Convidados em Geral · Minha vida

A (tão temida) lista de convidados

Eu nunca fui o tipo de menina / adolescente / mulher que sonhava com o próprio casamento. Nunca fui de idealizar o momento nem de fazer planos ou escolher temas antes mesmo de conhecer o noivo! Gente, nada contra as Mônicas da vida real (quem assistiu Friends aí? levanta a mão!) que já têm até uma pasta de recortes com todos os itens de decoração, comida e vestuário que gostariam de ter no seu grande dia… É só que sempre fui meio “moleque” pra essas coisas!

E por conta disso, comecei a perceber que organizar um casamento é mesmo uma tarefa muito complicada! No começo você só lembra do mais, digamos, chamativo: Festa, igreja, vestido, mas se esquece das pequenas e minúsculas coisas que vão dentro de cada um desses itens!

Algumas “googladas” no assunto umas horas depois do “sim” nos deu um norte, mas então ficamos meio empacados… Afinal, como será o nosso casamento? Queremos qual estilo de festa? Terá igreja? Dia? Noite? Que tipo de comida? E a música? Qual decoração? Queremos pompa? Queremos simplicidade? Festão? Mini Wedding? #omg!!!

O Gatinho já foi casado – e por incrível que pareça, eu agradeço por isso! gosto de pensar que ele já fez estágio de marido (risos) – e me falou que, antes mesmo de escolhermos um estilo de casamento, temos que cuidar de um item muito importante, que vai ditar todas as escolhas dali pra frente, independente do que formos fazer, e influenciar no valor do buffet, que cobra por pessoa: A (tão temida) LISTA DE CONVIDADOS!

Eu, na minha inocência, pensei: “Ah, beleza! Abre o excel aí!”…

Aham… tá! Olha, não é uma tarefa fácil, aliás, é uma tarefa das mais difíceis! Se você já passou por isso, não sei como se saiu, mas eu tive uma dificuldade imensa em finalizar essa lista! Quando eu finalmente lembrei de todas as pessoas que eu achava importantes e que queria que estivessem lá no nosso dia C, levei um susto… Absurdos 315 nomes! Só do meu lado, fora os convidados dele! E daí vem o detalhe: É de bom tom que amigos(as) solteiros(as) ou os(as) filhos(as) adolescentes / jovens adultos dos seus amigos tenham direito a levar um acompanhante. Eu já fui em muito casamento sozinha, mas também já levei namorado que nem sequer conhecia os noivos, e acredito que, se o seu convidado não conhece muita gente que estará lá, o fato dele poder ou não levar um acompanhante vai ser decisivo pra ele ir ou não na sua festa / cerimonia. E então, considerando possíveis acompanhantes, meu número subiu para 334.

Família grande, várias turmas de amigos diferentes (amigos de infância, de bairro, de colégio, de faculdade, de empregos anteriores, de emprego atual, amigos de amigos que viraram amigos queridos, turma da academia, turma da corrida, amigos da família) … Devo convidar quem me convidou para o casamento? Devo chamar pra ser padrinho / madrinha quem me convidou como madrinha? Devo chamar também os pais e irmãos daquele amigo de longa data, mesmo que eu só os conheça por falar no telefone e atender o portão?

Gente… eu estava ficando doida! O Gatinho disse: “Calma… você vai mexer um milhão de vezes nessa lista até fechar pra fazer os convites… não se desespere.” – Tá vendo porque acho ótimo que ele tenha feito estágio antes?

Então me dei conta do que realmente importa: É o nosso momento, nosso dia e nosso dinheiro. Não devemos convidar ninguém por obrigação!

E assim, com isso na cabeça, tirei um monte de gente e lembrei de mais algumas.

Sabe o mais engraçado? Depois que você começa um rascunho de lista, passa a reparar muito mais nas pessoas. Algumas, inclusive, você se dá conta que considera muito mais ela do que ela considera você. Outras, você percebe que gostam muito de você e você nem as considerou para a lista… Pessoas vão entrar, pessoas vão sair, mas depois tudo dá certo, e hoje estou com pouco mais de 120 pessoas do meu lado da lista. Acho que não haverá grande mudança nesse número.

O que também ajuda muito a não se desesperar com o valor do buffet, é tirar as crianças da contagem. Alguns buffets não cobram por crianças abaixo de uma idade especifica, geralmente 5 anos, e outros ainda cobram meio valor para crianças até 8 ou 10 anos. Mas é importante não fazer confusão: As crianças podem não contar no valor final do buffet mas contam no número de lugares na cerimônia / mesas que serão necessários!

Estamos satisfeitos com o número final. Temos cerca de 220 pessoas na lista total. Fazer um Mini Wedding seria perfeito! Acho muito fofinho, mas o nosso dom pra conhecer pessoas não nos permite vagar por esses devaneios (risos)!

E você? Passou por esse perrengue pra fazer sua lista? Ainda não chegou nessa parte? Nem lembra mais como foi a sua? Conta pra mim!!!

 

Ah! Dica: O Gatinho achou num blog uma planilha bem legal pra contabilizar os convidados, junto com outros detalhes bem bacanas que vamos usar mais pra frente, com certeza!


Gosta do nosso conteúdo? Quer ficar sempre sabendo dos últimos posts e ver mais novidades?
Siga-nos no FacebookPinterestBloglovin e Instagram!!!

Anúncios

6 comentários em “A (tão temida) lista de convidados

  1. Ooi!!
    Descobri o seu blog por conta do local que você escolheu o seu.
    Joguei no nosso tão amado amigo Google sobre casamentos reais do local e achei o seu blog, que por sinal é maravilhoso rs
    Estou passando um perrengue danado com a minha lista ='(
    A cada matéria que eu entro, eu vejo os posts relacionados e vou entrando, entrando, entrando… vira um ciclo vicioso hahaha

    Muito obrigada pelas dicas maravilhosas!!

    Beijo.

    Curtir

    1. Oi Jéssica! Haha Google salva vidas mesmo!
      Menina, pra te ajudar com sua lista (e pra adicionar mais um link pra vc clicar – haha) vou te indicar a leitura desse post aqui: https://casacomidaeroupaespalhada.com/2017/07/14/lista-de-convidados-como-calcular-os-faltantes/
      Vai te ajudar a calcular quantas pessoas podem possivelmente faltar no seu casamento. Ajuda na hora de pagar pelo buffet!
      Mas e ai, conta! Vai casar no La Foret também?
      Bjooo!

      Curtir

  2. Amei o seu blog! Fui pedida em casamento sábado agora, mas já estou ficando maluca com tanto detalhe, você me ajudou a confirmar o estilo que queremos, a matéria sobre o casamento Boho deu um nome para meu sonho!! hahaha e a lista é simplesmente fantástica, obrigada por dividir tudo isso !!!

    Curtir

    1. Oi Érika!
      Aiii que delícia! Bem vinda ao mundo (enlouquecedor) das noivas! kkkkk
      Boho é simplesmente encantador, né? Eu adoro também…
      Sinta-se em casa, viu? Pode olhar, salvar e copiar o que quiser na sua listinha de inspirações!
      Mil beijos!

      Curtir

É muito legal receber os comentários de vocês! Continuem visitando =D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s