images. We always try to refer to the real source of the images. If any of these is yours, please let us know so we can give you credit, or if you prefer, we can delete it from the blog.

Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s